Transtorno de ansiedade social materno e desenvolvimento motor dos filhos aos 3 meses de idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Lidiane Aguiar
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/809
Resumo: Introdução: Entre os transtornos de ansiedade, está o Transtorno de Ansiedade Social (TAS), caracterizado por um medo intenso e persistente de julgamento diante de situações sociais. Já o desenvolvimento motor infantil pode ser entendido como um processo sequencial, contínuo e relacionado à idade cronológica, pelo qual o ser humano adquire uma série de habilidades motoras, as quais progridem de movimentos simples e desorganizados para a execução de habilidades motoras altamente organizadas e complexas. Sugere-se que quando há prejuízo na interação social materna os estímulos que são passados para o bebê podem ser limitados, gerando assim uma série de limitações que podem se estender durante toda a vida. Objetivo: Associar o TAS materno no pósparto, assim como fatores ambientais e psicossociais, ao desenvolvimento motor dos filhos aos três meses de idade. Método: Estudo transversal aninhado a uma coorte, de base populacional, que desde 2016 acompanha mulheres no período gestacional até o desenvolvimento do bebê aos 3 meses de idade, na cidade de Pelotas/RS. Para avaliar a presença do TAS materno foi utilizada a Mini International Neuropsychiatric Interview Plus e, para avaliar o desenvolvimento motor dos filhos foram utilizadas a Bayley Scales of Infant Development III e a Infant Motor Scale of Alberta. Além disso, foi aplicado um questionário geral, pré codificado e semi-estruturado para coletar informações maternas e de nascimento do bebê. As análises dos dados foram realizadas no programa estatístico SPSS 23.0 por análise univariada, bivariada e multivariada através de regressão linear múltipla. Resultados: Menores escores em ambas as escalas de desenvolvimento motor dos filhos estiveram associados a prematuridade e baixo peso ao nascer das crianças. Porém o desenvolvimento motor não apresentou relação com a presença de TAS materno aos três meses pós-parto. Discussão: Nesta avaliação não foi observado prejuízo no desenvolvimento motor nos filhos de mãe com TAS. Porém, este resultado não exclui a presença de um impacto negativo na vida dos filhos a longo prazo, já que o psiquismo da criança ainda está em desenvolvimento, sugerindo assim a continuidade dos estudos sobre o tema.
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spelling Transtorno de ansiedade social materno e desenvolvimento motor dos filhos aos 3 meses de idadetranstorno de ansiedade social; desenvolvimento motor; ansiedade maternasocial anxiety disorder; motor development; maternal anxiety.CIENCIAS DA SAUDEIntrodução: Entre os transtornos de ansiedade, está o Transtorno de Ansiedade Social (TAS), caracterizado por um medo intenso e persistente de julgamento diante de situações sociais. Já o desenvolvimento motor infantil pode ser entendido como um processo sequencial, contínuo e relacionado à idade cronológica, pelo qual o ser humano adquire uma série de habilidades motoras, as quais progridem de movimentos simples e desorganizados para a execução de habilidades motoras altamente organizadas e complexas. Sugere-se que quando há prejuízo na interação social materna os estímulos que são passados para o bebê podem ser limitados, gerando assim uma série de limitações que podem se estender durante toda a vida. Objetivo: Associar o TAS materno no pósparto, assim como fatores ambientais e psicossociais, ao desenvolvimento motor dos filhos aos três meses de idade. Método: Estudo transversal aninhado a uma coorte, de base populacional, que desde 2016 acompanha mulheres no período gestacional até o desenvolvimento do bebê aos 3 meses de idade, na cidade de Pelotas/RS. Para avaliar a presença do TAS materno foi utilizada a Mini International Neuropsychiatric Interview Plus e, para avaliar o desenvolvimento motor dos filhos foram utilizadas a Bayley Scales of Infant Development III e a Infant Motor Scale of Alberta. Além disso, foi aplicado um questionário geral, pré codificado e semi-estruturado para coletar informações maternas e de nascimento do bebê. As análises dos dados foram realizadas no programa estatístico SPSS 23.0 por análise univariada, bivariada e multivariada através de regressão linear múltipla. Resultados: Menores escores em ambas as escalas de desenvolvimento motor dos filhos estiveram associados a prematuridade e baixo peso ao nascer das crianças. Porém o desenvolvimento motor não apresentou relação com a presença de TAS materno aos três meses pós-parto. Discussão: Nesta avaliação não foi observado prejuízo no desenvolvimento motor nos filhos de mãe com TAS. Porém, este resultado não exclui a presença de um impacto negativo na vida dos filhos a longo prazo, já que o psiquismo da criança ainda está em desenvolvimento, sugerindo assim a continuidade dos estudos sobre o tema.Introduction: The development of motor competence during infancy can be understood as a sequential and continuous process related to chronological age by which the human being acquires a series of motor skills, that progress from simple and disorganized movements to the execution of highly organized and complex motor skills. Several factors may put at risk the normal course of a child’s development. The main characteristics associated to motor retardation are: to be male, low weight at birth, prematurity, neonatal infections, innutrition, low socioeconomic conditions, precarious education level of parents, and maternal disorders as anxiety and depression. Among anxiety disorders is Social Anxiety Disorder (SAD), characterized by an intense and persistent fear of judgment in social situations. It is suggested that, when there is impairment in the mother’s social interaction, the stimuli passed on to the baby may be limited, generating a series of limitations that can extend throughout life. Objective: To associate maternal Social Anxiety Disorder and environmental and psychosocial factors to motor development of children at three month of age. Methods: Cross-sectional study nested in a cohort population-based, accompanying women in the gestational period since 2016 until the development of the baby at three months of the age, in the municipality of Pelotas, RS. We use Mini International Neuropsychiatric Interview Plus to assess the presence of maternal Social Anxiety Disorder and depression, and Bayly Scales of Infant Development III and Infant Motor Scale of Alberta to assess motor development of the children. A socio-demographic questionnaire is also used to collect information from the mother and from the baby birth. All the pregnant women who agreed to participate in the study signed a Free Informed Consent Form; those women presenting Social Anxiety Disorder are referred for the Basic Healthcare Units and Health Campus of Universidade Católica de Pelotas. Those presenting depression are referred for study psychotherapy, referring to the larger study. Mothers of babies with low score in the motor development scale are guided to a better stimulation of their children. Expected results: It is expected to find children presenting lower scores in motor development whose mothers suffer from Social Anxiety Disorder when comparing with children whose mothers do not suffer from that disorder.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias da SaudeBrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Saude ComportamentoMATOS, Mariana Bonati de3140418292917605http://lattes.cnpq.br/3140418292917605TRETTIM, Jéssica Puchalski0440010061596194http://lattes.cnpq.br/0440010061596194QUEVEDO, Luciana de Ávila3173911113915364http://lattes.cnpq.br/3173911113915364FERREIRA, Lidiane Aguiar2020-07-29T12:28:37Z2019-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Lidiane Aguiar. Transtorno de ansiedade social materno e desenvolvimento motor dos filhos aos 3 meses de idade. 2019.75 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Saude Comportamento) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/809porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:jspui/809Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
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