FINNIS ENTRE ARISTÓTELES E KANT
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Synesis (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2174 |
Resumo: | Este artigo pretende propor uma avaliação crítica da obra moral do filósofo australiano John Finnis (1940-). Para isso, tentaremos delinear um debate entre sua concepção essencial da lei moral, por um lado, com a tradição clássica aristotélico-tomista da qual ele se nomeia herdeiro e, por outro, com as éticas modernas. Antes de tudo, descreveremos uma visão geral da estrutura do pensamento moral finnisiano, buscando mostrar que ele pode ser visto como uma reformulação da lei natural clássica para os contornos do debate ético e político moderno, de forma a justificar-se por aquilo que é acessível à simples razão. Será defendido aqui que o projeto de Finnis merece uma crítica ambivalente: de uma parte, por ter abandonado pontos centrais da metafísica aristotélica; de outra, por não ter empreendido um diálogo mais fértil com o principal modelo de ética moderna que também se apoia na razão comum: a filosofia moral de Immanuel Kant (1724-1804). |
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FINNIS ENTRE ARISTÓTELES E KANTJohn FinnisAristóteles´ÉticaLei NaturalImmanuel KantEste artigo pretende propor uma avaliação crítica da obra moral do filósofo australiano John Finnis (1940-). Para isso, tentaremos delinear um debate entre sua concepção essencial da lei moral, por um lado, com a tradição clássica aristotélico-tomista da qual ele se nomeia herdeiro e, por outro, com as éticas modernas. Antes de tudo, descreveremos uma visão geral da estrutura do pensamento moral finnisiano, buscando mostrar que ele pode ser visto como uma reformulação da lei natural clássica para os contornos do debate ético e político moderno, de forma a justificar-se por aquilo que é acessível à simples razão. Será defendido aqui que o projeto de Finnis merece uma crítica ambivalente: de uma parte, por ter abandonado pontos centrais da metafísica aristotélica; de outra, por não ter empreendido um diálogo mais fértil com o principal modelo de ética moderna que também se apoia na razão comum: a filosofia moral de Immanuel Kant (1724-1804).UCP2022-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2174Synesis (ISSN 1984-6754); Vol. 14 No. 1 (2022): JAN.-JUL.; 37-61Synesis (ISSN 1984-6754); v. 14 n. 1 (2022): JAN.-JUL.; 37-611984-67541678-6785reponame:Synesis (Online)instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)instacron:UCPporhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2174/3255Copyright (c) 2022 Synesis (ISSN 1984-6754)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Gustavo da Encarnação Galvão2023-03-03T11:33:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2174Revistahttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesisPRIhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/oaisergio.salles@ucp.br || paulo.cerqueira@ucp.br1984-67541678-6785opendoar:2023-03-03T11:33:15Synesis (Online) - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)false |
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Este artigo pretende propor uma avaliação crítica da obra moral do filósofo australiano John Finnis (1940-). Para isso, tentaremos delinear um debate entre sua concepção essencial da lei moral, por um lado, com a tradição clássica aristotélico-tomista da qual ele se nomeia herdeiro e, por outro, com as éticas modernas. Antes de tudo, descreveremos uma visão geral da estrutura do pensamento moral finnisiano, buscando mostrar que ele pode ser visto como uma reformulação da lei natural clássica para os contornos do debate ético e político moderno, de forma a justificar-se por aquilo que é acessível à simples razão. Será defendido aqui que o projeto de Finnis merece uma crítica ambivalente: de uma parte, por ter abandonado pontos centrais da metafísica aristotélica; de outra, por não ter empreendido um diálogo mais fértil com o principal modelo de ética moderna que também se apoia na razão comum: a filosofia moral de Immanuel Kant (1724-1804). |
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