DO ESTADO NACIONAL AO IMPÉRIO MUNDIAL?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cepik, Marco A. C.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade em Debate (Online)
Texto Completo: https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/575
Resumo: O artigo discute a tese sobre a eventual transferência do locus da autoridade pública soberana no mundo contemporâneo, do Estado territorial moderno para estruturas ainda instáveis de poder situadas acima e/ou fora dos governos nacionais. Partindo do tratamento crítico dispensado à noção de “império mundial” por autores como Norbert Elias, Raymond Aron e Giovanni Arrighi, o artigo discute os impactos diferenciados da globalização sobre as capacidades estatais e os processos de construção nacional. Apesar de reconhecer um enfraquecimento relativo da capacidade estatal, que se manifesta na própria crise do Welfare State nos países capitalistas centrais, e a emergência de uma agenda de problemas globais (demográficos, ambientais, distributivos e culturais) cuja solução simplesmente escapa à capacidade dos atuais Estados nacionais, a conclusão geral do artigo é que não existem ainda transferências significativas de autoridade pública para instituições acima (governo mundial) ou fora (empresas capitalistas multinacionais) dos Estados.
id UCPEL-2_69d7b15b57cacfd21ab915324126da8b
oai_identifier_str oai:www.rle.ucpel.tche.br:article/575
network_acronym_str UCPEL-2
network_name_str Sociedade em Debate (Online)
repository_id_str
spelling DO ESTADO NACIONAL AO IMPÉRIO MUNDIAL?capacidade estatalglobalizaçãoinstituições de governonaçãoO artigo discute a tese sobre a eventual transferência do locus da autoridade pública soberana no mundo contemporâneo, do Estado territorial moderno para estruturas ainda instáveis de poder situadas acima e/ou fora dos governos nacionais. Partindo do tratamento crítico dispensado à noção de “império mundial” por autores como Norbert Elias, Raymond Aron e Giovanni Arrighi, o artigo discute os impactos diferenciados da globalização sobre as capacidades estatais e os processos de construção nacional. Apesar de reconhecer um enfraquecimento relativo da capacidade estatal, que se manifesta na própria crise do Welfare State nos países capitalistas centrais, e a emergência de uma agenda de problemas globais (demográficos, ambientais, distributivos e culturais) cuja solução simplesmente escapa à capacidade dos atuais Estados nacionais, a conclusão geral do artigo é que não existem ainda transferências significativas de autoridade pública para instituições acima (governo mundial) ou fora (empresas capitalistas multinacionais) dos Estados.PPG em Política Social e Direitos Humanos2012-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/575Sociedade em Debate; Vol. 7 No. 1 (2001): Sociedade em Debate; 3-30Sociedade em Debate; Vol. 7 Núm. 1 (2001): Sociedade em Debate; 3-30Sociedade em Debate; v. 7 n. 1 (2001): Sociedade em Debate; 3-302317-02041414-9869reponame:Sociedade em Debate (Online)instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPELporhttps://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/575/515Cepik, Marco A. C.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-16T16:31:30Zoai:www.rle.ucpel.tche.br:article/575Revistahttps://revistas.ucpel.edu.br/index.php/rsdPUBhttps://revistas.ucpel.edu.br/index.php/rsd/oaiveramrn@gmail.com||revista@phoenix.ucpel.tche.br2317-02041414-9869opendoar:2024-05-16T16:31:30Sociedade em Debate (Online) - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv DO ESTADO NACIONAL AO IMPÉRIO MUNDIAL?
title DO ESTADO NACIONAL AO IMPÉRIO MUNDIAL?
spellingShingle DO ESTADO NACIONAL AO IMPÉRIO MUNDIAL?
Cepik, Marco A. C.
capacidade estatal
globalização
instituições de governo
nação
title_short DO ESTADO NACIONAL AO IMPÉRIO MUNDIAL?
title_full DO ESTADO NACIONAL AO IMPÉRIO MUNDIAL?
title_fullStr DO ESTADO NACIONAL AO IMPÉRIO MUNDIAL?
title_full_unstemmed DO ESTADO NACIONAL AO IMPÉRIO MUNDIAL?
title_sort DO ESTADO NACIONAL AO IMPÉRIO MUNDIAL?
author Cepik, Marco A. C.
author_facet Cepik, Marco A. C.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cepik, Marco A. C.
dc.subject.por.fl_str_mv capacidade estatal
globalização
instituições de governo
nação
topic capacidade estatal
globalização
instituições de governo
nação
description O artigo discute a tese sobre a eventual transferência do locus da autoridade pública soberana no mundo contemporâneo, do Estado territorial moderno para estruturas ainda instáveis de poder situadas acima e/ou fora dos governos nacionais. Partindo do tratamento crítico dispensado à noção de “império mundial” por autores como Norbert Elias, Raymond Aron e Giovanni Arrighi, o artigo discute os impactos diferenciados da globalização sobre as capacidades estatais e os processos de construção nacional. Apesar de reconhecer um enfraquecimento relativo da capacidade estatal, que se manifesta na própria crise do Welfare State nos países capitalistas centrais, e a emergência de uma agenda de problemas globais (demográficos, ambientais, distributivos e culturais) cuja solução simplesmente escapa à capacidade dos atuais Estados nacionais, a conclusão geral do artigo é que não existem ainda transferências significativas de autoridade pública para instituições acima (governo mundial) ou fora (empresas capitalistas multinacionais) dos Estados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/575
url https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/575/515
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PPG em Política Social e Direitos Humanos
publisher.none.fl_str_mv PPG em Política Social e Direitos Humanos
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade em Debate; Vol. 7 No. 1 (2001): Sociedade em Debate; 3-30
Sociedade em Debate; Vol. 7 Núm. 1 (2001): Sociedade em Debate; 3-30
Sociedade em Debate; v. 7 n. 1 (2001): Sociedade em Debate; 3-30
2317-0204
1414-9869
reponame:Sociedade em Debate (Online)
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Sociedade em Debate (Online)
collection Sociedade em Debate (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociedade em Debate (Online) - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv veramrn@gmail.com||revista@phoenix.ucpel.tche.br
_version_ 1799304252929081344