A INTERAÇÃO EM FÓRUM DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Félix, Sylvia Furtado
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/157
Resumo: A grande expansão do ensino a distância, no Brasil e no mundo, tem gerado a necessidade de mais estudos na área, não só para descrever o ensino como ele é, mas também, e principalmente, para descrever como ele deveria ser. Um dos aspectos essenciais na aprendizagem a distância envolve a questão da interação entre alunos, professores e as ferramentas que compõem esse ensino, com ênfase especial nos fóruns de discussão. O presente estudo tem por objetivo descrever a interação no fórum de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O trabalho tem como base a Teoria da Atividade, de Vygotsky, Leontiev e Engestrom, que postula que toda a ação é motivada por um objetivo e mediada por uma ferramenta. O estudo, de natureza qualitativa, busca descrever as trocas de ideias na plataforma Moodle de ensino, bem como perceber os fatores linguísticos que interferem em tal processo, com base na Análise da Conversação. Os dados de três fóruns de uma disciplina de um curso de espanhol a distância, em nível de graduação, foram coletados e analisados. Os resultados mostraram que o ensino, apesar de todos os recursos propiciados pelas novas tecnologias, ainda se encontra centrado no professor
id UCPe_83c9d0a17ba51d1cb63c197c04dbaa33
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/157
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling A INTERAÇÃO EM FÓRUM DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEMinteração virtualeducação a distânciaTeoria da Atividadevirtual interactiondistance learningActivity TheoryCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAA grande expansão do ensino a distância, no Brasil e no mundo, tem gerado a necessidade de mais estudos na área, não só para descrever o ensino como ele é, mas também, e principalmente, para descrever como ele deveria ser. Um dos aspectos essenciais na aprendizagem a distância envolve a questão da interação entre alunos, professores e as ferramentas que compõem esse ensino, com ênfase especial nos fóruns de discussão. O presente estudo tem por objetivo descrever a interação no fórum de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O trabalho tem como base a Teoria da Atividade, de Vygotsky, Leontiev e Engestrom, que postula que toda a ação é motivada por um objetivo e mediada por uma ferramenta. O estudo, de natureza qualitativa, busca descrever as trocas de ideias na plataforma Moodle de ensino, bem como perceber os fatores linguísticos que interferem em tal processo, com base na Análise da Conversação. Os dados de três fóruns de uma disciplina de um curso de espanhol a distância, em nível de graduação, foram coletados e analisados. Os resultados mostraram que o ensino, apesar de todos os recursos propiciados pelas novas tecnologias, ainda se encontra centrado no professorThe great expansion of distance learning, in Brazil and in the world, has created the need of more studies in the area, not only to describe teaching as it is, but also, and mainly, to describe it as it should be. One of the essential aspects in distance learning involves the issue of interaction between teachers, students and the tools that make up this kind of teaching, with special emphasis on the discussion forums. The objective of this study is to describe interaction in a Learning Management System (LMS) forum. The investigation has its basis on Activity Theory, as proposed by Vygotsky, Leontiev and Engestrom, which claims that all action is motivated by an objective and mediated by a tool. The study, using a qualitative approach, tries to describe how ideas are exchanged in the Moodle Learning System, along with a definition of the linguistic factors that may impact them, using conversation analysis. The data from three forums in a distance course, with university students of Spanish, were collected and analyzed. The results showed that teaching, in spite of all the resources provided by the new technologies, is still centered on the teacherUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasLeffa, Vilson JoseCPF:00757110010http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5Félix, Sylvia Furtado2016-03-22T17:26:33Z2011-08-222011-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFÉLIX, Sylvia Furtado. A INTERAÇÃO EM FÓRUM DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2011.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/157porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/157Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A INTERAÇÃO EM FÓRUM DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
title A INTERAÇÃO EM FÓRUM DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
spellingShingle A INTERAÇÃO EM FÓRUM DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Félix, Sylvia Furtado
interação virtual
educação a distância
Teoria da Atividade
virtual interaction
distance learning
Activity Theory
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short A INTERAÇÃO EM FÓRUM DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
title_full A INTERAÇÃO EM FÓRUM DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
title_fullStr A INTERAÇÃO EM FÓRUM DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed A INTERAÇÃO EM FÓRUM DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
title_sort A INTERAÇÃO EM FÓRUM DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
author Félix, Sylvia Furtado
author_facet Félix, Sylvia Furtado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leffa, Vilson Jose
CPF:00757110010
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5
dc.contributor.author.fl_str_mv Félix, Sylvia Furtado
dc.subject.por.fl_str_mv interação virtual
educação a distância
Teoria da Atividade
virtual interaction
distance learning
Activity Theory
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic interação virtual
educação a distância
Teoria da Atividade
virtual interaction
distance learning
Activity Theory
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description A grande expansão do ensino a distância, no Brasil e no mundo, tem gerado a necessidade de mais estudos na área, não só para descrever o ensino como ele é, mas também, e principalmente, para descrever como ele deveria ser. Um dos aspectos essenciais na aprendizagem a distância envolve a questão da interação entre alunos, professores e as ferramentas que compõem esse ensino, com ênfase especial nos fóruns de discussão. O presente estudo tem por objetivo descrever a interação no fórum de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O trabalho tem como base a Teoria da Atividade, de Vygotsky, Leontiev e Engestrom, que postula que toda a ação é motivada por um objetivo e mediada por uma ferramenta. O estudo, de natureza qualitativa, busca descrever as trocas de ideias na plataforma Moodle de ensino, bem como perceber os fatores linguísticos que interferem em tal processo, com base na Análise da Conversação. Os dados de três fóruns de uma disciplina de um curso de espanhol a distância, em nível de graduação, foram coletados e analisados. Os resultados mostraram que o ensino, apesar de todos os recursos propiciados pelas novas tecnologias, ainda se encontra centrado no professor
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-22
2011-02-25
2016-03-22T17:26:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FÉLIX, Sylvia Furtado. A INTERAÇÃO EM FÓRUM DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2011.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/157
identifier_str_mv FÉLIX, Sylvia Furtado. A INTERAÇÃO EM FÓRUM DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2011.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1811734991296528384