Hierarquia de valores e ensino atual: uma reflexão a partir das ciências biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Barros Filho, José Duarte
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Synesis (Online)
Texto Completo: https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/751
Resumo: A partir de dois tópicos de Biologia, a Sistemática Filogenética - uma metodologia de análise da evolução orgânica - e a teoria da evolução Neo-Darwinista, questiona-se a atual abordagem educativa para o ensino de Ciências, especialmente em relação a temas conectados com o Ensino Religioso. Propõe-se que a utilização pouco criteriosa de metodologias, ainda que em si reconhecidas pela excelência, pode levar a distorções numa hierarquia de valores aplicada à Educação, promovendo conclusões enganosas com prejuízo do educando.
id UCP-2_5ecfc1db0bd47520b81c59b1195c85bd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/751
network_acronym_str UCP-2
network_name_str Synesis (Online)
repository_id_str
spelling Hierarquia de valores e ensino atual: uma reflexão a partir das ciências biológicasA partir de dois tópicos de Biologia, a Sistemática Filogenética - uma metodologia de análise da evolução orgânica - e a teoria da evolução Neo-Darwinista, questiona-se a atual abordagem educativa para o ensino de Ciências, especialmente em relação a temas conectados com o Ensino Religioso. Propõe-se que a utilização pouco criteriosa de metodologias, ainda que em si reconhecidas pela excelência, pode levar a distorções numa hierarquia de valores aplicada à Educação, promovendo conclusões enganosas com prejuízo do educando.UCP2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/751Synesis (ISSN 1984-6754); Vol. 7 No. 1 (2015): JAN.-JUN.; 98-115Synesis (ISSN 1984-6754); v. 7 n. 1 (2015): JAN.-JUN.; 98-1151984-67541678-6785reponame:Synesis (Online)instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)instacron:UCPporhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/751/357de Barros Filho, José Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-03T11:38:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/751Revistahttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesisPRIhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/oaisergio.salles@ucp.br || paulo.cerqueira@ucp.br1984-67541678-6785opendoar:2023-03-03T11:38:17Synesis (Online) - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)false
dc.title.none.fl_str_mv Hierarquia de valores e ensino atual: uma reflexão a partir das ciências biológicas
title Hierarquia de valores e ensino atual: uma reflexão a partir das ciências biológicas
spellingShingle Hierarquia de valores e ensino atual: uma reflexão a partir das ciências biológicas
de Barros Filho, José Duarte
title_short Hierarquia de valores e ensino atual: uma reflexão a partir das ciências biológicas
title_full Hierarquia de valores e ensino atual: uma reflexão a partir das ciências biológicas
title_fullStr Hierarquia de valores e ensino atual: uma reflexão a partir das ciências biológicas
title_full_unstemmed Hierarquia de valores e ensino atual: uma reflexão a partir das ciências biológicas
title_sort Hierarquia de valores e ensino atual: uma reflexão a partir das ciências biológicas
author de Barros Filho, José Duarte
author_facet de Barros Filho, José Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Barros Filho, José Duarte
description A partir de dois tópicos de Biologia, a Sistemática Filogenética - uma metodologia de análise da evolução orgânica - e a teoria da evolução Neo-Darwinista, questiona-se a atual abordagem educativa para o ensino de Ciências, especialmente em relação a temas conectados com o Ensino Religioso. Propõe-se que a utilização pouco criteriosa de metodologias, ainda que em si reconhecidas pela excelência, pode levar a distorções numa hierarquia de valores aplicada à Educação, promovendo conclusões enganosas com prejuízo do educando.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/751
url https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/751/357
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UCP
publisher.none.fl_str_mv UCP
dc.source.none.fl_str_mv Synesis (ISSN 1984-6754); Vol. 7 No. 1 (2015): JAN.-JUN.; 98-115
Synesis (ISSN 1984-6754); v. 7 n. 1 (2015): JAN.-JUN.; 98-115
1984-6754
1678-6785
reponame:Synesis (Online)
instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
instacron:UCP
instname_str Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
instacron_str UCP
institution UCP
reponame_str Synesis (Online)
collection Synesis (Online)
repository.name.fl_str_mv Synesis (Online) - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
repository.mail.fl_str_mv sergio.salles@ucp.br || paulo.cerqueira@ucp.br
_version_ 1797042085281398784