Fundamentos históricos-filosóficos da ciência moderna e a razão dialética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Valdo, João Paulo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vieira Teixeira, Rafael, Santana de Lima, Rochester
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade em Debate (Online)
Texto Completo: https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2648
Resumo: O texto contextualiza o surgimento da ciência moderna relacionando aos principais fundamentos da razão dialética. Além disso, remonta à origem dos processos que permitiram e requisitaram o moderno conhecimento científico e expressa aspectos teóricos fundamentais para se dispor de uma “maioridade intelectual” e, derivada, uma objetiva razão dialética. Historicamente, o processo de superação do modo de produção feudal requisitou um ambiente intelectual compatível com o novo estágio de desenvolvimento das forças produtivas. Os fundamentos filosóficos da ciência moderna, e a própria, corroboraram para o processo revolucionário burguês. O conhecimento científico e a filosofia burguesa identificaram-se enquanto esta era uma classe revolucionária, mas entraram em contradição quando as necessidades burguesas de exploração se sobrepuseram às necessidades de avanço científico. Essa relação contraditória é o ponto de inflexão entre a filosofia burguesa revolucionária e sua decadência. A discussão aqui apresentada tem um propósito pedagógico na introdução ao método materialista histórico e dialético, em especial para estudantes de graduação. Em função disto, utilizamos uma linguagem tão acessível quanto possível, com ajuda de comentadores. Em síntese, este artigo evidencia que as bases histórico-filosóficas da ciência estão conectadas à objetiva razão dialética, a qual subsiste sob fundamentos ainda não superados no âmbito da moderna sociedade capitalista.
id UCPEL-2_e7ec6d24398b5eabed5357e7e4cfcd59
oai_identifier_str oai:www.rle.ucpel.tche.br:article/2648
network_acronym_str UCPEL-2
network_name_str Sociedade em Debate (Online)
repository_id_str
spelling Fundamentos históricos-filosóficos da ciência moderna e a razão dialéticaFundamentos da CiênciaCiência ModernaRazão DialéticaO texto contextualiza o surgimento da ciência moderna relacionando aos principais fundamentos da razão dialética. Além disso, remonta à origem dos processos que permitiram e requisitaram o moderno conhecimento científico e expressa aspectos teóricos fundamentais para se dispor de uma “maioridade intelectual” e, derivada, uma objetiva razão dialética. Historicamente, o processo de superação do modo de produção feudal requisitou um ambiente intelectual compatível com o novo estágio de desenvolvimento das forças produtivas. Os fundamentos filosóficos da ciência moderna, e a própria, corroboraram para o processo revolucionário burguês. O conhecimento científico e a filosofia burguesa identificaram-se enquanto esta era uma classe revolucionária, mas entraram em contradição quando as necessidades burguesas de exploração se sobrepuseram às necessidades de avanço científico. Essa relação contraditória é o ponto de inflexão entre a filosofia burguesa revolucionária e sua decadência. A discussão aqui apresentada tem um propósito pedagógico na introdução ao método materialista histórico e dialético, em especial para estudantes de graduação. Em função disto, utilizamos uma linguagem tão acessível quanto possível, com ajuda de comentadores. Em síntese, este artigo evidencia que as bases histórico-filosóficas da ciência estão conectadas à objetiva razão dialética, a qual subsiste sob fundamentos ainda não superados no âmbito da moderna sociedade capitalista.PPG em Política Social e Direitos Humanos2020-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2648Sociedade em Debate; Vol. 26 No. 1 (2020): Sociedade em Debate; 11-21Sociedade em Debate; Vol. 26 Núm. 1 (2020): Sociedade em Debate; 11-21Sociedade em Debate; v. 26 n. 1 (2020): Sociedade em Debate; 11-212317-02041414-9869reponame:Sociedade em Debate (Online)instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPELporhttps://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2648/1627da Silva Valdo, João PauloVieira Teixeira, RafaelSantana de Lima, Rochesterinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-16T16:31:54Zoai:www.rle.ucpel.tche.br:article/2648Revistahttps://revistas.ucpel.edu.br/index.php/rsdPUBhttps://revistas.ucpel.edu.br/index.php/rsd/oaiveramrn@gmail.com||revista@phoenix.ucpel.tche.br2317-02041414-9869opendoar:2024-05-16T16:31:54Sociedade em Debate (Online) - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Fundamentos históricos-filosóficos da ciência moderna e a razão dialética
title Fundamentos históricos-filosóficos da ciência moderna e a razão dialética
spellingShingle Fundamentos históricos-filosóficos da ciência moderna e a razão dialética
da Silva Valdo, João Paulo
Fundamentos da Ciência
Ciência Moderna
Razão Dialética
title_short Fundamentos históricos-filosóficos da ciência moderna e a razão dialética
title_full Fundamentos históricos-filosóficos da ciência moderna e a razão dialética
title_fullStr Fundamentos históricos-filosóficos da ciência moderna e a razão dialética
title_full_unstemmed Fundamentos históricos-filosóficos da ciência moderna e a razão dialética
title_sort Fundamentos históricos-filosóficos da ciência moderna e a razão dialética
author da Silva Valdo, João Paulo
author_facet da Silva Valdo, João Paulo
Vieira Teixeira, Rafael
Santana de Lima, Rochester
author_role author
author2 Vieira Teixeira, Rafael
Santana de Lima, Rochester
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Valdo, João Paulo
Vieira Teixeira, Rafael
Santana de Lima, Rochester
dc.subject.por.fl_str_mv Fundamentos da Ciência
Ciência Moderna
Razão Dialética
topic Fundamentos da Ciência
Ciência Moderna
Razão Dialética
description O texto contextualiza o surgimento da ciência moderna relacionando aos principais fundamentos da razão dialética. Além disso, remonta à origem dos processos que permitiram e requisitaram o moderno conhecimento científico e expressa aspectos teóricos fundamentais para se dispor de uma “maioridade intelectual” e, derivada, uma objetiva razão dialética. Historicamente, o processo de superação do modo de produção feudal requisitou um ambiente intelectual compatível com o novo estágio de desenvolvimento das forças produtivas. Os fundamentos filosóficos da ciência moderna, e a própria, corroboraram para o processo revolucionário burguês. O conhecimento científico e a filosofia burguesa identificaram-se enquanto esta era uma classe revolucionária, mas entraram em contradição quando as necessidades burguesas de exploração se sobrepuseram às necessidades de avanço científico. Essa relação contraditória é o ponto de inflexão entre a filosofia burguesa revolucionária e sua decadência. A discussão aqui apresentada tem um propósito pedagógico na introdução ao método materialista histórico e dialético, em especial para estudantes de graduação. Em função disto, utilizamos uma linguagem tão acessível quanto possível, com ajuda de comentadores. Em síntese, este artigo evidencia que as bases histórico-filosóficas da ciência estão conectadas à objetiva razão dialética, a qual subsiste sob fundamentos ainda não superados no âmbito da moderna sociedade capitalista.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2648
url https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2648/1627
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PPG em Política Social e Direitos Humanos
publisher.none.fl_str_mv PPG em Política Social e Direitos Humanos
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade em Debate; Vol. 26 No. 1 (2020): Sociedade em Debate; 11-21
Sociedade em Debate; Vol. 26 Núm. 1 (2020): Sociedade em Debate; 11-21
Sociedade em Debate; v. 26 n. 1 (2020): Sociedade em Debate; 11-21
2317-0204
1414-9869
reponame:Sociedade em Debate (Online)
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Sociedade em Debate (Online)
collection Sociedade em Debate (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociedade em Debate (Online) - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv veramrn@gmail.com||revista@phoenix.ucpel.tche.br
_version_ 1799304254564859904