DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ZONA SUL DO RIO GRANDE DO SUL: DEMANDAS PARA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernández, Laura Raffone
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/109
Resumo: Ao longo dos séculos, o conceito de Desenvolvimento Sustentável foi definido principalmente através dos estudos realizados pela Comissão de Bründtlandt em 1986. O objetivo da época era conciliar desenvolvimento econômico com meio ambiente. Nessa trajetória, houve também a preocupação na forma de medir o desenvolvimento, não apenas pelo aumento de renda, mas também pela qualidade de vida das pessoas. Com esse intuito, em 1990, foi apresentada a primeira versão do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Atualmente, a sociedade, com a incorporação da preocupação ambiental, com demandas para a educação, necessita de indicadores que reflitam a qualidade de vida do presente, mas também se é possível mantê-la no futuro. Nesse sentido, o presente trabalho apresentou alguns conceitos, pesquisa de campo e projetos realizados. Na análise das técnicas utilizadas, demonstrou-se que o Desenvolvimento Humano não é capaz sozinho de refletir as questões que envolvem o desenvolvimento humano e o meio ambiente. Com o intuito de incorporar uma dimensão ambiental, norteada dentro da Corrente de Pensamento Ecodesenvolvimentista, frente a possível existência de políticas públicas educacionais no estado do Rio Grande do Sul, esta nova análise demonstra a resposta frente às questões que envolvam o Desenvolvimento Sustentável, onde a educação e a qualidade de vida do homem precisam estar alinhadas à preservação da natureza
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