Metanálise qualitativa de investigação brasileira sobre letramento digital na formação de professores de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Cândida Martins
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/543
Resumo: A revolução tecnológica, centrada em computadores, informação, comunicação e tecnologias multimídias, está remodelando a maneira como as pessoas trabalham, como se comunicam e o que fazem em seus horários de lazer. Nesse sentido, em um mundo mediado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, pesquisas sobre letramentos na educação e formação de professores de línguas não podem ignorar que a tecnologia influencia, molda e transforma práticas de interação cotidianas. Em função disso, esta pesquisa, situada na Linguística Aplicada, tem por objetivo sistematizar e discutir o estado da arte de pesquisas brasileiras sobre letramentos digitais no que se referem às práticas pedagógicas de professores de línguas em formação inicial e/ou continuada, a fim de apresentar o conhecimento já elaborado. Desse objetivo geral, desdobram-se os seguintes objetivos específicos: sistematizar os objetivos, as justificativas, o quadro teórico de referência, os procedimentos metodológicos e os resultados encontrados que ajudem a compor o estado da arte; identificar e compreender, em teses e dissertações brasileiras, as concepções de letramento digital e as dimensões do letramento digital valorizadas; identificar e descrever os Discursos que emergem das práticas pedagógicas dos professores de línguas sobre letramento digital nesse contexto específico e discutir a agenda de pesquisa brasileira contemporânea. Como perspectiva teórica, a pesquisa está embasada nos Novos Estudos do Letramento, defendidos por Street (1995, 2003), Gee (1999), Barton e Hamilton (2000), Dionísio (2006), Fischer (2007, 2011), que têm sido centrais na teorização da complexidade dos letramentos como práticas histórica, cultural e socialmente situadas, bem como nas concepções de letramento digital, defendidas por Durrant e Green (2001), Snyder (2001), Lankshear e Knobel (2005, 2007) e Buzato (2006, 2009). A partir dessas referências teóricas, argumenta-se que o professor, no contexto pós-moderno, é um agente de letramento por excelência e que o desenvolvimento de seu letramento digital é um processo identitário. Para dar visão à agenda de pesquisa contemporânea brasileira, a metanálise qualitativa foi escolhida como metodologia para auxiliar a sistematizar o grande volume de pesquisas já desenvolvidas no Brasil, no sentido de permitir a construção de conhecimento atualizado e a busca por caminhos futuros. Nesse sentido, 4 teses e 28 dissertações, dentre 2003 a 2013, foram selecionadas para análise por se tratarem de estudos primários, foco da metanálise qualitativa, e por serem textos representativos de pesquisas acadêmicas em nível de Mestrado e Doutorado no Brasil. A descrição da agenda, sugerida nesta tese, é de que pesquisas brasileiras enfatizam uma área orientada com foco na dimensão operacional do letramento digital. Outrossim, os Discursos dos professores de línguas frente ao uso das tecnologias sofrem mudanças positivas quando há fomento à formação docente. A nova agenda de pesquisa indica novos temas a serem pesquisados, tais como: as três dimensões do letramento digital; as relações de poder implicadas na tríade professor-estudante-tecnologia; e a adaptabilidade e agência do professor de línguas.
id UCPe_67a7d03e36f20b95b50da15b34f2b8bc
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/543
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling Metanálise qualitativa de investigação brasileira sobre letramento digital na formação de professores de línguasletramento digital; formação de professores de línguas; metanálise qualitativaLINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA##-552208380650306735##600A revolução tecnológica, centrada em computadores, informação, comunicação e tecnologias multimídias, está remodelando a maneira como as pessoas trabalham, como se comunicam e o que fazem em seus horários de lazer. Nesse sentido, em um mundo mediado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, pesquisas sobre letramentos na educação e formação de professores de línguas não podem ignorar que a tecnologia influencia, molda e transforma práticas de interação cotidianas. Em função disso, esta pesquisa, situada na Linguística Aplicada, tem por objetivo sistematizar e discutir o estado da arte de pesquisas brasileiras sobre letramentos digitais no que se referem às práticas pedagógicas de professores de línguas em formação inicial e/ou continuada, a fim de apresentar o conhecimento já elaborado. Desse objetivo geral, desdobram-se os seguintes objetivos específicos: sistematizar os objetivos, as justificativas, o quadro teórico de referência, os procedimentos metodológicos e os resultados encontrados que ajudem a compor o estado da arte; identificar e compreender, em teses e dissertações brasileiras, as concepções de letramento digital e as dimensões do letramento digital valorizadas; identificar e descrever os Discursos que emergem das práticas pedagógicas dos professores de línguas sobre letramento digital nesse contexto específico e discutir a agenda de pesquisa brasileira contemporânea. Como perspectiva teórica, a pesquisa está embasada nos Novos Estudos do Letramento, defendidos por Street (1995, 2003), Gee (1999), Barton e Hamilton (2000), Dionísio (2006), Fischer (2007, 2011), que têm sido centrais na teorização da complexidade dos letramentos como práticas histórica, cultural e socialmente situadas, bem como nas concepções de letramento digital, defendidas por Durrant e Green (2001), Snyder (2001), Lankshear e Knobel (2005, 2007) e Buzato (2006, 2009). A partir dessas referências teóricas, argumenta-se que o professor, no contexto pós-moderno, é um agente de letramento por excelência e que o desenvolvimento de seu letramento digital é um processo identitário. Para dar visão à agenda de pesquisa contemporânea brasileira, a metanálise qualitativa foi escolhida como metodologia para auxiliar a sistematizar o grande volume de pesquisas já desenvolvidas no Brasil, no sentido de permitir a construção de conhecimento atualizado e a busca por caminhos futuros. Nesse sentido, 4 teses e 28 dissertações, dentre 2003 a 2013, foram selecionadas para análise por se tratarem de estudos primários, foco da metanálise qualitativa, e por serem textos representativos de pesquisas acadêmicas em nível de Mestrado e Doutorado no Brasil. A descrição da agenda, sugerida nesta tese, é de que pesquisas brasileiras enfatizam uma área orientada com foco na dimensão operacional do letramento digital. Outrossim, os Discursos dos professores de línguas frente ao uso das tecnologias sofrem mudanças positivas quando há fomento à formação docente. A nova agenda de pesquisa indica novos temas a serem pesquisados, tais como: as três dimensões do letramento digital; as relações de poder implicadas na tríade professor-estudante-tecnologia; e a adaptabilidade e agência do professor de línguas.The technological revolution, centered on computers, information, communication and multimedia technologies, is reshaping the way people work, how they communicate and what they do in their leisure time. In this sense, in a world mediated by Digital Information and Communication Technologies, research on literacies in language teacher education and training cannot ignore that technology influences, molds and transforms everyday interaction practices. As a result, this investigation, located in Applied Linguistics, aims to systematize and discuss the state of the art of Brazilian research on digital literacies in reference to pedagogical practices of language teachers in initial and/or continued training in order to show the knowledge already developed. From this overall objective, the following specific objectives were derived: systematize the objectives, the justifications, the theoretical framework, methodological procedures and the results that help make up the state of the art; identify and understand, in Brazilian theses and doctoral dissertations, the concepts of digital literacy and valued dimensions of digital literacy; identify and describe the Discourses that emerge from the pedagogical practices of language teachers on digital literacy in this specific context and discuss the contemporary Brazilian research agenda. As a theoretical perspective, this study is grounded in the New Literacy Studies, defended by Street (1995, 2003), Gee (1999), Barton and Hamilton (2000), Dionísio (2006), Fischer (2007, 2011), which have been central to the theorizing of complexity in literacies, seen as historical practices, culturally and socially situated, as well as on conceptions of digital literacy, defended by Durrant and Green (2001), Snyder (2001), Lankshear and Knobel (2005, 2007) and Buzato (2006, 2009). From these theoretical references, we argue that the teacher, in the postmodern context, is a literacy agent par excellence and that the development of his/her digital literacy is an identity process. In order to describe the Brazilian contemporary research agenda, qualitative meta-analysis was chosen as a methodology to systematize the large volume of research developed in Brazil, thus allowing the construction of updated knowledge and the search for new pathways. In this regard, 28 theses and 4 doctoral dissertations, from 2003 to 2013, were selected for analysis as primary studies, which is the focus of qualitative meta-analysis, and for being representative texts of academic research in Graduate Programs in Brazil. The description of the agenda, suggested in this doctoral dissertation, is that Brazilian studies emphasizes a research-oriented area with the focus on the operational dimension of digital literacy. Furthermore, the language teachers Discourses on the use of technologies undergo positive changes when there is an emphasis on teacher training. The new research agenda suggests new topics to be researched, such as: the three dimensions of digital literacy; the power relations involved in the teacher-student-technology triad, and language teacher adaptability and agency.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Letras##8902948520591898764##600Leffa, Vilson Joséhttp://lattes.cnpq.br/7239316228662609Fischer, Adrianahttp://lattes.cnpq.br/3344987638930485Fialho, Vanessa Ribashttp://lattes.cnpq.br/3858909434538236Scheifer, Camila Lawsonhttp://lattes.cnpq.br/2951962385166339Bohn, Hilário Inaciohttp://lattes.cnpq.br/0157693202617991Pinto, Cândida Martins2016-11-24T15:42:27Z2015-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPinto, Cândida Martins. Metanálise qualitativa de investigação brasileira sobre letramento digital na formação de professores de línguas. 2015. 169 f. Tese( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas,Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/543porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/543Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Metanálise qualitativa de investigação brasileira sobre letramento digital na formação de professores de línguas
title Metanálise qualitativa de investigação brasileira sobre letramento digital na formação de professores de línguas
spellingShingle Metanálise qualitativa de investigação brasileira sobre letramento digital na formação de professores de línguas
Pinto, Cândida Martins
letramento digital; formação de professores de línguas; metanálise qualitativa
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
title_short Metanálise qualitativa de investigação brasileira sobre letramento digital na formação de professores de línguas
title_full Metanálise qualitativa de investigação brasileira sobre letramento digital na formação de professores de línguas
title_fullStr Metanálise qualitativa de investigação brasileira sobre letramento digital na formação de professores de línguas
title_full_unstemmed Metanálise qualitativa de investigação brasileira sobre letramento digital na formação de professores de línguas
title_sort Metanálise qualitativa de investigação brasileira sobre letramento digital na formação de professores de línguas
author Pinto, Cândida Martins
author_facet Pinto, Cândida Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leffa, Vilson José
http://lattes.cnpq.br/7239316228662609
Fischer, Adriana
http://lattes.cnpq.br/3344987638930485
Fialho, Vanessa Ribas
http://lattes.cnpq.br/3858909434538236
Scheifer, Camila Lawson
http://lattes.cnpq.br/2951962385166339
Bohn, Hilário Inacio
http://lattes.cnpq.br/0157693202617991
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Cândida Martins
dc.subject.por.fl_str_mv letramento digital; formação de professores de línguas; metanálise qualitativa
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
topic letramento digital; formação de professores de línguas; metanálise qualitativa
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
description A revolução tecnológica, centrada em computadores, informação, comunicação e tecnologias multimídias, está remodelando a maneira como as pessoas trabalham, como se comunicam e o que fazem em seus horários de lazer. Nesse sentido, em um mundo mediado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, pesquisas sobre letramentos na educação e formação de professores de línguas não podem ignorar que a tecnologia influencia, molda e transforma práticas de interação cotidianas. Em função disso, esta pesquisa, situada na Linguística Aplicada, tem por objetivo sistematizar e discutir o estado da arte de pesquisas brasileiras sobre letramentos digitais no que se referem às práticas pedagógicas de professores de línguas em formação inicial e/ou continuada, a fim de apresentar o conhecimento já elaborado. Desse objetivo geral, desdobram-se os seguintes objetivos específicos: sistematizar os objetivos, as justificativas, o quadro teórico de referência, os procedimentos metodológicos e os resultados encontrados que ajudem a compor o estado da arte; identificar e compreender, em teses e dissertações brasileiras, as concepções de letramento digital e as dimensões do letramento digital valorizadas; identificar e descrever os Discursos que emergem das práticas pedagógicas dos professores de línguas sobre letramento digital nesse contexto específico e discutir a agenda de pesquisa brasileira contemporânea. Como perspectiva teórica, a pesquisa está embasada nos Novos Estudos do Letramento, defendidos por Street (1995, 2003), Gee (1999), Barton e Hamilton (2000), Dionísio (2006), Fischer (2007, 2011), que têm sido centrais na teorização da complexidade dos letramentos como práticas histórica, cultural e socialmente situadas, bem como nas concepções de letramento digital, defendidas por Durrant e Green (2001), Snyder (2001), Lankshear e Knobel (2005, 2007) e Buzato (2006, 2009). A partir dessas referências teóricas, argumenta-se que o professor, no contexto pós-moderno, é um agente de letramento por excelência e que o desenvolvimento de seu letramento digital é um processo identitário. Para dar visão à agenda de pesquisa contemporânea brasileira, a metanálise qualitativa foi escolhida como metodologia para auxiliar a sistematizar o grande volume de pesquisas já desenvolvidas no Brasil, no sentido de permitir a construção de conhecimento atualizado e a busca por caminhos futuros. Nesse sentido, 4 teses e 28 dissertações, dentre 2003 a 2013, foram selecionadas para análise por se tratarem de estudos primários, foco da metanálise qualitativa, e por serem textos representativos de pesquisas acadêmicas em nível de Mestrado e Doutorado no Brasil. A descrição da agenda, sugerida nesta tese, é de que pesquisas brasileiras enfatizam uma área orientada com foco na dimensão operacional do letramento digital. Outrossim, os Discursos dos professores de línguas frente ao uso das tecnologias sofrem mudanças positivas quando há fomento à formação docente. A nova agenda de pesquisa indica novos temas a serem pesquisados, tais como: as três dimensões do letramento digital; as relações de poder implicadas na tríade professor-estudante-tecnologia; e a adaptabilidade e agência do professor de línguas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-18
2016-11-24T15:42:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pinto, Cândida Martins. Metanálise qualitativa de investigação brasileira sobre letramento digital na formação de professores de línguas. 2015. 169 f. Tese( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas,Pelotas.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/543
identifier_str_mv Pinto, Cândida Martins. Metanálise qualitativa de investigação brasileira sobre letramento digital na formação de professores de línguas. 2015. 169 f. Tese( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas,Pelotas.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Letras#
#8902948520591898764#
#600
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Letras#
#8902948520591898764#
#600
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1809095178153099264