Redução do combustível primário e dos gases poluentes na máquina primária de um grupo gerador à diesel com injeção de hidrogênio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/747 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo avaliar a injeção de gás HHO, proveniente de um gerador de hidrogênio (eletrolisador), em um grupo gerador à diesel. Após a mistura do gás HHO, juntamente com o óleo diesel, foram verificados e comparados nos gases de exaustão, a temperatura do escape, emissão de monóxido de carbono, dióxido de carbono e consumo de combustível primário do motor. Os resultados encontrados permitiram avaliar que, quando o motor foi alimentado com diesel e hidrogênio, houve melhor desempenho, em relação à queima de combustível, se comparado a uma alimentação apenas com o combustível primário. Com velocidade nominal constante, os resultados permitiram concluir que o motor consome menor quantidade de óleo diesel e gerando menos quantidade de gases poluentes (monóxido e dióxido de carbono) usando a injeção de gás HHO. |
id |
UCPe_902ba879e335342b2c27ac102cf0cb31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.ucpel.edu.br:jspui/747 |
network_acronym_str |
UCPe |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository_id_str |
|
spelling |
Redução do combustível primário e dos gases poluentes na máquina primária de um grupo gerador à diesel com injeção de hidrogêniohidrogênio; gases poluentes; consumo específicohydrogen; specific consumption; polluting gasesENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAEste trabalho tem por objetivo avaliar a injeção de gás HHO, proveniente de um gerador de hidrogênio (eletrolisador), em um grupo gerador à diesel. Após a mistura do gás HHO, juntamente com o óleo diesel, foram verificados e comparados nos gases de exaustão, a temperatura do escape, emissão de monóxido de carbono, dióxido de carbono e consumo de combustível primário do motor. Os resultados encontrados permitiram avaliar que, quando o motor foi alimentado com diesel e hidrogênio, houve melhor desempenho, em relação à queima de combustível, se comparado a uma alimentação apenas com o combustível primário. Com velocidade nominal constante, os resultados permitiram concluir que o motor consome menor quantidade de óleo diesel e gerando menos quantidade de gases poluentes (monóxido e dióxido de carbono) usando a injeção de gás HHO.This work aims to evaluate the injection of HHO gas, from a hydrogen generator (electrolyser), into a diesel generator set. After mixing the HHO gas together with the diesel oil, a compression in exhaust gases, exhaust temperature, carbon monoxide emission, carbon dioxide and primary engine fuel consumption. The results allowed to evaluate that, when the engine was fed with diesel and hydrogen, there was a better performance in relation to the burning of fuel, when compared to a feed only with the primary fuel. At constant rated speed, the results allowed us to conclude that the engine consumes a smaller amount of diesel fuel and generating less pollutant gases (monoxide and carbon dioxide) using the HHO gas injection.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e TecnologicasBrasilUCPelMestrado em Engenharia Eletronica e ComputacaoCosta, Eduardo Antônio Césarhttp://lattes.cnpq.br/9974823066634212Souza, Everton Granemannhttp://lattes.cnpq.br/2699479842607845Rossi, Marcelo Lemoshttp://lattes.cnpq.br/8400962253985119Triantafilu, Patrique Borchhardt2018-12-03T10:42:25Z2018-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTriantafilu, Patrique Borchhardt. Redução do combustível primário e dos gases poluentes na máquina primária de um grupo gerador à diesel com injeção de hidrogênio. 2018. 63 f. Dissertação( Mestrado em Engenharia Eletronica e Computacao) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/747porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:jspui/747Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Redução do combustível primário e dos gases poluentes na máquina primária de um grupo gerador à diesel com injeção de hidrogênio |
title |
Redução do combustível primário e dos gases poluentes na máquina primária de um grupo gerador à diesel com injeção de hidrogênio |
spellingShingle |
Redução do combustível primário e dos gases poluentes na máquina primária de um grupo gerador à diesel com injeção de hidrogênio Triantafilu, Patrique Borchhardt hidrogênio; gases poluentes; consumo específico hydrogen; specific consumption; polluting gases ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
title_short |
Redução do combustível primário e dos gases poluentes na máquina primária de um grupo gerador à diesel com injeção de hidrogênio |
title_full |
Redução do combustível primário e dos gases poluentes na máquina primária de um grupo gerador à diesel com injeção de hidrogênio |
title_fullStr |
Redução do combustível primário e dos gases poluentes na máquina primária de um grupo gerador à diesel com injeção de hidrogênio |
title_full_unstemmed |
Redução do combustível primário e dos gases poluentes na máquina primária de um grupo gerador à diesel com injeção de hidrogênio |
title_sort |
Redução do combustível primário e dos gases poluentes na máquina primária de um grupo gerador à diesel com injeção de hidrogênio |
author |
Triantafilu, Patrique Borchhardt |
author_facet |
Triantafilu, Patrique Borchhardt |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Eduardo Antônio César http://lattes.cnpq.br/9974823066634212 Souza, Everton Granemann http://lattes.cnpq.br/2699479842607845 Rossi, Marcelo Lemos http://lattes.cnpq.br/8400962253985119 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Triantafilu, Patrique Borchhardt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
hidrogênio; gases poluentes; consumo específico hydrogen; specific consumption; polluting gases ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
topic |
hidrogênio; gases poluentes; consumo específico hydrogen; specific consumption; polluting gases ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
description |
Este trabalho tem por objetivo avaliar a injeção de gás HHO, proveniente de um gerador de hidrogênio (eletrolisador), em um grupo gerador à diesel. Após a mistura do gás HHO, juntamente com o óleo diesel, foram verificados e comparados nos gases de exaustão, a temperatura do escape, emissão de monóxido de carbono, dióxido de carbono e consumo de combustível primário do motor. Os resultados encontrados permitiram avaliar que, quando o motor foi alimentado com diesel e hidrogênio, houve melhor desempenho, em relação à queima de combustível, se comparado a uma alimentação apenas com o combustível primário. Com velocidade nominal constante, os resultados permitiram concluir que o motor consome menor quantidade de óleo diesel e gerando menos quantidade de gases poluentes (monóxido e dióxido de carbono) usando a injeção de gás HHO. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-03T10:42:25Z 2018-10-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Triantafilu, Patrique Borchhardt. Redução do combustível primário e dos gases poluentes na máquina primária de um grupo gerador à diesel com injeção de hidrogênio. 2018. 63 f. Dissertação( Mestrado em Engenharia Eletronica e Computacao) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas. http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/747 |
identifier_str_mv |
Triantafilu, Patrique Borchhardt. Redução do combustível primário e dos gases poluentes na máquina primária de um grupo gerador à diesel com injeção de hidrogênio. 2018. 63 f. Dissertação( Mestrado em Engenharia Eletronica e Computacao) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas. |
url |
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas Brasil UCPel Mestrado em Engenharia Eletronica e Computacao |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas Brasil UCPel Mestrado em Engenharia Eletronica e Computacao |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) instacron:UCPEL |
instname_str |
Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
instacron_str |
UCPEL |
institution |
UCPEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br |
_version_ |
1801044723772686336 |