Políticas de saúde e segurança desenvolvidas com trabalhador portuário avulso de categoria estiva no âmbito do porto de Rio Grande
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/823 |
Resumo: | Esta dissertação teve como objetivo o estudo de normas regulamentadoras, leis e politicas voltadas à promoção da saúde, segurança e higiene no trabalho portuário de categoria estiva. O trabalho portuário caracteriza-se por um grande risco em sua execução, com o advento da tecnologia trazida pela lei 12.815, os riscos aumentaram devido à inclusão de metas de produção e a introdução de maquinários. Para amenizar os riscos existentes em operações portuárias foram criadas ao longo dos anos leis e normas regulamentadoras que visão a promoção da saúde e segurança no trabalho portuário de categoria estiva. Entre as normas destacamos a NR29 (Saúde e Segurança no Trabalho Portuário), NR6 (Equipamentos de Proteção Individual) e a Politica Nacional do Trabalhador e da trabalhadora. Partindo do estudo dessas normas, a presente dissertação após aplicar a pesquisa de campo com 98 estivadores, objetivou constatar se as normas e leis que visam á segurança e saúde do trabalhador realmente são aplicadas na sua integralidade. Foi realizada uma pesquisa quantitativa do tipo observacional descritiva transversal, para que através de dados numéricos sólidos houvesse a comprovação de hipóteses pré-definidas e a contemplação de objetivos. Os resultados obtidos permitiram afirmar que no trabalho portuário de estiva realizado no Porto de Rio Grande não existe aplicação total das normas regulamentadoras e leis estudadas, as quais visam à segurança e saúde do trabalhador e que os trabalhadores não observam e nem cumprem as normas em sua totalidade. Diante desta constatação é necessário uma maior fiscalização para que 100% dos trabalhadores utilizem o equipamento de segurança quando em operação, visto que este equipamento é responsável por salvar vidas. Também se faz necessário uma maior dedicação do Porto, Órgão Gestor de Mão de Obra e Operadores (tomadores de serviço), na implementação de tais normas em sua totalidade para que sejam neutralizados os riscos a que estão expostos os estivadores diariamente em seu local de trabalho. |
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Políticas de saúde e segurança desenvolvidas com trabalhador portuário avulso de categoria estiva no âmbito do porto de Rio Grandepolítica social; saúde do trabalhador; trabalhador portuário avulso; normas regulamentadorassocial policy; worker's health; general port worke; regulatory normsCIENCIAS HUMANASEsta dissertação teve como objetivo o estudo de normas regulamentadoras, leis e politicas voltadas à promoção da saúde, segurança e higiene no trabalho portuário de categoria estiva. O trabalho portuário caracteriza-se por um grande risco em sua execução, com o advento da tecnologia trazida pela lei 12.815, os riscos aumentaram devido à inclusão de metas de produção e a introdução de maquinários. Para amenizar os riscos existentes em operações portuárias foram criadas ao longo dos anos leis e normas regulamentadoras que visão a promoção da saúde e segurança no trabalho portuário de categoria estiva. Entre as normas destacamos a NR29 (Saúde e Segurança no Trabalho Portuário), NR6 (Equipamentos de Proteção Individual) e a Politica Nacional do Trabalhador e da trabalhadora. Partindo do estudo dessas normas, a presente dissertação após aplicar a pesquisa de campo com 98 estivadores, objetivou constatar se as normas e leis que visam á segurança e saúde do trabalhador realmente são aplicadas na sua integralidade. Foi realizada uma pesquisa quantitativa do tipo observacional descritiva transversal, para que através de dados numéricos sólidos houvesse a comprovação de hipóteses pré-definidas e a contemplação de objetivos. Os resultados obtidos permitiram afirmar que no trabalho portuário de estiva realizado no Porto de Rio Grande não existe aplicação total das normas regulamentadoras e leis estudadas, as quais visam à segurança e saúde do trabalhador e que os trabalhadores não observam e nem cumprem as normas em sua totalidade. Diante desta constatação é necessário uma maior fiscalização para que 100% dos trabalhadores utilizem o equipamento de segurança quando em operação, visto que este equipamento é responsável por salvar vidas. Também se faz necessário uma maior dedicação do Porto, Órgão Gestor de Mão de Obra e Operadores (tomadores de serviço), na implementação de tais normas em sua totalidade para que sejam neutralizados os riscos a que estão expostos os estivadores diariamente em seu local de trabalho.This dissertation had as objective the study of regulatory norms, laws and policies directed to the promotion of health, safety and hygiene in the dock work category. Port work is characterized by a great risk in its execution, with the advent of technology brought by law 12.815, the risks increased due to the inclusion of production targets and the introduction of machinery. To mitigate the existing risks in port operations, laws and regulatory standards have been created over the years to promote the promotion of health and safety in stevedoring port work. Among the standards we highlight the NR29 (Health and Safety at Port), NR6 (Personal Protective Equipment) and the National Worker Policy. Starting from the study of these norms, the present dissertation after applying the field research with 98 dockers, aimed to verify if the norms and laws that aim at the health and safety of the worker are really applied in their entirety. A quantitative cross-sectional descriptive observational research was carried out, so that through solid numerical data there was proof of predefined hypotheses and contemplation of objectives. The results allowed us to affirm that in the stevedoring port work performed in the Port of Rio Grande there is no total application of the studied regulatory norms and laws, which aim at the worker safety and health and that the workers do not observe and do not comply with the norms in their work. totality. In view of this, more supervision is required for 100% of workers to use safety equipment when in operation, as this equipment is responsible for saving lives. It is also necessary a greater dedication of Porto, Labor Manager and Operators (service takers) in the implementation of these standards in their entirety so that the risks to which dockers are exposed daily in their workplace are neutralized.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e TecnologicasBrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Politica SocialOLIVEIRA, Sandro Schreiber4234180673609380http://lattes.cnpq.br/4234180673609380COSTA, César Augusto Soares da4666300272493509http://lattes.cnpq.br/4666300272493509CARRETT, Maria Laura Vidal9002979438523690http://lattes.cnpq.br/9002979438523690DUTRA, Eduardo Suanes2020-08-03T17:39:05Z2019-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDUTRA, Eduardo Suanes. Políticas de saúde e segurança desenvolvidas com trabalhador portuário avulso de categoria estiva no âmbito do porto de Rio Grande. 2019. 94 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Politica Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/823porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:jspui/823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
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