Problemas emocionais e comportamentais: um estudo de base escolar no sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BACH, Suelen de Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/657
Resumo: A avaliação da saúde mental na infância necessita ser realizada dentro de um contexto amplo que considere os diferentes fatores envolvidos. O objetivo deste estudo foi investigar problemas emocionais e comportamentais em escolares. Este foi um estudo transversal, do qual participaram crianças com 8 anos de idade, e seus respectivos pais ou principais cuidadores, recrutados em 20 escolas públicas de ensino fundamental da cidade de Pelotas, RS. Foram coletadas dados sócio-demográficos da amostra e o indicativo de transtorno mental nos pais ou cuidadores foi avaliado através da Mini International Neuropsychiatric Interview (MINI). Problemas emocionais e comportamentais foram rastreados pelo Questionário de Capacidade e Dificuldades (Strengths and Difficulties Questionnaire - SDQ). Foram avaliadas 596 díades. A prevalência de problemas emocionais e comportamentais foi de 30,0% entre os meninos e 28,2% entre as meninas. Pertencer às camadas menos favorecidas economicamente aumentou em 71% a probabilidade de problemas emocionais e comportamentais entre os escolares (p=0,001), enquanto ter pais ou cuidadores com transtorno mental aumentou 2,2 vezes tal probabilidade (p<0,001). Nossos achados demonstram a elevada prevalência de problemas emocionais e comportamentais entre escolares, bem como a influência das condições econômicas e saúde mental de pais e cuidadores sobre a saúde mental infantil.
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spelling Problemas emocionais e comportamentais: um estudo de base escolar no sul do Brasilescolares; problemas emocionais e comportamentais; saúde mental infantilSAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIA##-1614662311676629386##600A avaliação da saúde mental na infância necessita ser realizada dentro de um contexto amplo que considere os diferentes fatores envolvidos. O objetivo deste estudo foi investigar problemas emocionais e comportamentais em escolares. Este foi um estudo transversal, do qual participaram crianças com 8 anos de idade, e seus respectivos pais ou principais cuidadores, recrutados em 20 escolas públicas de ensino fundamental da cidade de Pelotas, RS. Foram coletadas dados sócio-demográficos da amostra e o indicativo de transtorno mental nos pais ou cuidadores foi avaliado através da Mini International Neuropsychiatric Interview (MINI). Problemas emocionais e comportamentais foram rastreados pelo Questionário de Capacidade e Dificuldades (Strengths and Difficulties Questionnaire - SDQ). Foram avaliadas 596 díades. A prevalência de problemas emocionais e comportamentais foi de 30,0% entre os meninos e 28,2% entre as meninas. Pertencer às camadas menos favorecidas economicamente aumentou em 71% a probabilidade de problemas emocionais e comportamentais entre os escolares (p=0,001), enquanto ter pais ou cuidadores com transtorno mental aumentou 2,2 vezes tal probabilidade (p<0,001). Nossos achados demonstram a elevada prevalência de problemas emocionais e comportamentais entre escolares, bem como a influência das condições econômicas e saúde mental de pais e cuidadores sobre a saúde mental infantil.Studies have shown that mental health problems affects of 10% to 20% of the children and adolescents in the world. The most common mental health problems in childhood are behavior disorders, attention deficit hyperactivity disorder and emotional. It is believed that the assessment of mental health in childhood should be held considering a wide range of factors involved. To know and contextualize this stage of development, it is relevant to the investigation of child mental health and nutrition. The objective of this study is to investigate the association between the presence of mental health problems and nutritional status of school children from the city of Pelotas, Brazil. This is a cross-sectional study with a systematic random sample of school-based, assessing children of 8 years of age, enrolled in 20 selected schools in the urban area of public system, and their parents or primary caregivers. Emotional and behavioral problems will be tracked by the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ), answered by a parent or primary caregiver. Nutritional status will be accessed by the body mass index (BMI). In addition, socio-demographic characteristics, and presence of mental illness in the family or caregiver will be investigated. As a result, the problems of mental health are positively associated with nutritional status of children; the emotional and behavioral problems prevalence will be higher among those with overweight. In addition, it is believed that poor mental health is associated with male children, of lower socioeconomic level, and who have a parent or caregiver with a diagnosis of mental disorder.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq##-2555911436985713659##600Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias da Saude##-7432574962795991241##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Saude Comportamento##-1990782970254042025##600MOTTA, Janaína Vieira dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/7052704496919687MOLINA, Mariane Ricardo Acosta Lopezhttp://lattes.cnpq.br/4828588213121720MATOS, Mariana Bonati dehttp://lattes.cnpq.br/3140418292917605MADRUGA, SamantaBACH, Suelen de Lima2017-12-13T11:13:48Z2016-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBACH, Suelen de Lima. Problemas emocionais e comportamentais: um estudo de base escolar no sul do Brasil. 2016.76 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Saúde Comportamento) - Universidade Católica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/657porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/657Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
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