Transexualidade, cinema e linguagem: dialogando com Kátia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/379 |
Resumo: | Pretendo dialogar, através deste trabalho, com os olhares epistêmicos das teorias de gênero (gender), feminista, queer, dialógica, cultural, crítica e transdisciplinar a fim de observar/interpretar a trajetória de Kátia Tapety, pessoa/personagem central do longa-metragem documental que será analisado nesta pesquisa, uma vez que está relacionado à construção identitária desta transexual construída discursivamente. O gênero cinematográfico é um artefato cultural/discursivo, no qual posicionamentos políticos e ideológicos são negociados, carregando em si marcas de gênero, sexualidade, classe etc. Por filiar-se a uma perspectiva da Linguística Aplicada indisciplinar e transdisciplinar (MOITA LOPES, 2008), esta pesquisa buscará direcionar seu olhar para aqueles/as que, de um modo ou de outro, ficam nas margens sociais, neste caso específico os/as travestis e transexuais. Isto significa observar uma série de pressupostos teórico-metodológicos: linguagem (BAKHTIN, 2006), cultura (WILLIANS, 1969), relações de poder (FOUCAULT, 2011), habitus (BOURDIEU, 2007), performatividade (BUTLER, 2013), dentre outros. Por meio de uma análise dialógica, verifico que o discurso de/sobre Kátia configura-se em um rompimento com o discurso naturalizado existente sobre a linearidade entre sexo-gênero-sexualidade, quando esta sai pelas ruas de sua cidade à vontade, veste-se como gosta e age em luta por seus direitos e cumpre seus deveres como cidadã. Entretanto, quando para feminilizar-se , busca auxílio masculino para o trabalho mais rude na roça, dar alimento aos animais, anseia por um relacionamento amoroso, Kátia mantém o habitus, o estereótipo patriarcal de sexualidade feminina. Creio, por fim, que talvez seu olhar sobre o feminino e o masculino esteja ainda muito dicotômico, estanque e um pouco suplantado, embora reconheça que o desvincular-se da norma sexual binária não seja uma atitude simples, dentro de sua realidade Kátia procura enquadrar-se em estereótipos mais ou menos esperados para os gêneros em que transita. |
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Transexualidade, cinema e linguagem: dialogando com Kátiatransexualidadecinemaidentidadeculturatransexualidad, cine, lenguaje, identidad, culturaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAPretendo dialogar, através deste trabalho, com os olhares epistêmicos das teorias de gênero (gender), feminista, queer, dialógica, cultural, crítica e transdisciplinar a fim de observar/interpretar a trajetória de Kátia Tapety, pessoa/personagem central do longa-metragem documental que será analisado nesta pesquisa, uma vez que está relacionado à construção identitária desta transexual construída discursivamente. O gênero cinematográfico é um artefato cultural/discursivo, no qual posicionamentos políticos e ideológicos são negociados, carregando em si marcas de gênero, sexualidade, classe etc. Por filiar-se a uma perspectiva da Linguística Aplicada indisciplinar e transdisciplinar (MOITA LOPES, 2008), esta pesquisa buscará direcionar seu olhar para aqueles/as que, de um modo ou de outro, ficam nas margens sociais, neste caso específico os/as travestis e transexuais. Isto significa observar uma série de pressupostos teórico-metodológicos: linguagem (BAKHTIN, 2006), cultura (WILLIANS, 1969), relações de poder (FOUCAULT, 2011), habitus (BOURDIEU, 2007), performatividade (BUTLER, 2013), dentre outros. Por meio de uma análise dialógica, verifico que o discurso de/sobre Kátia configura-se em um rompimento com o discurso naturalizado existente sobre a linearidade entre sexo-gênero-sexualidade, quando esta sai pelas ruas de sua cidade à vontade, veste-se como gosta e age em luta por seus direitos e cumpre seus deveres como cidadã. Entretanto, quando para feminilizar-se , busca auxílio masculino para o trabalho mais rude na roça, dar alimento aos animais, anseia por um relacionamento amoroso, Kátia mantém o habitus, o estereótipo patriarcal de sexualidade feminina. Creio, por fim, que talvez seu olhar sobre o feminino e o masculino esteja ainda muito dicotômico, estanque e um pouco suplantado, embora reconheça que o desvincular-se da norma sexual binária não seja uma atitude simples, dentro de sua realidade Kátia procura enquadrar-se em estereótipos mais ou menos esperados para os gêneros em que transita.Pretendo dialogar, por medio de este trabajo, con las miradas epistémicas de las teorías de género (gender), feminista, queer, dialógica, cultural, crítica y transdisciplinaria con el fin de observar/interpretar la trayectoria de Kátia Tapety, persona/personaje central del largometraje documental que se lo analizará en esta investigación, ya que está relacionado a la construcción identitaria de esta transexual construida discursivamente. El género cinematográfico es un artefacto cultural/discursivo, en el que posicionamientos políticos e ideológicos son negociados, llevando en si marcas de género, sexualidad, clase, etc. Como se afilia a una perspectiva de la Lingüística Aplicada indisciplinaría y transdisciplinaria (MOITA LOPES, 2008), esta investigación buscará direccionar su mirada a aquellos/as que, de una manera u otra, se quedan a las márgenes sociales, en este caso específico los/las travestis y transexuales. Esto significa observar una serie de presupuestos teórico metodológicos: lenguaje (BAKHTIN, 2006), cultura (WILLIANS, 1969), relaciones de poder (FOUCAULT, 2011), habitus (BOURDIEU, 2007), performatividad (BUTLER, 2013), entre otros. Por medio de un análisis dialógico, verifico que el discurso de/acerca de Kátia se configura en un rompimiento con el discurso naturalizado existente acerca de la linealidad entre sexo-género-sexualidad, cuando ella sale por las calles de su ciudad a gusto, se viste como le gusta, actúa luchando por sus derechos y cumple sus deberes como ciudadana. Sin embargo, cuando, para femenilizarse , busca auxilio masculino para el trabajo más rudo en el campo, dar alimento a los animales, anhela por un relacionamiento amoroso, Kátia mantiene el habitus, el estereotipo patriarcal de sexualidad femenina. Creo, por fin, que tal vez su mirada sobre el femenino y el masculino esté todavía muy dicotómica, estanque y un poco suplantada, aunque reconozca que el desvincularse de la norma sexual binaria no sea una actitud simple, dentro de su realidad Kátia busca encuadrarse en estereotipos más o menos esperados para los géneros entre los cuales transitaUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasBohn, Hilário InácioCPF:16584970906http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727299A6Gonçalves, Cássia Rodrigues2016-03-22T17:27:35Z2015-09-212014-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONÇALVES, Cássia Rodrigues. Transexualidade, cinema e linguagem: dialogando com Kátia. 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2014.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/379porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/379Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
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