DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vergara, Wesley Mayer
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/41
Resumo: Esta dissertação teve como principal objetivo analisar diferenças e semelhanças nos discursos orais e escritos. Os estudos foram feitos utilizando redações escritas e discursos orais tomados a partir de um debate em sala de aula por alunas terceiroanistas do ensino médio, com habilitação para o magistério. Analisamos não somente semelhanças e diferenças no âmbito do signo lingüístico, mas também contribuições na comunicação de características extra-lingüísticas como os movimentos e o silêncio. Nosso interesse neste trabalho foi qualitativo, embora tenha sido necessário fazer todo um levantamento quantitativo para análise. Percebeu-se, ao longo da observação do corpus, que se confirmam os resultados obtidos por outros pesquisadores, como por exemplo: que o discurso oral é mais denso que o discurso escrito; que em ambos os discursos os alunos tem dificuldades em encontrar termos precisos para seus atos de fala e ainda chegamos à conclusão que, no corpus pesquisado, essas diferenças foram sutilmente observadas mostrando que está acontecendo um fenômeno lingüístico que é a aproximação do discurso oral ao discurso escrito e vice-versa. Os resultados obtidos sugerem que deva ser dada mais atenção ao estudo da oralidade, por ser básica e dela originar-se a escrita. Com a utilização da tecnologia na aprendizagem da escrita, esta começa a assumir cada vez mais características da oralidade
id UCPe_abb7756b9eb76041cf4648cc2832ef77
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/41
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇASanálise do discursodiscurso oraldiscurso escritoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAEsta dissertação teve como principal objetivo analisar diferenças e semelhanças nos discursos orais e escritos. Os estudos foram feitos utilizando redações escritas e discursos orais tomados a partir de um debate em sala de aula por alunas terceiroanistas do ensino médio, com habilitação para o magistério. Analisamos não somente semelhanças e diferenças no âmbito do signo lingüístico, mas também contribuições na comunicação de características extra-lingüísticas como os movimentos e o silêncio. Nosso interesse neste trabalho foi qualitativo, embora tenha sido necessário fazer todo um levantamento quantitativo para análise. Percebeu-se, ao longo da observação do corpus, que se confirmam os resultados obtidos por outros pesquisadores, como por exemplo: que o discurso oral é mais denso que o discurso escrito; que em ambos os discursos os alunos tem dificuldades em encontrar termos precisos para seus atos de fala e ainda chegamos à conclusão que, no corpus pesquisado, essas diferenças foram sutilmente observadas mostrando que está acontecendo um fenômeno lingüístico que é a aproximação do discurso oral ao discurso escrito e vice-versa. Os resultados obtidos sugerem que deva ser dada mais atenção ao estudo da oralidade, por ser básica e dela originar-se a escrita. Com a utilização da tecnologia na aprendizagem da escrita, esta começa a assumir cada vez mais características da oralidadeThe main objective of this investigation was to analyze the similarities and differences in written and oral discourse. The study was conducted using oral discourse and written compositions made by students who were concluding high school. We analyzed not only similarities and differences in terms of language but also extralinguistic features such as gestures and silence. Our interest was mainly qualitative, although we had first conducted a quantitative survey. We discovered, as we analyzed the corpus, that the results found in the literature, were confirmed: oral discourse is denser than written discourse, both offer difficulties in terms of lexical precision for students, and that these differences are subtly diminishing. The results suggest that schools should give more attention to the studies of oral discourse because it is basic to writing. With the use of technology in writing, it is found that it is getting the features of speechUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasLeffa, Vilson JoseCPF:00757110010http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5Funck, Susana BornéoCPF:05527694015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987A7Vergara, Wesley Mayer2016-03-22T17:26:10Z2009-02-182000-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVERGARA, Wesley Mayer. DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS. 2000. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2000.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/41porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/41Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS
title DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS
spellingShingle DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS
Vergara, Wesley Mayer
análise do discurso
discurso oral
discurso escrito
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS
title_full DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS
title_fullStr DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS
title_full_unstemmed DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS
title_sort DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS
author Vergara, Wesley Mayer
author_facet Vergara, Wesley Mayer
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leffa, Vilson Jose
CPF:00757110010
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5
Funck, Susana Bornéo
CPF:05527694015
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987A7
dc.contributor.author.fl_str_mv Vergara, Wesley Mayer
dc.subject.por.fl_str_mv análise do discurso
discurso oral
discurso escrito
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic análise do discurso
discurso oral
discurso escrito
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description Esta dissertação teve como principal objetivo analisar diferenças e semelhanças nos discursos orais e escritos. Os estudos foram feitos utilizando redações escritas e discursos orais tomados a partir de um debate em sala de aula por alunas terceiroanistas do ensino médio, com habilitação para o magistério. Analisamos não somente semelhanças e diferenças no âmbito do signo lingüístico, mas também contribuições na comunicação de características extra-lingüísticas como os movimentos e o silêncio. Nosso interesse neste trabalho foi qualitativo, embora tenha sido necessário fazer todo um levantamento quantitativo para análise. Percebeu-se, ao longo da observação do corpus, que se confirmam os resultados obtidos por outros pesquisadores, como por exemplo: que o discurso oral é mais denso que o discurso escrito; que em ambos os discursos os alunos tem dificuldades em encontrar termos precisos para seus atos de fala e ainda chegamos à conclusão que, no corpus pesquisado, essas diferenças foram sutilmente observadas mostrando que está acontecendo um fenômeno lingüístico que é a aproximação do discurso oral ao discurso escrito e vice-versa. Os resultados obtidos sugerem que deva ser dada mais atenção ao estudo da oralidade, por ser básica e dela originar-se a escrita. Com a utilização da tecnologia na aprendizagem da escrita, esta começa a assumir cada vez mais características da oralidade
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-22
2009-02-18
2016-03-22T17:26:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VERGARA, Wesley Mayer. DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS. 2000. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2000.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/41
identifier_str_mv VERGARA, Wesley Mayer. DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS. 2000. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2000.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1809095172127981568