DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/41 |
Resumo: | Esta dissertação teve como principal objetivo analisar diferenças e semelhanças nos discursos orais e escritos. Os estudos foram feitos utilizando redações escritas e discursos orais tomados a partir de um debate em sala de aula por alunas terceiroanistas do ensino médio, com habilitação para o magistério. Analisamos não somente semelhanças e diferenças no âmbito do signo lingüístico, mas também contribuições na comunicação de características extra-lingüísticas como os movimentos e o silêncio. Nosso interesse neste trabalho foi qualitativo, embora tenha sido necessário fazer todo um levantamento quantitativo para análise. Percebeu-se, ao longo da observação do corpus, que se confirmam os resultados obtidos por outros pesquisadores, como por exemplo: que o discurso oral é mais denso que o discurso escrito; que em ambos os discursos os alunos tem dificuldades em encontrar termos precisos para seus atos de fala e ainda chegamos à conclusão que, no corpus pesquisado, essas diferenças foram sutilmente observadas mostrando que está acontecendo um fenômeno lingüístico que é a aproximação do discurso oral ao discurso escrito e vice-versa. Os resultados obtidos sugerem que deva ser dada mais atenção ao estudo da oralidade, por ser básica e dela originar-se a escrita. Com a utilização da tecnologia na aprendizagem da escrita, esta começa a assumir cada vez mais características da oralidade |
id |
UCPe_abb7756b9eb76041cf4648cc2832ef77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.ucpel.edu.br:tede/41 |
network_acronym_str |
UCPe |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇASanálise do discursodiscurso oraldiscurso escritoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAEsta dissertação teve como principal objetivo analisar diferenças e semelhanças nos discursos orais e escritos. Os estudos foram feitos utilizando redações escritas e discursos orais tomados a partir de um debate em sala de aula por alunas terceiroanistas do ensino médio, com habilitação para o magistério. Analisamos não somente semelhanças e diferenças no âmbito do signo lingüístico, mas também contribuições na comunicação de características extra-lingüísticas como os movimentos e o silêncio. Nosso interesse neste trabalho foi qualitativo, embora tenha sido necessário fazer todo um levantamento quantitativo para análise. Percebeu-se, ao longo da observação do corpus, que se confirmam os resultados obtidos por outros pesquisadores, como por exemplo: que o discurso oral é mais denso que o discurso escrito; que em ambos os discursos os alunos tem dificuldades em encontrar termos precisos para seus atos de fala e ainda chegamos à conclusão que, no corpus pesquisado, essas diferenças foram sutilmente observadas mostrando que está acontecendo um fenômeno lingüístico que é a aproximação do discurso oral ao discurso escrito e vice-versa. Os resultados obtidos sugerem que deva ser dada mais atenção ao estudo da oralidade, por ser básica e dela originar-se a escrita. Com a utilização da tecnologia na aprendizagem da escrita, esta começa a assumir cada vez mais características da oralidadeThe main objective of this investigation was to analyze the similarities and differences in written and oral discourse. The study was conducted using oral discourse and written compositions made by students who were concluding high school. We analyzed not only similarities and differences in terms of language but also extralinguistic features such as gestures and silence. Our interest was mainly qualitative, although we had first conducted a quantitative survey. We discovered, as we analyzed the corpus, that the results found in the literature, were confirmed: oral discourse is denser than written discourse, both offer difficulties in terms of lexical precision for students, and that these differences are subtly diminishing. The results suggest that schools should give more attention to the studies of oral discourse because it is basic to writing. With the use of technology in writing, it is found that it is getting the features of speechUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasLeffa, Vilson JoseCPF:00757110010http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5Funck, Susana BornéoCPF:05527694015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987A7Vergara, Wesley Mayer2016-03-22T17:26:10Z2009-02-182000-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVERGARA, Wesley Mayer. DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS. 2000. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2000.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/41porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/41Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS |
title |
DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS |
spellingShingle |
DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS Vergara, Wesley Mayer análise do discurso discurso oral discurso escrito CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS |
title_full |
DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS |
title_fullStr |
DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS |
title_full_unstemmed |
DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS |
title_sort |
DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS |
author |
Vergara, Wesley Mayer |
author_facet |
Vergara, Wesley Mayer |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leffa, Vilson Jose CPF:00757110010 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5 Funck, Susana Bornéo CPF:05527694015 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987A7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vergara, Wesley Mayer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
análise do discurso discurso oral discurso escrito CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
topic |
análise do discurso discurso oral discurso escrito CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
Esta dissertação teve como principal objetivo analisar diferenças e semelhanças nos discursos orais e escritos. Os estudos foram feitos utilizando redações escritas e discursos orais tomados a partir de um debate em sala de aula por alunas terceiroanistas do ensino médio, com habilitação para o magistério. Analisamos não somente semelhanças e diferenças no âmbito do signo lingüístico, mas também contribuições na comunicação de características extra-lingüísticas como os movimentos e o silêncio. Nosso interesse neste trabalho foi qualitativo, embora tenha sido necessário fazer todo um levantamento quantitativo para análise. Percebeu-se, ao longo da observação do corpus, que se confirmam os resultados obtidos por outros pesquisadores, como por exemplo: que o discurso oral é mais denso que o discurso escrito; que em ambos os discursos os alunos tem dificuldades em encontrar termos precisos para seus atos de fala e ainda chegamos à conclusão que, no corpus pesquisado, essas diferenças foram sutilmente observadas mostrando que está acontecendo um fenômeno lingüístico que é a aproximação do discurso oral ao discurso escrito e vice-versa. Os resultados obtidos sugerem que deva ser dada mais atenção ao estudo da oralidade, por ser básica e dela originar-se a escrita. Com a utilização da tecnologia na aprendizagem da escrita, esta começa a assumir cada vez mais características da oralidade |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-12-22 2009-02-18 2016-03-22T17:26:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VERGARA, Wesley Mayer. DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS. 2000. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2000. http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/41 |
identifier_str_mv |
VERGARA, Wesley Mayer. DISCURSO ORAL E DISCURSO ESCRITO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS. 2000. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2000. |
url |
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/41 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) instacron:UCPEL |
instname_str |
Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
instacron_str |
UCPEL |
institution |
UCPEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br |
_version_ |
1809095172127981568 |