O sentido produzido sobre a agroecologia pelas mulheres: vivências e existências em Arroio Grande

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Carla Graziela Rodeguiero Barcelos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/943
Resumo: A proposta desta tese é conhecer quais os sentidos produzidos pelas mulheres que atuam na feira de Agricultura Familiar de Arroio Grande-RS sobre agroecologia. Para tanto foi acessado o pensamento decolonial enquanto possibilidade: primeiro, de compreensão das amarras estabelecidas pelo sistema colonial/capitalista/moderno e, segundo, de contribuição com a desconstrução da hegemonia na compreensão da questão social, de forma especial na América Latina. A compreensão sobre colonialidade também assume importância à medida que propõe pensar o sistema colonial como um modo de exploração aplicado na América Latina e impõe um projeto de civismo eurocentrado, constituído pela via do poder, saber, ser e gênero. É nesse cenário que as relações agrícolas brasileiras se fundam na perspectiva global e visam atender às demandas do mercado internacional, tendo em vista a industrialização da agricultura. A industrialização, para além de atividade econômica, é um mecanismo que atravessa a forma como as pessoas que vivem no espaço rural conduzem as suas vidas, pois interfere de maneira direta no seu relacionamento com a natureza, uma vez que esta também é explorada e danificada. Diante do exposto, ao olharmos o lugar social ocupado pela mulher rural, observando a intersecção de desafios que se colocam sobre o seu corpo, o gênero também é uma via da colonialidade e condiciona a mulher à função restrita da reprodução, caracterizando o seu labor como um processo não monetarizado de ajuda por estar atrelado ao âmbito doméstico. A agroecologia se coloca como um modo de vida que envolve a prática agrícola atuando nas dimensões científica, sociopolítica, cultural, alimentar, ambiental e econômica. Portanto, um dispositivo de resistência às opressões mencionadas. O lócus de pesquisa é composto pelas mulheres que atuam na Feira de Agricultura Familiar do município, sendo que estas em sua totalidade são assentadas. Entender que cada família atuante da feira produz vida de uma maneira singular, apesar de estarem engajadas em instâncias coletivas é fundamental. Nesse sentido, quanto à metodologia, optou-se pela abordagem qualitativa e modo cartográfico, pois se entendem as possibilidades, enquanto potência, para aproximar-se por meio da implicação nas complexidades presentes nas expressões que atravessam a vida das mulheres que vivem a experiência da agroecologia. Na perspectiva de lançar-se às descobertas da produção de sentidos pelas mulheres sobre agroecologia, buscou-se estabelecer processos de aproximação por meio da observação e diálogos em entrevistas semiestruturadas, visitas às feiras e aos lotes. Ao reconhecer as possibilidades e os desafios que cercam a prática agroecológica e a pluralidade expressa em cada família e território. O pressuposto se confirma no sentido de apontar a agroecologia como linha de fuga para as expressões de gênero no cenário rural, mas diante dessa realidade estudada, a relação com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra tem influência importante sobre os deslocamentos nas relações de gênero.
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spelling O sentido produzido sobre a agroecologia pelas mulheres: vivências e existências em Arroio Grandemulher rural; agroecologia; reforma agráriarural woman; agroecology; agrarian reformCIENCIAS SOCIAIS APLICADASA proposta desta tese é conhecer quais os sentidos produzidos pelas mulheres que atuam na feira de Agricultura Familiar de Arroio Grande-RS sobre agroecologia. Para tanto foi acessado o pensamento decolonial enquanto possibilidade: primeiro, de compreensão das amarras estabelecidas pelo sistema colonial/capitalista/moderno e, segundo, de contribuição com a desconstrução da hegemonia na compreensão da questão social, de forma especial na América Latina. A compreensão sobre colonialidade também assume importância à medida que propõe pensar o sistema colonial como um modo de exploração aplicado na América Latina e impõe um projeto de civismo eurocentrado, constituído pela via do poder, saber, ser e gênero. É nesse cenário que as relações agrícolas brasileiras se fundam na perspectiva global e visam atender às demandas do mercado internacional, tendo em vista a industrialização da agricultura. A industrialização, para além de atividade econômica, é um mecanismo que atravessa a forma como as pessoas que vivem no espaço rural conduzem as suas vidas, pois interfere de maneira direta no seu relacionamento com a natureza, uma vez que esta também é explorada e danificada. Diante do exposto, ao olharmos o lugar social ocupado pela mulher rural, observando a intersecção de desafios que se colocam sobre o seu corpo, o gênero também é uma via da colonialidade e condiciona a mulher à função restrita da reprodução, caracterizando o seu labor como um processo não monetarizado de ajuda por estar atrelado ao âmbito doméstico. A agroecologia se coloca como um modo de vida que envolve a prática agrícola atuando nas dimensões científica, sociopolítica, cultural, alimentar, ambiental e econômica. Portanto, um dispositivo de resistência às opressões mencionadas. O lócus de pesquisa é composto pelas mulheres que atuam na Feira de Agricultura Familiar do município, sendo que estas em sua totalidade são assentadas. Entender que cada família atuante da feira produz vida de uma maneira singular, apesar de estarem engajadas em instâncias coletivas é fundamental. Nesse sentido, quanto à metodologia, optou-se pela abordagem qualitativa e modo cartográfico, pois se entendem as possibilidades, enquanto potência, para aproximar-se por meio da implicação nas complexidades presentes nas expressões que atravessam a vida das mulheres que vivem a experiência da agroecologia. Na perspectiva de lançar-se às descobertas da produção de sentidos pelas mulheres sobre agroecologia, buscou-se estabelecer processos de aproximação por meio da observação e diálogos em entrevistas semiestruturadas, visitas às feiras e aos lotes. Ao reconhecer as possibilidades e os desafios que cercam a prática agroecológica e a pluralidade expressa em cada família e território. O pressuposto se confirma no sentido de apontar a agroecologia como linha de fuga para as expressões de gênero no cenário rural, mas diante dessa realidade estudada, a relação com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra tem influência importante sobre os deslocamentos nas relações de gênero.The purpose of this thesis is to know the meanings produced by women who work at the Arroio Grande -RS Family Agriculture fair on agroecology. In order to do so, decolonial thinking was accessed, as a possibility, first of understanding the ties established by the colonial/capitalist/modern system and secondly contributing to the deconstruction of hegemony in the understanding of the social issue, especially in Latin America. The understanding of coloniality also assumes importance as it proposes to think about the colonial system as a mode of exploitation applied in Latin America and imposes a project of Eurocentric civics, constituted by the path of power, knowledge, being and gender. It is in this scenario that Brazilian agricultural relations are based on a global perspective and aim to meet the demands of the international market, with a view to the industrialization of agriculture. Industrialization, in addition to economic activity, is a mechanism that crosses the way people who live in rural areas lead their lives, as it directly interferes with their relationship with nature, since it is also exploited and damaged. . Given the above, when we look at the social place occupied by rural women, observing the intersection of challenges that are placed on their bodies, considering that gender is also a way of coloniality and conditions women to the restricted function of reproduction, characterizing their labor as a nonmonetized process of help because it is linked to the domestic sphere. Agroecology stands as a way of life that involves agricultural practice acting in the scientific, sociopolitical, cultural, food, environmental and economic dimensions, therefore, a device of resistance to the mentioned oppressions. The research locus is composed of women who work at the Family Farming Fair in the municipality, all of whom are settled. Understanding that each family active in the fair produces life in a unique way, despite being engaged in collective instances is fundamental. In this sense, regarding the methodology, we opted for a qualitative approach and a cartographic way, because we understand the possibilities, as a power, to approach through the implication in the complexities present in the expressions that cross the lives of women who live the experience of agroecology. In the perspective of launching the discoveries of the production of meanings by women, on agroecology, we sought to establish approximation processes through observation and dialogues in semi-structured interviews, visits to fairs and in the lots. By recognizing the possibilities and challenges that surround agroecological practice and the plurality expressed in each family and territory. The assumption is confirmed in the sense of pointing out agroecology as a line of escape for expressions of gender in the rural scenario, but given the reality studied, the relationship with the Landless Rural Workers Movement has an important influence on the displacements in gender relations.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e TecnologicasBrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Politica SocialRibeiro, Cristine JaquesBussoleti, DeniseRamos, João Daniel DornelesNunes, Tiago de GarciaAraujo, Carla Graziela Rodeguiero Barcelos2022-07-13T12:31:04Z2022-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfAraujo, Carla Graziela Rodeguiero Barcelos. O sentido produzido sobre a agroecologia pelas mulheres: vivências e existências em Arroio Grande. 2022. 150 f.. Tese( Programa de Pos-Graduacao em Politica Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/943porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2022-07-14T04:00:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:jspui/943Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2022-07-14T04:00:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
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