Impactos do trabalho remoto realizado pela mulher docente durante a pandemia: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense (IFSul)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/1014 |
Resumo: | A disseminação no mundo inteiro do vírus SARS-CoV-2, causando a Covid-19, provocou mudanças globais, atingindo as pessoas de formas diferentes de acordo com a sua inserção no mundo do trabalho e com suas condições particulares de vida, o que instigou a realização desta tese. O objetivo geral do estudo é analisar os impactos do trabalho remoto, advindo do ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19, na vida de mulheres docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio Grandense (IFSul) - Câmpus Pelotas, relativamente as suas relações familiares, sociais e intelectuais. E, como objetivos específicos estipulou-se: averiguar possíveis impactos do trabalho remoto na vida das mulheres docentes do IFSul - Câmpus Pelotas nas suas relações familiares, sociais e intelectuais; examinar a repercussão das exigências de novos domínios tecnológicos, sobre a capacidade intelectual das professoras; relacionar os impactos produzidos com a precarização do trabalho docente, o adoecimento de docentes e a reprodução da cultura patriarcal na sociedade brasileira. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso com entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com mulheres docentes do IFSul - Câmpus Pelotas, que exerceram a docência durante o período pandêmico, cujos resultados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. A apresentação aqui realizada inicia com uma retomada do projeto de pesquisa desenvolvido, trazendo uma contextualização geral sobre a pandemia no Brasil, as motivações que induziram a construção do projeto, como foi desenvolvido, e, como foi estruturada a exposição dos resultados obtidos por meio da referida pesquisa. A seguir, o capítulo dois descreve o resultado dos primeiros passos dessa construção, expondo o levantamento do estado da arte e a revisão bibliográfica sobre a temática da pesquisa, resumindo a sua fundamentação teórica com uma visão geral sobre as relações de gênero no espaço familiar e laboral; a inserção da mulher na docência no ensino tecnológico e como a pandemia influenciou no ensino no Brasil. Posteriormente, no capítulo três, é realizada a delimitação e caracterização do campo de estudo, especificando o projeto pedagógico do IFSul. E, no capítulo quatro, depois da caracterização do perfil das entrevistadas, estão sistematizadas as descobertas da pesquisa, enfocando o impacto familiar, social e intelectual durante o trabalho remoto das docentes; a repercussão das exigências de novos domínios tecnológicos provenientes da pandemia de Covid-19 e, por fim, os impactos do trabalho remoto, destacando a precarização do trabalho, o adoecimento das docentes e a cultura patriarcal. A análise realizada endossa o problema da precarização do trabalho docente, com a carga de trabalho excessiva dessas trabalhadoras e alerta a comunidade e a sociedade para a necessidade de cuidar da saúde mental, intelectual e física das professoras, pós- pandemia, quer seja eliminando a carga de horas extras, investindo na qualificação para a atualização em ferramentas de apoio pedagógico, como as novas tecnologias, ou, ainda, fortalecendo a luta ampla pelo fim da cultura patriarcal. E, finalmente, a conclusão expõe a confirmação da hipótese de que a pandemia de Covid-19, ao tornar o trabalho remoto obrigatório, produziu nas mulheres docentes do Câmpus Pelotas do IFSul impactos em suas relações familiares, sociais e intelectuais, gerando consequências negativas para as docentes no campo físico, mental, social e intelectual. |
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Impactos do trabalho remoto realizado pela mulher docente durante a pandemia: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense (IFSul)trabalho remoto na pandemia; mulheres docentes; IFSul-Câmpus Pelotas; impactos físicos, mentais e intelectuais da pandemia em mulheres docentesremote work in pandemic; women docents; IFSul-Campus Pelotas; physical; mental and intelectual impacts of pandemic in women docentsCIENCIAS SOCIAIS APLICADASA disseminação no mundo inteiro do vírus SARS-CoV-2, causando a Covid-19, provocou mudanças globais, atingindo as pessoas de formas diferentes de acordo com a sua inserção no mundo do trabalho e com suas condições particulares de vida, o que instigou a realização desta tese. O objetivo geral do estudo é analisar os impactos do trabalho remoto, advindo do ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19, na vida de mulheres docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio Grandense (IFSul) - Câmpus Pelotas, relativamente as suas relações familiares, sociais e intelectuais. E, como objetivos específicos estipulou-se: averiguar possíveis impactos do trabalho remoto na vida das mulheres docentes do IFSul - Câmpus Pelotas nas suas relações familiares, sociais e intelectuais; examinar a repercussão das exigências de novos domínios tecnológicos, sobre a capacidade intelectual das professoras; relacionar os impactos produzidos com a precarização do trabalho docente, o adoecimento de docentes e a reprodução da cultura patriarcal na sociedade brasileira. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso com entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com mulheres docentes do IFSul - Câmpus Pelotas, que exerceram a docência durante o período pandêmico, cujos resultados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. A apresentação aqui realizada inicia com uma retomada do projeto de pesquisa desenvolvido, trazendo uma contextualização geral sobre a pandemia no Brasil, as motivações que induziram a construção do projeto, como foi desenvolvido, e, como foi estruturada a exposição dos resultados obtidos por meio da referida pesquisa. A seguir, o capítulo dois descreve o resultado dos primeiros passos dessa construção, expondo o levantamento do estado da arte e a revisão bibliográfica sobre a temática da pesquisa, resumindo a sua fundamentação teórica com uma visão geral sobre as relações de gênero no espaço familiar e laboral; a inserção da mulher na docência no ensino tecnológico e como a pandemia influenciou no ensino no Brasil. Posteriormente, no capítulo três, é realizada a delimitação e caracterização do campo de estudo, especificando o projeto pedagógico do IFSul. E, no capítulo quatro, depois da caracterização do perfil das entrevistadas, estão sistematizadas as descobertas da pesquisa, enfocando o impacto familiar, social e intelectual durante o trabalho remoto das docentes; a repercussão das exigências de novos domínios tecnológicos provenientes da pandemia de Covid-19 e, por fim, os impactos do trabalho remoto, destacando a precarização do trabalho, o adoecimento das docentes e a cultura patriarcal. A análise realizada endossa o problema da precarização do trabalho docente, com a carga de trabalho excessiva dessas trabalhadoras e alerta a comunidade e a sociedade para a necessidade de cuidar da saúde mental, intelectual e física das professoras, pós- pandemia, quer seja eliminando a carga de horas extras, investindo na qualificação para a atualização em ferramentas de apoio pedagógico, como as novas tecnologias, ou, ainda, fortalecendo a luta ampla pelo fim da cultura patriarcal. E, finalmente, a conclusão expõe a confirmação da hipótese de que a pandemia de Covid-19, ao tornar o trabalho remoto obrigatório, produziu nas mulheres docentes do Câmpus Pelotas do IFSul impactos em suas relações familiares, sociais e intelectuais, gerando consequências negativas para as docentes no campo físico, mental, social e intelectual.The dissemination of SARS-CoV-2 virus in the world causing Covid-19, made global changes striking on people by different ways, according to their insertion in working world and according to their particular life conditions. This subject inspired the present thesis. The general aim of this study is to analyze the impacts of remote working, resulted of emergential remote teaching during Covid-19 pandemia, in Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense (IFSul) – Campus in Pelotas’s docent women’s lives, relatively to their familiarity, social and intelectual relations. As specific objectives, we state: investigate possible impacts of remote working on IFSul-Campus in Pelotas in docent women’s lives in their familiarity, social and intelectual relations; examine the repercussion of demands of new techonological, about intelectual capacities of teachers; list the impacts resulted by the precarization of docent work, the illness of docents and the reproduction of patriarchal in Brazilian society. In order to reaching these objetives, we accomplish a qualitative research, a case study with semi-structured interviews developed with docent women of IFSul-Campus in Pelotas that exercised teaching during pandemic period. The responses and results were analysed by the technical content analysis. The presentation of the thesis begins with a resumption of the research project developed, bringing a general contextualization about the pandemic in Brazil, the motivations that inducted the project, the manner it was developed and the manner the results obtained by the research were informed. Next, the second chapter describes the results of the construction’s first steps exposing the state-of-the-art and the bibliographical revision about the theme of the research, summarizing theoretical questions about gender relations in familiar space and in laboral space; woman insertion in techonological teaching and how the pandemia influenced teaching in Brazil. In sequence, in the third chapter, the delimitation and the characterization of the field of study, specifying IFSul’s pedagogical project are accomplished. At last, in the fourth chapter, after the characterization of the interviewed docents’ profile, the findings of the research are brought, focusing the familiar, social and intelectual impacts during the remote working and highlighting the precarization of work, docents’s illness and patriarchal culture. The repercussion of the demands on new technological domains originated by the necessities of the Covid-19 pandemic and, finally, the impacts of remote working, highlighting work precarization, docents’illness and the patriarchal culture are the main elements emphasized. The analysis carried out endorses the problem of docents work’s precarization, with the excessive work load of theses teachers. Also, the analysis alerts the community and society to the necessity of taking care of mental, intelectual and physical capacities of the docents, in the period pós-pandemic, either eliminating the loading of extra hours, investing in qualification to the updating relative to tools of pedagogical support as the new technology or strengthen the broaden strike by the ending of patriarchal culture. Finally, the conclusion exposes the hypothesis confirmation of that Covid-19 pandemic, when turns remote working compulsory, produces in docent women of IF-Sul Campus Pelotas impacts in their familiar, social and intelectual relations. These impacts originated negative consequences to women docents in these four spheres: physical, mental, social and intelectual.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e TecnologicasBrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Politica SocialSilva, Vini Rabassa daNogueira, Vera MariaOliveira, Neiva AfonsoCunha, Myriam Siqueira daMorales, Christine Moreira2024-02-21T18:57:08Z2023-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMorales, Christine Moreira. Impactos do trabalho remoto realizado pela mulher docente durante a pandemia: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense (IFSul). 2023. 125 f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Politica Social) - Universidade Católica de Pelotas,Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/1014porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2024-02-22T04:10:16Zoai:tede.ucpel.edu.br:jspui/1014Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2024-02-22T04:10:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
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A disseminação no mundo inteiro do vírus SARS-CoV-2, causando a Covid-19, provocou mudanças globais, atingindo as pessoas de formas diferentes de acordo com a sua inserção no mundo do trabalho e com suas condições particulares de vida, o que instigou a realização desta tese. O objetivo geral do estudo é analisar os impactos do trabalho remoto, advindo do ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19, na vida de mulheres docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio Grandense (IFSul) - Câmpus Pelotas, relativamente as suas relações familiares, sociais e intelectuais. E, como objetivos específicos estipulou-se: averiguar possíveis impactos do trabalho remoto na vida das mulheres docentes do IFSul - Câmpus Pelotas nas suas relações familiares, sociais e intelectuais; examinar a repercussão das exigências de novos domínios tecnológicos, sobre a capacidade intelectual das professoras; relacionar os impactos produzidos com a precarização do trabalho docente, o adoecimento de docentes e a reprodução da cultura patriarcal na sociedade brasileira. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso com entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com mulheres docentes do IFSul - Câmpus Pelotas, que exerceram a docência durante o período pandêmico, cujos resultados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. A apresentação aqui realizada inicia com uma retomada do projeto de pesquisa desenvolvido, trazendo uma contextualização geral sobre a pandemia no Brasil, as motivações que induziram a construção do projeto, como foi desenvolvido, e, como foi estruturada a exposição dos resultados obtidos por meio da referida pesquisa. A seguir, o capítulo dois descreve o resultado dos primeiros passos dessa construção, expondo o levantamento do estado da arte e a revisão bibliográfica sobre a temática da pesquisa, resumindo a sua fundamentação teórica com uma visão geral sobre as relações de gênero no espaço familiar e laboral; a inserção da mulher na docência no ensino tecnológico e como a pandemia influenciou no ensino no Brasil. Posteriormente, no capítulo três, é realizada a delimitação e caracterização do campo de estudo, especificando o projeto pedagógico do IFSul. E, no capítulo quatro, depois da caracterização do perfil das entrevistadas, estão sistematizadas as descobertas da pesquisa, enfocando o impacto familiar, social e intelectual durante o trabalho remoto das docentes; a repercussão das exigências de novos domínios tecnológicos provenientes da pandemia de Covid-19 e, por fim, os impactos do trabalho remoto, destacando a precarização do trabalho, o adoecimento das docentes e a cultura patriarcal. A análise realizada endossa o problema da precarização do trabalho docente, com a carga de trabalho excessiva dessas trabalhadoras e alerta a comunidade e a sociedade para a necessidade de cuidar da saúde mental, intelectual e física das professoras, pós- pandemia, quer seja eliminando a carga de horas extras, investindo na qualificação para a atualização em ferramentas de apoio pedagógico, como as novas tecnologias, ou, ainda, fortalecendo a luta ampla pelo fim da cultura patriarcal. E, finalmente, a conclusão expõe a confirmação da hipótese de que a pandemia de Covid-19, ao tornar o trabalho remoto obrigatório, produziu nas mulheres docentes do Câmpus Pelotas do IFSul impactos em suas relações familiares, sociais e intelectuais, gerando consequências negativas para as docentes no campo físico, mental, social e intelectual. |
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