O discurso sobre a reforma do ensino médio: uma análise da divulgação governamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/710 |
Resumo: | Com filiação na Análise de Discurso pecheuxtiana, a dissertação trata do funcionamento do discurso de divulgação governamental sobre a reforma do Ensino Médio. O arquivo e também o corpus foram constituídos a partir da seção “Notícias” do portal do Ministério da Educação (MEC). O período compreendido pela análise tem início em 12 de maio de 2016, quando da tomada do poder pelo governo de Michel Temer, e vai até o contexto de promulgação da Medida Provisória que instituiu a referida reforma, em setembro do mesmo ano. A dissertação está organizada em quatro capítulos. No primeiro, são apresentadas noções essenciais para uma análise em AD, tais como sujeito, sentido e interpretação. No segundo, são abordadas as condições de produção do discurso em análise. O terceiro capítulo trata do discurso de divulgação governamental (DDG), bem como da construção do dispositivo analítico. O quarto capítulo ocupa-se com a análise, empreendendo um movimento teórico-analítico. Esse capítulo está formado por cinco gestos de análise, metodologicamente definidos de forma a contemplar os objetivos específicos. Nesse capítulo, parte-se de uma aproximação do jornalismo com a análise do discurso; examina-se o funcionamento: (i) da repetibilidade; (ii) da exterioridade; (iii) do silenciamento. A partir dessas análises, foi possível chegar a formular a noção de câmara de eco, bem como entender o funcionamento desse discurso enquanto propaganda e, por conseguinte, constituir-se como uma língua de vento. Tal metáfora, em AD, descreve o uso da linguagem para a circulação de mensagens que sirvam à propaganda de Estado, constituídas pelo apelo emocional e caracterizadas pela efemeridade das informações que veiculam – quando assim o fazem. |
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O discurso sobre a reforma do ensino médio: uma análise da divulgação governamentaldiscourse analyses; governmental divulgation discourse; secondary educational system reform; echo chamber; ‘langue du ventanálise de discurso; discurso de divulgação governamental; reforma do Ensino Médio; câmara de eco; língua de ventoLINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA##-552208380650306735##600Com filiação na Análise de Discurso pecheuxtiana, a dissertação trata do funcionamento do discurso de divulgação governamental sobre a reforma do Ensino Médio. O arquivo e também o corpus foram constituídos a partir da seção “Notícias” do portal do Ministério da Educação (MEC). O período compreendido pela análise tem início em 12 de maio de 2016, quando da tomada do poder pelo governo de Michel Temer, e vai até o contexto de promulgação da Medida Provisória que instituiu a referida reforma, em setembro do mesmo ano. A dissertação está organizada em quatro capítulos. No primeiro, são apresentadas noções essenciais para uma análise em AD, tais como sujeito, sentido e interpretação. No segundo, são abordadas as condições de produção do discurso em análise. O terceiro capítulo trata do discurso de divulgação governamental (DDG), bem como da construção do dispositivo analítico. O quarto capítulo ocupa-se com a análise, empreendendo um movimento teórico-analítico. Esse capítulo está formado por cinco gestos de análise, metodologicamente definidos de forma a contemplar os objetivos específicos. Nesse capítulo, parte-se de uma aproximação do jornalismo com a análise do discurso; examina-se o funcionamento: (i) da repetibilidade; (ii) da exterioridade; (iii) do silenciamento. A partir dessas análises, foi possível chegar a formular a noção de câmara de eco, bem como entender o funcionamento desse discurso enquanto propaganda e, por conseguinte, constituir-se como uma língua de vento. Tal metáfora, em AD, descreve o uso da linguagem para a circulação de mensagens que sirvam à propaganda de Estado, constituídas pelo apelo emocional e caracterizadas pela efemeridade das informações que veiculam – quando assim o fazem.This dissertation deals with the governmental divulgation discourse of the secondary educational system reform in Brazil. To do so, it is affiliated with Pêcheux’s Discourse Analysis Theory (AD). Both Archive and corpus were compiled over the “News” section from the Ministry for Education website. The period comprehended by the analysis spans from May 12th, 2016, date of Michel Temer’s taken of government, to the publication of the decree that establishes the reform, in September of the same year. This dissertation is organized in four chapters. The first presents essential notions to an AD analyses, such as subject, meaning and interpretation. The second discusses our analyzed discourse’s production conditions. The third chapter approaches the governmental divulgation discourse, as well as the analytical dispositive construction. The fourth chapter is dedicated to the analysis, by developing a theoretical-analytical gesture. This latter chapter is composed by five analytical gestures, methodologically defined to reckon its specific objectives. This chapter departs from an approximation between journalism and Discourse Analyses. The functioning of: (i) the repeatability, (ii) the exteriority, (iii) the silencing are examined. From this analysis, it was possible to formulate the notion of an echo chamber, as well to comprehend this discourse functioning while propaganda and, therefore, to be constituted as a ‘langue du vent’. Such metaphor, translated as language of wind, describes, in AD, a language use specific to propaganda messages circulation, messages constituted by an emotional appeal and characterized by the ephemerality of the information it publicize.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Letras##8902948520591898764##600CAZARIN, Ercília Anahttp://lattes.cnpq.br/2992496360780908FERNANDES, Carolinahttp://lattes.cnpq.br/3664492405958216ERNST, Aracy Graçahttp://lattes.cnpq.br/0111697525286894SILVEIRA, Aline Reinhardt da2018-06-14T12:40:00Z2018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVEIRA, Aline Reinhardt da. O discurso sobre a reforma do ensino médio: uma análise da divulgação governamental. 2018. 134 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:jspui/710Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
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