Efeitos de intervenção baseada em mindfulness na saúde de estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bilhalva, Júlia Bierhals
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/974
Resumo: As intervenções baseadas em mindfulness vêm se mostrando promissoras na melhora da saúde mental de estudantes universitários. Além disso, estudos demonstram os efeitos de intervenções baseadas em mindfulness na melhora da qualidade de sono de estudantes universitários. Sendo assim, este projeto tem por objetivo avaliar a eficácia de um protocolo de oito semanas baseado em mindfulness na saúde de estudantes universitários. Além disso, serão avaliados os desfechos em aproximadamente dezoito meses após o término da intervenção. Para tal, foi proposto um estudo experimental do tipo ensaio clínico crossover, no qual os indivíduos foram randomizados em grupo intervenção e grupo controle (lista de espera). Foram utilizados os Inventários de Beck para depressão (BDI II) e ansiedade (BAI) para avaliação de sintomas depressivos e sintomas de ansiedade, o Inventário de Qualidade de Sono (PSQI) para avaliação da qualidade de sono e o questionário das cinco facetas mindfulness (FFMQ) para avaliação dos níveis de mindfulness.
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spelling Efeitos de intervenção baseada em mindfulness na saúde de estudantes universitáriosmindfulness; sintomas depressivos; sintomas de ansiedade; qualidade de sonomindfulness; depressive symptoms; symptoms of anxiety; sleep qualityCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINAAs intervenções baseadas em mindfulness vêm se mostrando promissoras na melhora da saúde mental de estudantes universitários. Além disso, estudos demonstram os efeitos de intervenções baseadas em mindfulness na melhora da qualidade de sono de estudantes universitários. Sendo assim, este projeto tem por objetivo avaliar a eficácia de um protocolo de oito semanas baseado em mindfulness na saúde de estudantes universitários. Além disso, serão avaliados os desfechos em aproximadamente dezoito meses após o término da intervenção. Para tal, foi proposto um estudo experimental do tipo ensaio clínico crossover, no qual os indivíduos foram randomizados em grupo intervenção e grupo controle (lista de espera). Foram utilizados os Inventários de Beck para depressão (BDI II) e ansiedade (BAI) para avaliação de sintomas depressivos e sintomas de ansiedade, o Inventário de Qualidade de Sono (PSQI) para avaliação da qualidade de sono e o questionário das cinco facetas mindfulness (FFMQ) para avaliação dos níveis de mindfulness.Mindfulness-based interventions have shown promise in improving the mental health of university students. In addition, studies demonstrate the effects of mindfulness-based interventions on improving sleep quality of university students. Therefore, this project aims to evaluate the effectiveness of an eight-week mindfulness-based protocol on the health of university students. In addition, outcomes will be evaluated at approximately eighteen months after the end of the intervention. To this end, an experimental study of the crossover clinical trial type was proposed, in which individuals were randomized into an intervention group and a control group (waiting list). Beck Depression Inventory (BDI-II) and Beck Anxiety Inventory (BAI) were used to assess depressive symptoms and symptoms of anxiety, respectively. Five Facet Mindfulness Questionnaire (FFMQ) was used to measure the level of mindfulness and Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) was used to measure sleep quality.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias da SaudeBrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Saude ComportamentoJansen, KarenSouza, Luciano Dias de MattosBach, Suelen de LimaBilhalva, Júlia Bierhals2023-02-15T11:26:38Z2022-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBilhalva, Júlia Bierhals. Efeitos de intervenção baseada em mindfulness na saúde de estudantes universitários. 2022.77 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Saude Comportamento) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/974porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2023-02-16T03:00:10Zoai:tede.ucpel.edu.br:jspui/974Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2023-02-16T03:00:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
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