Foucault e a questão da expansão metodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Leonardo Lima
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Monteiro, Janaina de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Synesis (Online)
Texto Completo: https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/461
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de compreender como o pensador francês Michel Foucault (1926- 1984) expande argumentativamente sua prática metodológica, à medida que acresce uns aos outros, e ao passo em que os descobre, métodos para pesquisas históricas. Tencionando alcançar tal intento, efetua-se estudo acerca: do modo como seus métodos se estruturam no bojo; dos objetos de estudo para os quais esses métodos se voltam (objetos que, em contrapartida, os influenciam); das conclusões a que chega o autor em suas pesquisas históricas, sob a mediação dos métodos utilizados. Com a explicitação destes eixos, demonstra-se que arqueologia do saber e genealogia do poder não são estritamente operações de pesquisas, organizadas em material impresso sob forma de livros. Tratam-se também, sobretudo, de instrumentos os quais contém finalidade política bem definida, qual seja: a de denunciar ou mesmo expor enquanto político clamor o caráter arbitrário que se esconde por detrás dos discursos científicos legitimados, demonstrando que o que conduz a tal legitimação é a supressão imanente, a sujeição, de distintos discursos – operação que se decorre através das relações de saber/poder as quais permeiam instituições, bem como se estendem em alcance à estrutura interna do espaço social na sua totalidade.
id UCP-2_675f266061a6881e6dc50ff0635ec19a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/461
network_acronym_str UCP-2
network_name_str Synesis (Online)
repository_id_str
spelling Foucault e a questão da expansão metodológicaO presente trabalho tem o objetivo de compreender como o pensador francês Michel Foucault (1926- 1984) expande argumentativamente sua prática metodológica, à medida que acresce uns aos outros, e ao passo em que os descobre, métodos para pesquisas históricas. Tencionando alcançar tal intento, efetua-se estudo acerca: do modo como seus métodos se estruturam no bojo; dos objetos de estudo para os quais esses métodos se voltam (objetos que, em contrapartida, os influenciam); das conclusões a que chega o autor em suas pesquisas históricas, sob a mediação dos métodos utilizados. Com a explicitação destes eixos, demonstra-se que arqueologia do saber e genealogia do poder não são estritamente operações de pesquisas, organizadas em material impresso sob forma de livros. Tratam-se também, sobretudo, de instrumentos os quais contém finalidade política bem definida, qual seja: a de denunciar ou mesmo expor enquanto político clamor o caráter arbitrário que se esconde por detrás dos discursos científicos legitimados, demonstrando que o que conduz a tal legitimação é a supressão imanente, a sujeição, de distintos discursos – operação que se decorre através das relações de saber/poder as quais permeiam instituições, bem como se estendem em alcance à estrutura interna do espaço social na sua totalidade.UCP2014-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/461Synesis (ISSN 1984-6754); Vol. 6 No. 1 (2014): JAN.-JUN.; p. 149-176Synesis (ISSN 1984-6754); v. 6 n. 1 (2014): JAN.-JUN.; p. 149-1761984-67541678-6785reponame:Synesis (Online)instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)instacron:UCPporhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/461/301Ribeiro, Leonardo LimaMonteiro, Janaina de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-03T11:39:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/461Revistahttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesisPRIhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/oaisergio.salles@ucp.br || paulo.cerqueira@ucp.br1984-67541678-6785opendoar:2023-03-03T11:39:55Synesis (Online) - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)false
dc.title.none.fl_str_mv Foucault e a questão da expansão metodológica
title Foucault e a questão da expansão metodológica
spellingShingle Foucault e a questão da expansão metodológica
Ribeiro, Leonardo Lima
title_short Foucault e a questão da expansão metodológica
title_full Foucault e a questão da expansão metodológica
title_fullStr Foucault e a questão da expansão metodológica
title_full_unstemmed Foucault e a questão da expansão metodológica
title_sort Foucault e a questão da expansão metodológica
author Ribeiro, Leonardo Lima
author_facet Ribeiro, Leonardo Lima
Monteiro, Janaina de Souza
author_role author
author2 Monteiro, Janaina de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Leonardo Lima
Monteiro, Janaina de Souza
description O presente trabalho tem o objetivo de compreender como o pensador francês Michel Foucault (1926- 1984) expande argumentativamente sua prática metodológica, à medida que acresce uns aos outros, e ao passo em que os descobre, métodos para pesquisas históricas. Tencionando alcançar tal intento, efetua-se estudo acerca: do modo como seus métodos se estruturam no bojo; dos objetos de estudo para os quais esses métodos se voltam (objetos que, em contrapartida, os influenciam); das conclusões a que chega o autor em suas pesquisas históricas, sob a mediação dos métodos utilizados. Com a explicitação destes eixos, demonstra-se que arqueologia do saber e genealogia do poder não são estritamente operações de pesquisas, organizadas em material impresso sob forma de livros. Tratam-se também, sobretudo, de instrumentos os quais contém finalidade política bem definida, qual seja: a de denunciar ou mesmo expor enquanto político clamor o caráter arbitrário que se esconde por detrás dos discursos científicos legitimados, demonstrando que o que conduz a tal legitimação é a supressão imanente, a sujeição, de distintos discursos – operação que se decorre através das relações de saber/poder as quais permeiam instituições, bem como se estendem em alcance à estrutura interna do espaço social na sua totalidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/461
url https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/461/301
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UCP
publisher.none.fl_str_mv UCP
dc.source.none.fl_str_mv Synesis (ISSN 1984-6754); Vol. 6 No. 1 (2014): JAN.-JUN.; p. 149-176
Synesis (ISSN 1984-6754); v. 6 n. 1 (2014): JAN.-JUN.; p. 149-176
1984-6754
1678-6785
reponame:Synesis (Online)
instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
instacron:UCP
instname_str Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
instacron_str UCP
institution UCP
reponame_str Synesis (Online)
collection Synesis (Online)
repository.name.fl_str_mv Synesis (Online) - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
repository.mail.fl_str_mv sergio.salles@ucp.br || paulo.cerqueira@ucp.br
_version_ 1797042085257281536