Bullying homofóbico e educação: possibilidade de superação de um preconceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Tomaz Nonticuri da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/619
Resumo: O presente estudo, ocorrido em duas escolas da cidade de Pelotas, procurou estudar sobre o fenômeno bullying, com enfoque às agressões motivadas pelo preconceito homofóbico. A pesquisa se caracterizou como sendo de caráter qualitativo, exploratório – descritivo –, tendo sido entrevistadas dezesseis pessoas: dois diretores(as), seis professores(as) e oito alunos(as). O objetivo geral se concentrou em estudar a ocorrência do fenômeno bullying na comunidade escolar, analisando de que forma esta promove ações de prevenção e combate diante desta realidade, com ênfase ao bullying homofóbico, onde foram identificadas as seguintes categorias de análise: preconceito e discriminação no ambiente escolar; agressões sofridas ou percebidas por parte dos alunos na escola e na família; responsabilização da vítima por opção, pela moda, por influência da mídia e/ou pela homofobia internalizada; o ambiente escolar, sua dinâmica em relação à diversidade sexual e o avanço de propostas reacionárias; ausência de travestis nas escolas: a transfobia; e a denúncia das situações vivenciadas ou percebidas de homofobia e ações para combatê-la. Ao longo do trabalho serão discorridos os conceitos pertinentes ao bullying, à homofobia e à transfobia, a fim de desmistificar ideias oriundas do senso comum que, não raro, também legitimam discursos de ódio sobre a máscara da “opinião”. Foram trazidos para o estudo os movimentos da comunidade LGBT que visam concretizar ações de visibilidade e ampliação de direitos, criticando a responsabilização destes sujeitos pelas agressões sofridas, bem como demonstrar a necessidade de compreender como o ódio homofóbico se constitui em uma violência social que priva sujeitos ao acesso de políticas sociais, não podendo ser encarado como algo meramente individual ou subjetivo.
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O objetivo geral se concentrou em estudar a ocorrência do fenômeno bullying na comunidade escolar, analisando de que forma esta promove ações de prevenção e combate diante desta realidade, com ênfase ao bullying homofóbico, onde foram identificadas as seguintes categorias de análise: preconceito e discriminação no ambiente escolar; agressões sofridas ou percebidas por parte dos alunos na escola e na família; responsabilização da vítima por opção, pela moda, por influência da mídia e/ou pela homofobia internalizada; o ambiente escolar, sua dinâmica em relação à diversidade sexual e o avanço de propostas reacionárias; ausência de travestis nas escolas: a transfobia; e a denúncia das situações vivenciadas ou percebidas de homofobia e ações para combatê-la. Ao longo do trabalho serão discorridos os conceitos pertinentes ao bullying, à homofobia e à transfobia, a fim de desmistificar ideias oriundas do senso comum que, não raro, também legitimam discursos de ódio sobre a máscara da “opinião”. Foram trazidos para o estudo os movimentos da comunidade LGBT que visam concretizar ações de visibilidade e ampliação de direitos, criticando a responsabilização destes sujeitos pelas agressões sofridas, bem como demonstrar a necessidade de compreender como o ódio homofóbico se constitui em uma violência social que priva sujeitos ao acesso de políticas sociais, não podendo ser encarado como algo meramente individual ou subjetivo.The present work, carried out in two schools in the city of Pelotas, sought to study the bullying phenomenon, focusing on the aggressions motivated by homophobic prejudice. The research was characterized as having a qualitative, exploratory - descriptive character, and sixteen people were interviewed: two principals, six teachers and eight students. The general objective was concentrated in studying the occurrence of the bullying phenomenon in the school community, analyzing the extent to which it promotes prevention and combat against this reality, with emphasis on homophobic bullying, where the following categories of analysis were identified: prejudice and discrimination in the school environment; suffered or perceived aggressions on the part of students in school and in the family; accountability of the victim: by choice, by fashion, by media influence, by internalized homophobia; the school environment, its dynamics in relation to sexual diversity and the advance of reactionary proposals; absence of transvestites in schools: transphobia; the denunciation of lived or perceived situations of homophobia and actions to combat it. Throughout the work, the concepts pertinent to bullying, homophobia, and transphobia will be discussed in order to demystify common-sense ideas that, not infrequently, also legitimize hate speech hidden behind the mask of "opinion".The movements of the LGBT community will also be brought to work, aiming to concretize actions of visibility and expansion of rights, criticizing the responsibility of these subjects for the aggressions suffered and the need to understand how homophobic hate constitutes a social violence that deprives subjects of access to social policies and, thus, not being able to be considered as merely individual or subjective. Keywords: bullying; homophobia; Social policy.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES##2075167498588264571##600Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Politica Social##-7895665898047196699##600RIBEIRO, Cristine JaquesMEDEIROS, Mara Rosange Acosta deSILVA, Tomaz Nonticuri da2017-07-20T20:29:37Z2017-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Tomaz Nonticuri da. Bullying homofóbico e educação: possibilidade de superação de um preconceito. 2017. 172 f. 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