a percepção das entoações nas frases imperativas negativas do inglês por falantes de língua portuguesa - uma análise à luz das teorias prosódica e entoacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Liane Régio
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/475
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo investigar a percepção que falantes de língua portuguesa, da região do sul do Brasil, têm dos diferentes significados vinculados as entoações, decorrentes de proeminências diversas, das frases imperativas negativas do inglês. Na caracterização prosódica, tem-se a análise das Frases Fonológicas (ıs) e Entoacionais (Is), embasada no arcabouço teórico da Fonologia Prosódica, de Nespor e Vogel (1986); propõe-se a análise da organização das Frases Fonológicas na constituição das frases imperativas do inglês como Frases Entoacionais. Quanto à caracterização entoacional, propõe-se a análise dos valores de Frequência Fundamental (F0) das frases imperativas negativas, à luz da Fonologia Entoacional, de Ladd (1996, 2008). A metodologia da pesquisa contou com a coleta de um corpus constituído por dados de percepção das frases imperativas negativas do inglês, obtidos de 30 aprendizes de inglês, entre 18-30 anos, naturais de Pelotas/RS e região, de três níveis de proficiência em inglês: Básico, Intermediário e Avançado. Para a certificação do nível dos aprendizes, todos os participantes do estudo realizaram o Oxford Placement Test (ALLAN, 2004). Os dados de percepção foram coletados por meio de um teste classificado como “teste de julgamento”, com estímulos gravados por falante nativo de inglês. Os resultados foram analisados estatisticamente no software IBM SPSS versão 17.0, e os estímulos foram submetidos à uma análise acústica com o auxílio do software Praat. Os resultados apontaram grande dificuldade dos aprendizes de inglês na identificação dos significados veiculados por frases imperativas negativas, especialmente aqueles de nível elementar, ao considerar-se o nível prosódico da língua, o que foi explicado pelo contorno entoacional de cada tipo de frase, em conformidade com os preceitos da Fonologia Entoacional, bem como pela organização das Frases Fonológicas que compõem a Frase Entoacional, em consonância com os preceitos da Teoria Prosódica.
id UCPe_a5048347cc8cc86f1127b5312caaf436
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/475
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling a percepção das entoações nas frases imperativas negativas do inglês por falantes de língua portuguesa - uma análise à luz das teorias prosódica e entoacionalperception; english negative imperative sentences; english acquisition as ESL; prosodic and intonational theoriespercepção; imperativas negativas do inglês; aquisição de inglês como LE; teoria prosódica; teoria entoacionalLINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA##-552208380650306735##600A presente dissertação tem como objetivo investigar a percepção que falantes de língua portuguesa, da região do sul do Brasil, têm dos diferentes significados vinculados as entoações, decorrentes de proeminências diversas, das frases imperativas negativas do inglês. Na caracterização prosódica, tem-se a análise das Frases Fonológicas (ıs) e Entoacionais (Is), embasada no arcabouço teórico da Fonologia Prosódica, de Nespor e Vogel (1986); propõe-se a análise da organização das Frases Fonológicas na constituição das frases imperativas do inglês como Frases Entoacionais. Quanto à caracterização entoacional, propõe-se a análise dos valores de Frequência Fundamental (F0) das frases imperativas negativas, à luz da Fonologia Entoacional, de Ladd (1996, 2008). A metodologia da pesquisa contou com a coleta de um corpus constituído por dados de percepção das frases imperativas negativas do inglês, obtidos de 30 aprendizes de inglês, entre 18-30 anos, naturais de Pelotas/RS e região, de três níveis de proficiência em inglês: Básico, Intermediário e Avançado. Para a certificação do nível dos aprendizes, todos os participantes do estudo realizaram o Oxford Placement Test (ALLAN, 2004). Os dados de percepção foram coletados por meio de um teste classificado como “teste de julgamento”, com estímulos gravados por falante nativo de inglês. Os resultados foram analisados estatisticamente no software IBM SPSS versão 17.0, e os estímulos foram submetidos à uma análise acústica com o auxílio do software Praat. Os resultados apontaram grande dificuldade dos aprendizes de inglês na identificação dos significados veiculados por frases imperativas negativas, especialmente aqueles de nível elementar, ao considerar-se o nível prosódico da língua, o que foi explicado pelo contorno entoacional de cada tipo de frase, em conformidade com os preceitos da Fonologia Entoacional, bem como pela organização das Frases Fonológicas que compõem a Frase Entoacional, em consonância com os preceitos da Teoria Prosódica.This study aims to investigate the perception that Portuguese speakers, from the southern region of Brazil, have from different meanings conveyed by the intonation, arising from different prominences, of English negative imperative sentences. Concerning the prosodic characterization, there is the analysis of Phonological (ıs) and Intonation (Is) Phrases based on the theoretical framework of Prosodic Phonology of Nespor and Vogel (1986); it is proposed the analysis of the organization of Phonological Phrases when constituting English imperative sentences as Intonational Phrases. As for the intonation characterization, it is proposed to analyze the Fundamental Frequency values (F0) of the negative imperative sentences under the Intonational Phonology theory, from Ladd (1996, 2008). The research methodology included the collection of a corpus consisted of perception data of English negative imperative sentences, obtained from 30 learners of English, between 18-30 years old, from Pelotas/RS and its region, and from three proficiency levels of English: Basic, Intermediate and Advanced. To certify the participants’ level, all of them took the Oxford Placement Test (Allan, 2004). Perception data were collected through a “judgment test”, in which stimulus were recorded by a native English speaker. The results were statistically analyzed in the SPSS software version 17.0, and the stimuli were subjected to acoustic analysis with the aid of the Praat software. The results showed great difficulty of English learners in identifying the meanings conveyed by negative imperative sentences, especially those of basic level, considering the prosodic level of the language, which was explained by the intonation of each type of sentence in accordance with the principles of Phonology Intonational as well as the organization of Phonological Phrases that make up the Intonation Phrase, in line with the precepts of Prosodic Theory.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Letras##8902948520591898764##600Matzenauer, Carmen Lúcia Barretohttp://lattes.cnpq.br/8424037117639177Silva, Susiele Machry dahttp://lattes.cnpq.br/5389305649634357Alves, Ubiratã Kickhofelhttp://lattes.cnpq.br/4418215566179777Lucas, Liane Régio2016-07-29T18:09:32Z2014-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLucas, Liane Régio. a percepção das entoações nas frases imperativas negativas do inglês por falantes de língua portuguesa - uma análise à luz das teorias prosódica e entoacional. 2014. 88 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas .http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/475Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv a percepção das entoações nas frases imperativas negativas do inglês por falantes de língua portuguesa - uma análise à luz das teorias prosódica e entoacional
title a percepção das entoações nas frases imperativas negativas do inglês por falantes de língua portuguesa - uma análise à luz das teorias prosódica e entoacional
spellingShingle a percepção das entoações nas frases imperativas negativas do inglês por falantes de língua portuguesa - uma análise à luz das teorias prosódica e entoacional
Lucas, Liane Régio
perception; english negative imperative sentences; english acquisition as ESL; prosodic and intonational theories
percepção; imperativas negativas do inglês; aquisição de inglês como LE; teoria prosódica; teoria entoacional
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
title_short a percepção das entoações nas frases imperativas negativas do inglês por falantes de língua portuguesa - uma análise à luz das teorias prosódica e entoacional
title_full a percepção das entoações nas frases imperativas negativas do inglês por falantes de língua portuguesa - uma análise à luz das teorias prosódica e entoacional
title_fullStr a percepção das entoações nas frases imperativas negativas do inglês por falantes de língua portuguesa - uma análise à luz das teorias prosódica e entoacional
title_full_unstemmed a percepção das entoações nas frases imperativas negativas do inglês por falantes de língua portuguesa - uma análise à luz das teorias prosódica e entoacional
title_sort a percepção das entoações nas frases imperativas negativas do inglês por falantes de língua portuguesa - uma análise à luz das teorias prosódica e entoacional
author Lucas, Liane Régio
author_facet Lucas, Liane Régio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto
http://lattes.cnpq.br/8424037117639177
Silva, Susiele Machry da
http://lattes.cnpq.br/5389305649634357
Alves, Ubiratã Kickhofel
http://lattes.cnpq.br/4418215566179777
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Liane Régio
dc.subject.por.fl_str_mv perception; english negative imperative sentences; english acquisition as ESL; prosodic and intonational theories
percepção; imperativas negativas do inglês; aquisição de inglês como LE; teoria prosódica; teoria entoacional
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
topic perception; english negative imperative sentences; english acquisition as ESL; prosodic and intonational theories
percepção; imperativas negativas do inglês; aquisição de inglês como LE; teoria prosódica; teoria entoacional
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
description A presente dissertação tem como objetivo investigar a percepção que falantes de língua portuguesa, da região do sul do Brasil, têm dos diferentes significados vinculados as entoações, decorrentes de proeminências diversas, das frases imperativas negativas do inglês. Na caracterização prosódica, tem-se a análise das Frases Fonológicas (ıs) e Entoacionais (Is), embasada no arcabouço teórico da Fonologia Prosódica, de Nespor e Vogel (1986); propõe-se a análise da organização das Frases Fonológicas na constituição das frases imperativas do inglês como Frases Entoacionais. Quanto à caracterização entoacional, propõe-se a análise dos valores de Frequência Fundamental (F0) das frases imperativas negativas, à luz da Fonologia Entoacional, de Ladd (1996, 2008). A metodologia da pesquisa contou com a coleta de um corpus constituído por dados de percepção das frases imperativas negativas do inglês, obtidos de 30 aprendizes de inglês, entre 18-30 anos, naturais de Pelotas/RS e região, de três níveis de proficiência em inglês: Básico, Intermediário e Avançado. Para a certificação do nível dos aprendizes, todos os participantes do estudo realizaram o Oxford Placement Test (ALLAN, 2004). Os dados de percepção foram coletados por meio de um teste classificado como “teste de julgamento”, com estímulos gravados por falante nativo de inglês. Os resultados foram analisados estatisticamente no software IBM SPSS versão 17.0, e os estímulos foram submetidos à uma análise acústica com o auxílio do software Praat. Os resultados apontaram grande dificuldade dos aprendizes de inglês na identificação dos significados veiculados por frases imperativas negativas, especialmente aqueles de nível elementar, ao considerar-se o nível prosódico da língua, o que foi explicado pelo contorno entoacional de cada tipo de frase, em conformidade com os preceitos da Fonologia Entoacional, bem como pela organização das Frases Fonológicas que compõem a Frase Entoacional, em consonância com os preceitos da Teoria Prosódica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-18
2016-07-29T18:09:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Lucas, Liane Régio. a percepção das entoações nas frases imperativas negativas do inglês por falantes de língua portuguesa - uma análise à luz das teorias prosódica e entoacional. 2014. 88 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas .
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/475
identifier_str_mv Lucas, Liane Régio. a percepção das entoações nas frases imperativas negativas do inglês por falantes de língua portuguesa - uma análise à luz das teorias prosódica e entoacional. 2014. 88 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas .
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Letras#
#8902948520591898764#
#600
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Letras#
#8902948520591898764#
#600
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1811734993114759168