Estrutura Fatorial do WISC-III em crianças com dificuldades de aprendizagem: uma validação em amostra brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/102 |
Resumo: | A adaptação de um instrumento psicológico a outro meio cultural requer que sejam revisadas suas normas, sua validade e sua fidedignidade. Apesar de o WISC-III já ter sido adaptado ao contexto brasileiro, novos estudos sobre a verificação de sua validade de construto devem realizar-se quando utilizado em grupos clínicos. Este trabalho contribui a essa pesquisa e à investigação do modelo fatorial mais adequado para crianças brasileiras com dificuldades de aprendizagem (DA). Foram analisados 263 protocolos do teste WISC-III de alunos de escolas públicas encaminhados por seus professores para avaliação psicológica por apresentarem dificuldades em leitura, escrita e/ou aritmética. Foram utilizadas as técnicas estatísticas da Análise Fatorial Exploratória e da Análise Fatorial Confirmatória. O presente estudo, além de corroborar a estrutura fatorial definida na padronização brasileira, vai ao encontro dos resultados da pesquisa internacional quanto à definição do modelo de quatro fatores como o de melhor ajuste para o grupo clínico DA. Apesar de também ter identificado dois modelos trifatoriais como vantajosos quanto ao ajuste, parcimônia e interpretabilidade teórica, a estrutura quadrifatorial é a mais indicada para interpretar clinicamente as pontuações que expressam as habilidades cognitivas do grupo DA, uma vez que permite aproveitar as normas existentes do WISC-III para a população geral |
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Estrutura Fatorial do WISC-III em crianças com dificuldades de aprendizagem: uma validação em amostra brasileiraFACTOR STRUCTURE OF THE WISC-III FOR CHILDREN WITH LEARNING DISABILITIES: A BRAZILIAN VALIDATIONavaliação da inteligênciaWISC-IIIestrutura fatorialdificuldades de aprendizagemvalidade de construtoAssessment of intelligenceWISC-IIIFactor structureLearning disabilitiesConstruct validityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAA adaptação de um instrumento psicológico a outro meio cultural requer que sejam revisadas suas normas, sua validade e sua fidedignidade. Apesar de o WISC-III já ter sido adaptado ao contexto brasileiro, novos estudos sobre a verificação de sua validade de construto devem realizar-se quando utilizado em grupos clínicos. Este trabalho contribui a essa pesquisa e à investigação do modelo fatorial mais adequado para crianças brasileiras com dificuldades de aprendizagem (DA). Foram analisados 263 protocolos do teste WISC-III de alunos de escolas públicas encaminhados por seus professores para avaliação psicológica por apresentarem dificuldades em leitura, escrita e/ou aritmética. Foram utilizadas as técnicas estatísticas da Análise Fatorial Exploratória e da Análise Fatorial Confirmatória. O presente estudo, além de corroborar a estrutura fatorial definida na padronização brasileira, vai ao encontro dos resultados da pesquisa internacional quanto à definição do modelo de quatro fatores como o de melhor ajuste para o grupo clínico DA. Apesar de também ter identificado dois modelos trifatoriais como vantajosos quanto ao ajuste, parcimônia e interpretabilidade teórica, a estrutura quadrifatorial é a mais indicada para interpretar clinicamente as pontuações que expressam as habilidades cognitivas do grupo DA, uma vez que permite aproveitar as normas existentes do WISC-III para a população geralThe adaptation of a psychological instrument to another cultural environment requires that its rules, validity and reliability be revised. Although the WISC-III has already been adapted to the Brazilian context, further studies on the verification of its construction validity should be performed when used in clinical groups. This work contributes to this research and to the investigation of a factorial model that is more appropriate for Brazilian children with learning disabilities (LD). An amount of 263 WISC-III test protocols performed in public school students referred by their teachers by having difficulties in reading, writing and/or arithmetic after a psychological evaluation were analyzed. Statistical techniques of Exploratory Factor Analysis and Confirmatory Factor Analysis were performed. This study, besides corroborating the factor structure defined in the Brazilian standardization, meets the results of the international research for the definition of four-factor model as the best adjusting for the LD population. Although we also have identified two three-factor models as advantageous as to the fit, parsimony and theoretical interpretability, the four-factorial structure is the most suitable for clinical interpretation of the scores that express the AD group cognitive abilities, since it allows us to leverage existing standards of WISC -III for the general populationUniversidade Catolica de PelotassaúdeBRUcpelMestrado em Saúde e ComportamentoFigueiredo, Vera Lúcia Marques deCPF:31492274020http://lattes.cnpq.br/5129255269141998Silva, Ricardo Azevedo daCPF:30184479053http://lattes.cnpq.br/8795197544874093Vidal, Francisco Antonio Soto2016-03-22T17:26:22Z2010-07-202010-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIDAL, Francisco Antonio Soto. FACTOR STRUCTURE OF THE WISC-III FOR CHILDREN WITH LEARNING DISABILITIES: A BRAZILIAN VALIDATION. 2010. 56 f. Dissertação (Mestrado em saúde) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2010.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/102porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
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