Você se vê naquilo que vê? Representações de família em comerciais e seus efeitos de sentido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Lucas Martins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/368
Resumo: Investigar imagens de família na contemporaneidade faz-se importante, uma vez que sua constituição tradicional vem sendo alterada substancialmente. Embora essa temática tenha passado por várias reflexões em diferentes campos de estudo, propomos discuti-la através do aparato teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, como vem sendo desenvolvida no Brasil, levando em consideração os dizeres midiáticos. Vinculamos à família a questão midiática, porque somos, diariamente, expostos aos comerciais de televisão em que diferentes formações ideológicas se fazem presentes, produzindo efeitos de sentido ligados a diferentes elementos da memória do dizer. Pretendemos, assim, confrontar os ditos midiáticos em relação aos ditos de sujeitos telespectadores, atingindo, através de nosso gesto interpretativo, os efeitos de sentido dessa relação mídia televisiva x sujeito. Para a composição do corpus desta dissertação, primeiramente, trabalhamos com alunos do terceiro ano do Ensino Médio que responderam, através da escrita de um verbete, à pergunta: o que é família? Em seguida, esses sujeitos foram submetidos a dois comerciais de televisão, cada qual, aparentemente, relacionadoa uma formação ideológica diferente uma moderna e outra contemporânea , para, então, escreverem um novo verbete. A partir dessas materialidades discursivas e, tendo como parâmetro analítico as modalidades discursivas de Pêcheux (1988) identificação, contraidentificação e desidentificação , procuramos analisar o tipo de relação estabelecida pelos sujeitos com os pressupostos ideológicos a(re)presentados
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