GÊNESE E TRAJETÓRIA DA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE PELOTAS – RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociedade em Debate (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/558 |
Resumo: | Este trabalho resgata a gênese e trajetória da política pública de educação infantil no município de Pelotas –RS. Identifica um primeiro período que vai de 1849 até a década de 1970, caracterizado pelo atendimento asilar e assistencial de cunho religioso. O segundo período, compreende dois momentos: o pré-e o pós-Constitucional (1979-1998), e corresponde ao surgimento e expansão da política pública de educação infantil propriamente dita. Historicamente, a implantação da política da infância em Pelotas, assemelha-se a política nacional adotada no período estudado. A inclusão da mão-de-obra feminina nas fábricas, principalmente de conservas que se instalaram no município exigiu a criação de creches municipais até então inexistentes . Numa visão de educação compensatória e de baixo custo, verificou-se grande expansão da educação infantil durante as gestões de três prefeitos municipais. Apesar desta expansão, um expressivo número de crianças continua sem acesso a este direito conquistado e assegurado pela Constituição Federal de l9881 . |
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