O TIPO DE INSTRUÇÃO FOCADA NA FORMA ESCOLHIDA POR DUAS PROFESSORAS DE INGLÊS (LE): CONHECIMENTO PRÁTICO E/OU CONHECIMENTO TEÓRICO?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/217 |
Resumo: | Este trabalho investiga como se dá a Instrução Focada na Forma no Ensino de Inglês como Língua Estrangeira sob a luz das taxionomias propostas por Rod Ellis (2001), num ambiente de curso particular de Inglês. Além disso, buscou-se identificar, nas duas professoras pesquisadas, P1 e P2, se suas aulas eram permeadas pelo conhecimento técnico, teórico ou ambos, acerca da Instrução Focada na Forma (IFF), bem como em que momento de sua formação tal conhecimento foi originado. Os dados foram obtidos a partir da gravação em áudio e vídeo de duas aulas consecutivas de cada profissional, da aplicação de um questionário semi-estruturado e de uma entrevista com lembrança estimulada. Os resultados desta investigação mostraram que, no ato da IFF, as profissionais fizeram uso, principalmente, de seu conhecimento prático (conhecimento desenvolvido durante a prática, sendo implícito e intuitivo), e que suas crenças acerca do ensino formal se originaram, inconscientemente, durante suas formações como professoras o |
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O TIPO DE INSTRUÇÃO FOCADA NA FORMA ESCOLHIDA POR DUAS PROFESSORAS DE INGLÊS (LE): CONHECIMENTO PRÁTICO E/OU CONHECIMENTO TEÓRICO?Instrução Focada na Formacrenças de professoresconhecimento teóricoconhecimento práticoForm-focused Instructionteachers beliefstechnical and practical knowledgeCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAEste trabalho investiga como se dá a Instrução Focada na Forma no Ensino de Inglês como Língua Estrangeira sob a luz das taxionomias propostas por Rod Ellis (2001), num ambiente de curso particular de Inglês. Além disso, buscou-se identificar, nas duas professoras pesquisadas, P1 e P2, se suas aulas eram permeadas pelo conhecimento técnico, teórico ou ambos, acerca da Instrução Focada na Forma (IFF), bem como em que momento de sua formação tal conhecimento foi originado. Os dados foram obtidos a partir da gravação em áudio e vídeo de duas aulas consecutivas de cada profissional, da aplicação de um questionário semi-estruturado e de uma entrevista com lembrança estimulada. Os resultados desta investigação mostraram que, no ato da IFF, as profissionais fizeram uso, principalmente, de seu conhecimento prático (conhecimento desenvolvido durante a prática, sendo implícito e intuitivo), e que suas crenças acerca do ensino formal se originaram, inconscientemente, durante suas formações como professoras oThis research study investigates how Form-Focused Instruction, following the taxonomy proposed by Rod Ellis (2001), occurs in an EFL school in Southern Brazil. In addition to this, it aimed to identify in the English classes of two teachers, if their practices were permeated by technical knowledge, practical knowledge or both kinds of knowledge on Form-Focused Instruction (FFI), as well as at which moment of their teacher development this knowledge was originated. The data were collected from the audio and video recordings of two consecutive classes taught by each professional, as well as from a semi-structured questionnaire and a stimulated recall interview. The results from this investigation showed that, in the act of teaching, such professionals made use, primarily, of their practical knowledge (intuitive and implicit knowledge that is built during the practice), and that their beliefs about formal instruction were originated during their development as teachersUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasAlves, Ubirata KickhofelCPF:811371255147http://lattes.cnpq.br/4418215566179777Leffa, Vilson JoseCPF:00757110010http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5Alves, José Carlos Patta2016-03-22T17:26:44Z2012-09-042012-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, José Carlos Patta. O TIPO DE INSTRUÇÃO FOCADA NA FORMA ESCOLHIDA POR DUAS PROFESSORAS DE INGLÊS (LE): CONHECIMENTO PRÁTICO E/OU CONHECIMENTO TEÓRICO?. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2012.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/217porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/217Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
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