UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAATIVIDADE DE REVISÃO LINGUÍSTICA EM EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Vanessa Fonseca
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/273
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar facetas da atividade de Revisão Linguística desenvolvida no contexto da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Rio Grande FURG em termos de suas características laborais e enunciativas. Tal estudo busca verificar seo trabalho de revisão realizado na SEaD/FURG pode ser considerado um agir colaborativo de construção de discursos, no caso específico, de textos didáticos. O corpus da pesquisa é constituído por interações acerca de textos em revisão, estabelecidas via e-mail entre o Núcleo de Revisão Linguística da SEaD/FURG e docentes que nela atuaram durante o ano de 2010, e por um questionário aplicado a dois revisores do Núcleo mencionado sobre suas percepções das ações e inter-relações que constituem sua atividade. O referencial teórico que embasa esta dissertação ancora-se na compreensão bakhtiniana de língua/linguagem, em postulados sobre o trabalho, advindos da Ergologia e da Clínica da Atividade (CLOT; FAÏTA, 2000), bem como nos estudos de Oliveira (2010) e Soares (2009), a respeito das atividades de revisão e produção textual, e de Sobral (2008) acerca do trabalho de tradução como um trabalho com discursos. Esta pesquisa está inserida em um campo de investigação qualitativa, nos termos de Bogdan e Biklen (1994), o que se reflete nos critérios de seleção e geração dos dados analisados, posto que o enfoque da pesquisa centra-se no processo de produção de material na EaD na FURG, e não exclusivamente no seu produto, isto é, no material didático concluído. Ademais, para que tal processo fosse vislumbrado, partiu-se de princípios teóricos de estudo de práticas discursivas e da atividade para então se chegar à definição das categorias propostas para designar os atos de linguagem realizados na correspondência entre o setor de revisão e professores autores de material, a saber: agradecimento, discordância da proposta feita, acolhimento de sugestões e preocupação em tornar o material mais claro. As análises realizadas permitiram alcançar o objetivo principal da pesquisa, uma vez que se pôde demonstrar que a atividade de revisão pesquisada é uma prática social e discursiva, passível de ser considerada um agir colaborativo de construção de discursos voltados para promover a formação do usuário final, o aluno de EaD na FURG. Em suma, observou-se que o trabalho realizado pelo Núcleo de Revisão da SEaD ocorre no âmbito de uma extensa rede de inter-relações, diretas e indiretas, entre diversos interlocutores (professores, alunos, revisores, etc.), sendo esse trabalho conjunto e 9 cooperativo, mesmo quando há conflitos e divergências. Isto constitui o requisito mínimo para um resultado final satisfatório, ou seja, para a disponibilização de textos didáticos que são elaborados colaborativamente, através de um processo constante de interação e diálogo entre professores e revisores, no intuito de proporcionar aos alunos de EaD/FURG textos didáticos de modo mais claro, coeso e coerente possível, ainda que tal resultado esteja sempre sujeito a aprimoramentos
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spelling UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAATIVIDADE DE REVISÃO LINGUÍSTICA EM EaDAtividade de revisão linguísticaTeoria dialógica da linguagemCiências do trabalhoEaDActivity linguistic revisionDialogic theory of languageWork sciencesDECNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAO presente estudo tem por objetivo analisar facetas da atividade de Revisão Linguística desenvolvida no contexto da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Rio Grande FURG em termos de suas características laborais e enunciativas. Tal estudo busca verificar seo trabalho de revisão realizado na SEaD/FURG pode ser considerado um agir colaborativo de construção de discursos, no caso específico, de textos didáticos. O corpus da pesquisa é constituído por interações acerca de textos em revisão, estabelecidas via e-mail entre o Núcleo de Revisão Linguística da SEaD/FURG e docentes que nela atuaram durante o ano de 2010, e por um questionário aplicado a dois revisores do Núcleo mencionado sobre suas percepções das ações e inter-relações que constituem sua atividade. O referencial teórico que embasa esta dissertação ancora-se na compreensão bakhtiniana de língua/linguagem, em postulados sobre o trabalho, advindos da Ergologia e da Clínica da Atividade (CLOT; FAÏTA, 2000), bem como nos estudos de Oliveira (2010) e Soares (2009), a respeito das atividades de revisão e produção textual, e de Sobral (2008) acerca do trabalho de tradução como um trabalho com discursos. Esta pesquisa está inserida em um campo de investigação qualitativa, nos termos de Bogdan e Biklen (1994), o que se reflete nos critérios de seleção e geração dos dados analisados, posto que o enfoque da pesquisa centra-se no processo de produção de material na EaD na FURG, e não exclusivamente no seu produto, isto é, no material didático concluído. Ademais, para que tal processo fosse vislumbrado, partiu-se de princípios teóricos de estudo de práticas discursivas e da atividade para então se chegar à definição das categorias propostas para designar os atos de linguagem realizados na correspondência entre o setor de revisão e professores autores de material, a saber: agradecimento, discordância da proposta feita, acolhimento de sugestões e preocupação em tornar o material mais claro. As análises realizadas permitiram alcançar o objetivo principal da pesquisa, uma vez que se pôde demonstrar que a atividade de revisão pesquisada é uma prática social e discursiva, passível de ser considerada um agir colaborativo de construção de discursos voltados para promover a formação do usuário final, o aluno de EaD na FURG. Em suma, observou-se que o trabalho realizado pelo Núcleo de Revisão da SEaD ocorre no âmbito de uma extensa rede de inter-relações, diretas e indiretas, entre diversos interlocutores (professores, alunos, revisores, etc.), sendo esse trabalho conjunto e 9 cooperativo, mesmo quando há conflitos e divergências. Isto constitui o requisito mínimo para um resultado final satisfatório, ou seja, para a disponibilização de textos didáticos que são elaborados colaborativamente, através de um processo constante de interação e diálogo entre professores e revisores, no intuito de proporcionar aos alunos de EaD/FURG textos didáticos de modo mais claro, coeso e coerente possível, ainda que tal resultado esteja sempre sujeito a aprimoramentosThe present study aims to examine facets of the activity Review Linguistics developed within the Department of Distance Education (DLS) of the Federal University of Rio Grande-FURG in terms of their characteristics and labor enunciation. This study aims to verify seo review work performed in DLS / FURG can be considered an act of collaborative construction of discourse, in the specific case of textbooks. The research corpus is composed of interactions about texts under review, ¬ established via e-mail between the Core Revision Linguistics DLS / FURG and lecturers who worked during the year 2010 , and a questionnaire to two reviewers Nucleus mentioned about their perceptions of actions and interrelations that constitute its activity. The theoretical framework that underpins this work is anchored in understanding Bakhtin language / language on postulates about the work, arising from Ergology and Clinical Activity (CLOT; FAÏTA, 2000) as well as in studies of Oliveira (2010) and Soares (2009), concerning the activities reviewed and textual production, and Sobral (2008) about the work of translation as a job with speeches. This research is embedded in a field of qualitative research, in terms of Bogdan e Biklen (1994), which is reflected in the criteria for selection and generation of data analyzed, since the focus of the research focuses on the process of material production in DE in FURG, not only in its product, ie, the courseware completed. Moreover, for such a process to be glimpsed, we started with theoretical principles study of discursive practices and activity to then arrive at a definition of the categories proposed to designate speech acts performed in matching the sector review and teacher authors material, namely: thanks, disagreement with the proposal made, host of suggestions and concern to make the material clearer. The analyzes allowed achieving the main objective of the research, since it could demonstrate that the review activity investigated is a social practice and discourse, which can be considered an act of collaborative construction of speeches designed to promote the formation of the end user, the student of the DL FURG. In short, it was noted that the work done by the Core Review DLS occurs within an extensive network of inter-relationships, direct and indirect, between different stakeholders (teachers, students, reviewers, etc..), And this joint work and cooperative, even when there are conflicts and disagreements. This is the minimum requirement for satisfactory end result, ie, for the provision of textbooks that are developed collaboratively, through a constant process of 11 interaction and dialogue between teachers and reviewers in order to provide students DL / FURG texts teaching more clearly, cohesive and coherent as possible, even if that result is always subject to improvementsUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasSobral, Adail UbirajaraCPF:03979239480696http://lattes.cnpq.br/0397923948069690Fischer, AdrianaCPF:55555555555555http://lattes.cnpq.br/3344987638930485Fanti, Mária da Glória Corrêa DiCPF:40389081000http://lattes.cnpq.br/7624478277547970Barbosa, Vanessa Fonseca2016-03-22T17:26:57Z2013-10-102012-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Vanessa Fonseca. UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAATIVIDADE DE REVISÃO LINGUÍSTICA EM EaD. 2012. 149 f. 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