A travessia do ser aluno para o ser professor : práticas de letramento pedagógico no Pibid

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colaço, Silvania Faccin
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/547
Resumo: RESUMO: Esta Tese apresenta a pesquisa de doutorado desenvolvida com o objetivo de analisar como universitários se inserem em práticas de letramento, a fim de caracterizar como se dá a (trans)formação de alunos em professores. O problema que origina esta pesquisa refere-se às formas de usar os gêneros discursivos nas práticas de letramento que ocorrem no funcionamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), incluindo as relações dos sujeitos consigo mesmos, com os textos e com os outros. A abordagem metodológica é qualitativa e etnográfica, com análise da fala de dois sujeitos participantes do Pibid, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha, campus de São Vicente do Sul, na região central do Rio Grande do Sul. A análise é realizada pelas marcas discursivas na voz dos sujeitos – em diários, entrevistas, textos de memórias e seminários avaliativos – como indicativas do papel dos estudantes diante de novas práticas de letramento, durante a participação em três anos e meio no Programa (março/2010 a agosto/2013). Para se proceder com a análise dos modos de interação, são abordados movimentos dialógicos (FISCHER, 2007) de avaliação e confirmação, no contexto de práticas de letramento do Pibid. A base teórica encontra aporte nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1995, 2006, 2014) numa concepção sociocultural e no reconhecimento de múltiplos letramentos, de acordo com as relações de poder de cada contexto situado, pois os modos de agir são revelados pelos Discursos, (GEE, 2001), que são as formas de ser no mundo, produto social e histórico, constituindo a linguagem. Essa abordagem traz estudos mais específicos do letramento acadêmico (LEA, STREET, 1998, 2006; LILLIS, 1999, 2001, 2003, 2008; FIAD, 2006, 2009, 2011; FISCHER, 2007, 2011, 2014 no prelo), referentes às práticas acadêmicas na instância universitária, considerando-se questões de valor, identidade e poder do grupo social. Além disso, destacam-se os estudos voltados à formação de identidades (BAUMAN, 2001, 2005, 2010; HALL, 2011, 2012), que ancoram a análise da formação de identidades de professores e estudos sobre a teoria bakhtiniana (BAKHTIN, 2011), referentes a dialogismo, enunciação e gêneros discursivos. As análises iniciam com os modos de interação nas práticas de letramento do Pibid, buscando-se estabelecer relações com as leituras de produções escritas e orais realizadas pelos sujeitos; depois discutem os conflitos que surgem como forma de aprendizagem e oportunidade de (trans)formação dos sujeitos; e, por fim, expõem a travessia do professor em formação, num processo contínuo de construção de identidades, em que o professor de Ciências e Biologia é visto como um agente de letramento. Os movimentos dialógicos dos estudantes, na interação com os outros e com conhecimentos científico-pedagógicos, dão indícios de um percurso significativo em que há reprodução inicial de Discursos institucionalizados, bem como o uso mais crítico desses conhecimentos, especialmente quando o foco é o encaminhamento metodológico de ações docentes. Os resultados mostram que a interação na sala de aula da Educação Básica possibilita a constituição da identidade profissional na travessia do ser aluno para o ser professor.
id UCPe_5911c60e3845e31af741c1cc255911b4
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/547
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling A travessia do ser aluno para o ser professor : práticas de letramento pedagógico no Pibidletramentos acadêmicos; Pibid; identidades na docência; relações dialógicasLINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA##-552208380650306735##600RESUMO: Esta Tese apresenta a pesquisa de doutorado desenvolvida com o objetivo de analisar como universitários se inserem em práticas de letramento, a fim de caracterizar como se dá a (trans)formação de alunos em professores. O problema que origina esta pesquisa refere-se às formas de usar os gêneros discursivos nas práticas de letramento que ocorrem no funcionamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), incluindo as relações dos sujeitos consigo mesmos, com os textos e com os outros. A abordagem metodológica é qualitativa e etnográfica, com análise da fala de dois sujeitos participantes do Pibid, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha, campus de São Vicente do Sul, na região central do Rio Grande do Sul. A análise é realizada pelas marcas discursivas na voz dos sujeitos – em diários, entrevistas, textos de memórias e seminários avaliativos – como indicativas do papel dos estudantes diante de novas práticas de letramento, durante a participação em três anos e meio no Programa (março/2010 a agosto/2013). Para se proceder com a análise dos modos de interação, são abordados movimentos dialógicos (FISCHER, 2007) de avaliação e confirmação, no contexto de práticas de letramento do Pibid. A base teórica encontra aporte nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1995, 2006, 2014) numa concepção sociocultural e no reconhecimento de múltiplos letramentos, de acordo com as relações de poder de cada contexto situado, pois os modos de agir são revelados pelos Discursos, (GEE, 2001), que são as formas de ser no mundo, produto social e histórico, constituindo a linguagem. Essa abordagem traz estudos mais específicos do letramento acadêmico (LEA, STREET, 1998, 2006; LILLIS, 1999, 2001, 2003, 2008; FIAD, 2006, 2009, 2011; FISCHER, 2007, 2011, 2014 no prelo), referentes às práticas acadêmicas na instância universitária, considerando-se questões de valor, identidade e poder do grupo social. Além disso, destacam-se os estudos voltados à formação de identidades (BAUMAN, 2001, 2005, 2010; HALL, 2011, 2012), que ancoram a análise da formação de identidades de professores e estudos sobre a teoria bakhtiniana (BAKHTIN, 2011), referentes a dialogismo, enunciação e gêneros discursivos. As análises iniciam com os modos de interação nas práticas de letramento do Pibid, buscando-se estabelecer relações com as leituras de produções escritas e orais realizadas pelos sujeitos; depois discutem os conflitos que surgem como forma de aprendizagem e oportunidade de (trans)formação dos sujeitos; e, por fim, expõem a travessia do professor em formação, num processo contínuo de construção de identidades, em que o professor de Ciências e Biologia é visto como um agente de letramento. Os movimentos dialógicos dos estudantes, na interação com os outros e com conhecimentos científico-pedagógicos, dão indícios de um percurso significativo em que há reprodução inicial de Discursos institucionalizados, bem como o uso mais crítico desses conhecimentos, especialmente quando o foco é o encaminhamento metodológico de ações docentes. Os resultados mostram que a interação na sala de aula da Educação Básica possibilita a constituição da identidade profissional na travessia do ser aluno para o ser professor.ABSTRACT: This thesis presents the doctoral research developed with the aim to analyze how university students are inserted in literacy practices, in order to characterize how the (trans)formation of students into teachers happens. The problem that originates this research refers to the ways to use discourse genres in the literacy practices which occur in the functioning of the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (Pibid), including the relationship the subjects have with themselves, with the texts and with the others. The methodological approach is qualitative and ethnographic, with the analyses of two subjects’ speech who were participants of Pibid, of the Biological Science Teaching Degree Program of Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul, in the central region of RS. The analyses is done by the discourse marks in the voice of the subjects – in diaries, interviews, memory texts and evaluating seminars as an indicative of the students’ roles in New Literacy Practices, during their participation in three years and a half in the program (March/2010 to August/2013). To proceed with the analyses of the interaction modes, the evaluation and confirmation dialog movements are approached (FISCHER, 2007), in the context of literacy practices of Pibid. The theoretical basis finds support in the New Studies of Literacy (STREET, 1995, 2006, 2014) in a sociocultural conception and the recognition of multiple literacies, according to the power relations of each situated context, because the acting modes are revealed by Discourses, (GEE, 2001), which are the ways of being in the world, social and historic product, constituting the language. This approach brings more specific studies of Academic Literacy (LEA, STREET, 1998, 2006; LILLIS, 1999, 2001, 2003, 2008; FIAD, 2006, 2009, 2011; FISCHER, 2007, 2011, 2014 in the press), related to the academic practices in the university environment, considering valuable questions, identity and power of the social group. One features the studies related to the identity construction (BAUMAN, 2001, 2005, 2010; HALL, 2011, 2012), which are the basis of the analysis of teachers’ identity construction and studies about bakhtinian theory (BAKHTIN, 2011), regarding to dialogism, initiation and discourse genres. The analysis begin with the interaction modes in the literacy practices of PIBID, trying to establish relations with the reading of writing and oral productions developed by subjects; subsequent to it, they discuss the conflicts that appear as a way of learning and an opportunity of (trans)formation of subjects; and at the end, it shows the passage of the developing teacher, in a continuous process of identity construction, in which the Science and Biology teacher is seen as an agent of literacy. The students’ dialogical movements, in the interaction with others and with scientific and pedagogical knowledge, give indicium of a meaningful trajectory in which there is an initial reproduction of institutionalized Discourse, as well as a more critical use of this knowledge, especially when the focus is the methodological conduction of teaching actions. The results show that the interaction in the classroom of the Basic Education allows the professional identity constitution in the crossing of being a student into being a teacher.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Letras##8902948520591898764##600Bohn, Hilário Ináciohttp://lattes.cnpq.br/0157693202617991Fischer, Adrianahttp://lattes.cnpq.br/3344987638930485Fritzen, Maristela Pereirahttp://lattes.cnpq.br/2092551284670397Marins, Ida Maria Moraleshttp://lattes.cnpq.br/6414093380131120Scheifer, Camila Lawsonhttp://lattes.cnpq.br/2951962385166339Leffa, Vilson Josehttp://lattes.cnpq.br/7239316228662609Colaço, Silvania Faccin2016-12-06T16:59:54Z2015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfColaço, Silvania Faccin. A travessia do ser aluno para o ser professor : práticas de letramento pedagógico no Pibid. 2015. 212 f. Tese( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas. .http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/547porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/547Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A travessia do ser aluno para o ser professor : práticas de letramento pedagógico no Pibid
title A travessia do ser aluno para o ser professor : práticas de letramento pedagógico no Pibid
spellingShingle A travessia do ser aluno para o ser professor : práticas de letramento pedagógico no Pibid
Colaço, Silvania Faccin
letramentos acadêmicos; Pibid; identidades na docência; relações dialógicas
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
title_short A travessia do ser aluno para o ser professor : práticas de letramento pedagógico no Pibid
title_full A travessia do ser aluno para o ser professor : práticas de letramento pedagógico no Pibid
title_fullStr A travessia do ser aluno para o ser professor : práticas de letramento pedagógico no Pibid
title_full_unstemmed A travessia do ser aluno para o ser professor : práticas de letramento pedagógico no Pibid
title_sort A travessia do ser aluno para o ser professor : práticas de letramento pedagógico no Pibid
author Colaço, Silvania Faccin
author_facet Colaço, Silvania Faccin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bohn, Hilário Inácio
http://lattes.cnpq.br/0157693202617991
Fischer, Adriana
http://lattes.cnpq.br/3344987638930485
Fritzen, Maristela Pereira
http://lattes.cnpq.br/2092551284670397
Marins, Ida Maria Morales
http://lattes.cnpq.br/6414093380131120
Scheifer, Camila Lawson
http://lattes.cnpq.br/2951962385166339
Leffa, Vilson Jose
http://lattes.cnpq.br/7239316228662609
dc.contributor.author.fl_str_mv Colaço, Silvania Faccin
dc.subject.por.fl_str_mv letramentos acadêmicos; Pibid; identidades na docência; relações dialógicas
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
topic letramentos acadêmicos; Pibid; identidades na docência; relações dialógicas
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
description RESUMO: Esta Tese apresenta a pesquisa de doutorado desenvolvida com o objetivo de analisar como universitários se inserem em práticas de letramento, a fim de caracterizar como se dá a (trans)formação de alunos em professores. O problema que origina esta pesquisa refere-se às formas de usar os gêneros discursivos nas práticas de letramento que ocorrem no funcionamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), incluindo as relações dos sujeitos consigo mesmos, com os textos e com os outros. A abordagem metodológica é qualitativa e etnográfica, com análise da fala de dois sujeitos participantes do Pibid, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha, campus de São Vicente do Sul, na região central do Rio Grande do Sul. A análise é realizada pelas marcas discursivas na voz dos sujeitos – em diários, entrevistas, textos de memórias e seminários avaliativos – como indicativas do papel dos estudantes diante de novas práticas de letramento, durante a participação em três anos e meio no Programa (março/2010 a agosto/2013). Para se proceder com a análise dos modos de interação, são abordados movimentos dialógicos (FISCHER, 2007) de avaliação e confirmação, no contexto de práticas de letramento do Pibid. A base teórica encontra aporte nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1995, 2006, 2014) numa concepção sociocultural e no reconhecimento de múltiplos letramentos, de acordo com as relações de poder de cada contexto situado, pois os modos de agir são revelados pelos Discursos, (GEE, 2001), que são as formas de ser no mundo, produto social e histórico, constituindo a linguagem. Essa abordagem traz estudos mais específicos do letramento acadêmico (LEA, STREET, 1998, 2006; LILLIS, 1999, 2001, 2003, 2008; FIAD, 2006, 2009, 2011; FISCHER, 2007, 2011, 2014 no prelo), referentes às práticas acadêmicas na instância universitária, considerando-se questões de valor, identidade e poder do grupo social. Além disso, destacam-se os estudos voltados à formação de identidades (BAUMAN, 2001, 2005, 2010; HALL, 2011, 2012), que ancoram a análise da formação de identidades de professores e estudos sobre a teoria bakhtiniana (BAKHTIN, 2011), referentes a dialogismo, enunciação e gêneros discursivos. As análises iniciam com os modos de interação nas práticas de letramento do Pibid, buscando-se estabelecer relações com as leituras de produções escritas e orais realizadas pelos sujeitos; depois discutem os conflitos que surgem como forma de aprendizagem e oportunidade de (trans)formação dos sujeitos; e, por fim, expõem a travessia do professor em formação, num processo contínuo de construção de identidades, em que o professor de Ciências e Biologia é visto como um agente de letramento. Os movimentos dialógicos dos estudantes, na interação com os outros e com conhecimentos científico-pedagógicos, dão indícios de um percurso significativo em que há reprodução inicial de Discursos institucionalizados, bem como o uso mais crítico desses conhecimentos, especialmente quando o foco é o encaminhamento metodológico de ações docentes. Os resultados mostram que a interação na sala de aula da Educação Básica possibilita a constituição da identidade profissional na travessia do ser aluno para o ser professor.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
2016-12-06T16:59:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Colaço, Silvania Faccin. A travessia do ser aluno para o ser professor : práticas de letramento pedagógico no Pibid. 2015. 212 f. Tese( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas. .
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/547
identifier_str_mv Colaço, Silvania Faccin. A travessia do ser aluno para o ser professor : práticas de letramento pedagógico no Pibid. 2015. 212 f. Tese( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas. .
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Letras#
#8902948520591898764#
#600
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Letras#
#8902948520591898764#
#600
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1809095178165682176