DEMOCRATIZAÇÃO X COMPETÊNCIA: DESAFIOS À UNIVERSIDADE BRASILEIRA “PÓS-MODERNA”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marlene
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade em Debate (Online)
Texto Completo: https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/601
Resumo: O texto enfoca a democratização e a competência enquanto desafios colocados à universidade brasileira. A análise da instituição universidade baseia-se principalmente em Boaventura de Souza Santos. Na análise da democratização é feito um paralelo entre o trabalho de educação popular desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade do Amazonas e o trabalho de pesquisa/extensão desenvolvido pela Universidade Católica de Pelotas. A análise da competência traz para a discussão o problema do desemprego e o desafio posto às universidades no que concerne à formação profissional.
id UCPEL-2_4613016c99674968c48f7f3c00957e3d
oai_identifier_str oai:www.rle.ucpel.tche.br:article/601
network_acronym_str UCPEL-2
network_name_str Sociedade em Debate (Online)
repository_id_str
spelling DEMOCRATIZAÇÃO X COMPETÊNCIA: DESAFIOS À UNIVERSIDADE BRASILEIRA “PÓS-MODERNA”universidade e camadas subalternasuniversidade e formação profissionaluniversidade e movimentos sociaisO texto enfoca a democratização e a competência enquanto desafios colocados à universidade brasileira. A análise da instituição universidade baseia-se principalmente em Boaventura de Souza Santos. Na análise da democratização é feito um paralelo entre o trabalho de educação popular desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade do Amazonas e o trabalho de pesquisa/extensão desenvolvido pela Universidade Católica de Pelotas. A análise da competência traz para a discussão o problema do desemprego e o desafio posto às universidades no que concerne à formação profissional.PPG em Política Social e Direitos Humanos2012-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/601Sociedade em Debate; Vol. 6 No. 1 (2000): Sociedade em Debate; 3-18Sociedade em Debate; Vol. 6 Núm. 1 (2000): Sociedade em Debate; 3-18Sociedade em Debate; v. 6 n. 1 (2000): Sociedade em Debate; 3-182317-02041414-9869reponame:Sociedade em Debate (Online)instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPELporhttps://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/601/535Ribeiro, Marleneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-16T16:31:33Zoai:www.rle.ucpel.tche.br:article/601Revistahttps://revistas.ucpel.edu.br/index.php/rsdPUBhttps://revistas.ucpel.edu.br/index.php/rsd/oaiveramrn@gmail.com||revista@phoenix.ucpel.tche.br2317-02041414-9869opendoar:2024-05-16T16:31:33Sociedade em Debate (Online) - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv DEMOCRATIZAÇÃO X COMPETÊNCIA: DESAFIOS À UNIVERSIDADE BRASILEIRA “PÓS-MODERNA”
title DEMOCRATIZAÇÃO X COMPETÊNCIA: DESAFIOS À UNIVERSIDADE BRASILEIRA “PÓS-MODERNA”
spellingShingle DEMOCRATIZAÇÃO X COMPETÊNCIA: DESAFIOS À UNIVERSIDADE BRASILEIRA “PÓS-MODERNA”
Ribeiro, Marlene
universidade e camadas subalternas
universidade e formação profissional
universidade e movimentos sociais
title_short DEMOCRATIZAÇÃO X COMPETÊNCIA: DESAFIOS À UNIVERSIDADE BRASILEIRA “PÓS-MODERNA”
title_full DEMOCRATIZAÇÃO X COMPETÊNCIA: DESAFIOS À UNIVERSIDADE BRASILEIRA “PÓS-MODERNA”
title_fullStr DEMOCRATIZAÇÃO X COMPETÊNCIA: DESAFIOS À UNIVERSIDADE BRASILEIRA “PÓS-MODERNA”
title_full_unstemmed DEMOCRATIZAÇÃO X COMPETÊNCIA: DESAFIOS À UNIVERSIDADE BRASILEIRA “PÓS-MODERNA”
title_sort DEMOCRATIZAÇÃO X COMPETÊNCIA: DESAFIOS À UNIVERSIDADE BRASILEIRA “PÓS-MODERNA”
author Ribeiro, Marlene
author_facet Ribeiro, Marlene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Marlene
dc.subject.por.fl_str_mv universidade e camadas subalternas
universidade e formação profissional
universidade e movimentos sociais
topic universidade e camadas subalternas
universidade e formação profissional
universidade e movimentos sociais
description O texto enfoca a democratização e a competência enquanto desafios colocados à universidade brasileira. A análise da instituição universidade baseia-se principalmente em Boaventura de Souza Santos. Na análise da democratização é feito um paralelo entre o trabalho de educação popular desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade do Amazonas e o trabalho de pesquisa/extensão desenvolvido pela Universidade Católica de Pelotas. A análise da competência traz para a discussão o problema do desemprego e o desafio posto às universidades no que concerne à formação profissional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/601
url https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/601/535
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PPG em Política Social e Direitos Humanos
publisher.none.fl_str_mv PPG em Política Social e Direitos Humanos
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade em Debate; Vol. 6 No. 1 (2000): Sociedade em Debate; 3-18
Sociedade em Debate; Vol. 6 Núm. 1 (2000): Sociedade em Debate; 3-18
Sociedade em Debate; v. 6 n. 1 (2000): Sociedade em Debate; 3-18
2317-0204
1414-9869
reponame:Sociedade em Debate (Online)
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Sociedade em Debate (Online)
collection Sociedade em Debate (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociedade em Debate (Online) - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv veramrn@gmail.com||revista@phoenix.ucpel.tche.br
_version_ 1799304253208002560