DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ZONA SUL DO RIO GRANDE DO SUL: DEMANDAS PARA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/109 |
Resumo: | Ao longo dos séculos, o conceito de Desenvolvimento Sustentável foi definido principalmente através dos estudos realizados pela Comissão de Bründtlandt em 1986. O objetivo da época era conciliar desenvolvimento econômico com meio ambiente. Nessa trajetória, houve também a preocupação na forma de medir o desenvolvimento, não apenas pelo aumento de renda, mas também pela qualidade de vida das pessoas. Com esse intuito, em 1990, foi apresentada a primeira versão do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Atualmente, a sociedade, com a incorporação da preocupação ambiental, com demandas para a educação, necessita de indicadores que reflitam a qualidade de vida do presente, mas também se é possível mantê-la no futuro. Nesse sentido, o presente trabalho apresentou alguns conceitos, pesquisa de campo e projetos realizados. Na análise das técnicas utilizadas, demonstrou-se que o Desenvolvimento Humano não é capaz sozinho de refletir as questões que envolvem o desenvolvimento humano e o meio ambiente. Com o intuito de incorporar uma dimensão ambiental, norteada dentro da Corrente de Pensamento Ecodesenvolvimentista, frente a possível existência de políticas públicas educacionais no estado do Rio Grande do Sul, esta nova análise demonstra a resposta frente às questões que envolvam o Desenvolvimento Sustentável, onde a educação e a qualidade de vida do homem precisam estar alinhadas à preservação da natureza |
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DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ZONA SUL DO RIO GRANDE DO SUL: DEMANDAS PARA AS POLÍTICAS EDUCACIONAISDEVELOPMENT SUSTAINABLE IN THE SOUTH REGION OF RIO GRANDE DO SUL: Demand for Educational PoliciesDesenvolvimento Humanocorrente de pensamento ecodesenvolvimentistaindice de desenvolvimento educacional localHuman developmentcurrent of Eco-Development Thoughtlocal educational development indexCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::POLITICA URBANAAo longo dos séculos, o conceito de Desenvolvimento Sustentável foi definido principalmente através dos estudos realizados pela Comissão de Bründtlandt em 1986. O objetivo da época era conciliar desenvolvimento econômico com meio ambiente. Nessa trajetória, houve também a preocupação na forma de medir o desenvolvimento, não apenas pelo aumento de renda, mas também pela qualidade de vida das pessoas. Com esse intuito, em 1990, foi apresentada a primeira versão do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Atualmente, a sociedade, com a incorporação da preocupação ambiental, com demandas para a educação, necessita de indicadores que reflitam a qualidade de vida do presente, mas também se é possível mantê-la no futuro. Nesse sentido, o presente trabalho apresentou alguns conceitos, pesquisa de campo e projetos realizados. Na análise das técnicas utilizadas, demonstrou-se que o Desenvolvimento Humano não é capaz sozinho de refletir as questões que envolvem o desenvolvimento humano e o meio ambiente. Com o intuito de incorporar uma dimensão ambiental, norteada dentro da Corrente de Pensamento Ecodesenvolvimentista, frente a possível existência de políticas públicas educacionais no estado do Rio Grande do Sul, esta nova análise demonstra a resposta frente às questões que envolvam o Desenvolvimento Sustentável, onde a educação e a qualidade de vida do homem precisam estar alinhadas à preservação da naturezaABSTRACT. Over the centuries, the concept of sustainable development was defined mainly through studies conducted by the Commission of Bründtlandt in 1986. The goal of the season was to reconcile economic development with environment. On this track, there was also concern as to measure the development, not only by the increase of income, but also the quality of life of people. To that end, in 1990, was presented the first version of the Human Development Index (HDI). Currently, society, with the incorporation of environmental concern, with demands for education, needs indicators that reflect the quality of life of this, but if we can keep it in the future. In that sense this work showed some indicators, the search field and projects. In the analysis of data, showed that the Human Development is unable alone to reflect the issues involving human development and the environment. In order to incorporate an environmental dimension, guided into the current of eco-development thought, created by the Local Educational Development Index (IDEL), the new indicator shows the opposite response to questions involving sustainable development, where education and quality of life of man must be aligned to the preservation of natureUniversidade Catolica de PelotasSocialBRUcpelMestrado em Política SocialFernandes, Lucio André de OliveiraCPF:49936166000http://lattes.cnpq.br/5225990801378892Fernández, Laura Raffone2016-03-22T17:26:23Z2010-08-132010-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNÁNDEZ, Laura Raffone. DEVELOPMENT SUSTAINABLE IN THE SOUTH REGION OF RIO GRANDE DO SUL: Demand for Educational Policies. 2010. 144 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2010.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/109porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/109Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
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Ao longo dos séculos, o conceito de Desenvolvimento Sustentável foi definido principalmente através dos estudos realizados pela Comissão de Bründtlandt em 1986. O objetivo da época era conciliar desenvolvimento econômico com meio ambiente. Nessa trajetória, houve também a preocupação na forma de medir o desenvolvimento, não apenas pelo aumento de renda, mas também pela qualidade de vida das pessoas. Com esse intuito, em 1990, foi apresentada a primeira versão do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Atualmente, a sociedade, com a incorporação da preocupação ambiental, com demandas para a educação, necessita de indicadores que reflitam a qualidade de vida do presente, mas também se é possível mantê-la no futuro. Nesse sentido, o presente trabalho apresentou alguns conceitos, pesquisa de campo e projetos realizados. Na análise das técnicas utilizadas, demonstrou-se que o Desenvolvimento Humano não é capaz sozinho de refletir as questões que envolvem o desenvolvimento humano e o meio ambiente. Com o intuito de incorporar uma dimensão ambiental, norteada dentro da Corrente de Pensamento Ecodesenvolvimentista, frente a possível existência de políticas públicas educacionais no estado do Rio Grande do Sul, esta nova análise demonstra a resposta frente às questões que envolvam o Desenvolvimento Sustentável, onde a educação e a qualidade de vida do homem precisam estar alinhadas à preservação da natureza |
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