LETRAMENTO DIGITAL E PERFIL DISCENTE: EXISTE UMA RELAÇÃO?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/132 |
Resumo: | Este estudo investiga a influência das tecnologias da informação e comunicação atuais na constituição de subjetividades, num contexto acadêmico. Partiu da constatação de que discentes calouros, de cursos de graduação a distância, encontram dificuldades em seus desempenhos acadêmicos por conta do manejo das tecnologias, cujo domínio se impõe para as atividades sociais contemporâneas. Para tanto, dois momentos compõem o trabalho: o de pesquisa documental e o de pesquisa empírica de campo. Dessa forma, essa dissertação é resultado de uma leitura e de uma escrita hipertextuais, ainda que na maioria das vezes físicas, no momento em que várias fontes foram consultadas e, não raramente, uma remetia à outra. Da mesma maneira a escrita, que foi se somando às ideias percebidas nos diversos textos, construindo este novo, reflexo de novos entendimentos e construção de conhecimentos. Esse tipo de leitura focal busca especificamente os conceitos pertinentes ao objeto de estudo nas obras, que acabam por indicar novos títulos e autores. Essa característica acaba produzindo uma lista de referências bastante expressiva em quantidade e qualidade, cuja descrição, na íntegra, não é própria para resumos, mas está devidamente registrada ao final, conforme as normas. O capítulo 1, aporte teórico, busca dar conta na seção 1.1 e sua subseção, das sociedades, das tecnologias e dos elementos condicionantes de cultura com um viés para a educação. Na 1.2, trata de identidades e relações sociais e se subdivide em 3 subseções, que abordam as questões da linguagem como base na constituição de identidades, bem como a influência das relações sociais nessa constituição, além das relações sociais e as tecnologias no cotidiano. A seção 1.3 aponta a WWW como uma nova dimensão de acesso ao mundo, enquanto a 1.4 busca descrever os atores desse novo cenário que se apresenta, os nativos digitais e os imigrantes digitais. O item 1.5 atenta para a inclusão e exclusão digital e o 1.6 e sua subdivisão, trazem a questão do letramento alfabético e letramento digital. Subjetividades e letramentos são os temas abordados na seção 1.7, que encerra o capítulo do aporte teórico, no qual estudiosos como Bakhtin, Deleuze, Foucault, Guattari, Heidegger, Lèvy, Rheingold, Votre, Vygotsky e Warschauer se destacam, entre outros. A pesquisa empírica de campo adotou uma metodologia que privilegiou a observação dos sujeitos pesquisados em situações de contexto acadêmico e posterior entrevista. Foi realizada no primeiro semestre de 2010 e teve como sujeitos pesquisados, 2 alunas, uma caloura e uma veterana, do curso de pedagogia, modalidade a distância, regularmente matriculadas no polo de apoio presencial da Unopar ─ Universidade Norte do Paraná ─, em Rio Grande-RS, além de uma tutora de sala e de uma ex-aluna, já graduada, sendo que a ideia de incluí-la no grupo aconteceu durante o processo de investigação. Como resultado dos trabalhos desenvolvidos, concluiu-se que a aquisição do letramento digital, a exemplo da aquisição do letramento alfabético, exerce forte influência nos modos de subjetivação, dos alunos de graduação da modalidade a distância. Essa aquisição se traduz em modos de subjetivação que interferem diretamente na constituição de subjetividades, quer no aspecto discente, quer possivelmente no relacional/social e no profissional |
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LETRAMENTO DIGITAL E PERFIL DISCENTE: EXISTE UMA RELAÇÃO?educação, letramento digital, subjetivação, subjetividadeeducation, literacy, subjectivation, subjectivity, languageCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAEste estudo investiga a influência das tecnologias da informação e comunicação atuais na constituição de subjetividades, num contexto acadêmico. Partiu da constatação de que discentes calouros, de cursos de graduação a distância, encontram dificuldades em seus desempenhos acadêmicos por conta do manejo das tecnologias, cujo domínio se impõe para as atividades sociais contemporâneas. Para tanto, dois momentos compõem o trabalho: o de pesquisa documental e o de pesquisa empírica de campo. Dessa forma, essa dissertação é resultado de uma leitura e de uma escrita hipertextuais, ainda que na maioria das vezes físicas, no momento em que várias fontes foram consultadas e, não raramente, uma remetia à outra. Da mesma maneira a escrita, que foi se somando às ideias percebidas nos diversos textos, construindo este novo, reflexo de novos entendimentos e construção de conhecimentos. Esse tipo de leitura focal busca especificamente os conceitos pertinentes ao objeto de estudo nas obras, que acabam por indicar novos títulos e autores. Essa característica acaba produzindo uma lista de referências bastante expressiva em quantidade e qualidade, cuja descrição, na íntegra, não é própria para resumos, mas está devidamente registrada ao final, conforme as normas. O capítulo 1, aporte teórico, busca dar conta na seção 1.1 e sua subseção, das sociedades, das tecnologias e dos elementos condicionantes de cultura com um viés para a educação. Na 1.2, trata de identidades e relações sociais e se subdivide em 3 subseções, que abordam as questões da linguagem como base na constituição de identidades, bem como a influência das relações sociais nessa constituição, além das relações sociais e as tecnologias no cotidiano. A seção 1.3 aponta a WWW como uma nova dimensão de acesso ao mundo, enquanto a 1.4 busca descrever os atores desse novo cenário que se apresenta, os nativos digitais e os imigrantes digitais. O item 1.5 atenta para a inclusão e exclusão digital e o 1.6 e sua subdivisão, trazem a questão do letramento alfabético e letramento digital. Subjetividades e letramentos são os temas abordados na seção 1.7, que encerra o capítulo do aporte teórico, no qual estudiosos como Bakhtin, Deleuze, Foucault, Guattari, Heidegger, Lèvy, Rheingold, Votre, Vygotsky e Warschauer se destacam, entre outros. A pesquisa empírica de campo adotou uma metodologia que privilegiou a observação dos sujeitos pesquisados em situações de contexto acadêmico e posterior entrevista. Foi realizada no primeiro semestre de 2010 e teve como sujeitos pesquisados, 2 alunas, uma caloura e uma veterana, do curso de pedagogia, modalidade a distância, regularmente matriculadas no polo de apoio presencial da Unopar ─ Universidade Norte do Paraná ─, em Rio Grande-RS, além de uma tutora de sala e de uma ex-aluna, já graduada, sendo que a ideia de incluí-la no grupo aconteceu durante o processo de investigação. Como resultado dos trabalhos desenvolvidos, concluiu-se que a aquisição do letramento digital, a exemplo da aquisição do letramento alfabético, exerce forte influência nos modos de subjetivação, dos alunos de graduação da modalidade a distância. Essa aquisição se traduz em modos de subjetivação que interferem diretamente na constituição de subjetividades, quer no aspecto discente, quer possivelmente no relacional/social e no profissionalThis study investigates the influence of information and communication technology on the current constitution of subjectivities, in an academic context. It started from the finding that freshmen students, in undergraduate distant courses, encounter difficulties in their academic performances on account of technology management, whose domain is required for the contemporary social activities, which justifies it. To this end, two moments were selected for the dissertation: field documentary and empirical research. Thus, this dissertation is a result of a hypertextual reading and writing, though most often physical, at the moment that several sources were consulted and, not infrequently, referring to one another. Similarly the writing, which was added up to the ideas taken from various texts, reflected new understandings and knowledge construction. This kind of focal reading searches specifically relevant concepts in the object of study in investigations, which ultimately lead to new titles and authors. This feature ends up producing a very impressive list of references, both in terms of quantity and quality, the full description of which is not suitable for abstracts, but is duly recorded at the end, according to the rules of academic style. Chapter 1, the theoretical background, extends from section 1.1 and its subsection and deals with societies, technologies and fundamental elements of culture, with a focus on education. Section 1.2 deals with identity and social relations and is subdivided into three subsections, which deal with issues of language as a basis in the constitution of identities and the influence of social relations on this constitution, and social relationships and technologies in everyday life. Section 1.3 shows that the WWW as a new dimension of access to the world while section 1.4 describe the actors in this new scenario, the digital natives and digital immigrants. Item 1.5 is concerned with digital inclusion and exclusion and 1.6, and its subdivision, brings the question of alphabetical literacy and digital literacy. Subjectivities and literacies are the topics dealt with in section 1.7, which closes the theoretical chapter, in which scholars such as Bakhtin, Deleuze, Foucault, Guattari, Heidegger, Levy, Rheingold, Votre, Vygotsky and Warschauer stand out. The empirical field research adopted a methodology that focused on subjects observation studied in situations of academic context and subsequent interview. It was conducted in the first half of 2010 and had as subjects studied, two students, a freshman and a veteran from a Pedagogy university course, in the distance mode, regularly enrolled in the face-to-face unit of the support pole Unopar ─ University of Northern Parana, Rio Grande -RS, plus a tutor room and a former student, now graduated, whose idea of inclusion in the group occurred during the research process. As a result of this study, it was concluded that the acquisition of literacy, such as the acquisition of alphabetic literacy, exercises a strong influence on modes of subjectivity. This acquisition is reflected in modes of subjectivity that interfere directly on the constitution of subjectivity, whether as students or professionalsUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasLeffa, Vilson JoseCPF:00757110010http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5Almeida, Luiz Henrique Touguinha de2016-03-22T17:26:28Z2011-04-272010-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Luiz Henrique Touguinha de. LETRAMENTO DIGITAL E PERFIL DISCENTE: EXISTE UMA RELAÇÃO?. 2010. 125 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2010.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/132Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
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