WEBQUEST NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO INGLÊS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/194 |
Resumo: | A presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de investigar, por meio das opiniões dos alunos e professor envolvidos, o impacto da metodologia Webquest no ensino do Inglês. Neste trabalho relatou-se a experiência de aplicação de uma Webquest em uma turma de 8ª série do ensino fundamental composta por trinta e dois alunos, de uma escola particular da cidade de Pelotas. Para a coleta de dados, foram utilizados três instrumentos de pesquisa: questionário, observações de aula e entrevistas. O primeiro foi realizado com o intuito de traçar o perfil da turma no que diz respeito ao uso das tecnologias; o segundo buscou averiguar a questão da colaboração e cooperação em atividades Webquest, bem como entender melhor o papel do professor que conduz esse tipo de atividade; e, por fim, o terceiro instrumento foi utilizado com a intenção de averiguar a opinião de alunos e professor envolvidos sobre o uso de Webquests no ensino e aprendizagem de Inglês. Primeiramente, foi aplicado o questionário e, após, foi realizada a validação. Esta ocorreu em uma aula de 45 minutos, sendo, portanto, uma Webquest curta. Por fim, foram realizadas as entrevistas com os alunos participantes da pesquisa e com a professora da turma. Ao analisar as observações feitas durante a aplicação e as respostas dos alunos durante a entrevista, foi possível verificar que a metodologia Webquest enriquece o ensino e aprendizagem de inglês, uma vez que os alunos se engajaram e se motivaram com a tarefa proposta. Ademais, verificaram-se, nos trabalhos em duplas, características das aprendizagens cooperativa e colaborativa. No que diz respeito ao posicionamento da professora quanto à utilização de Webquests na aula de língua inglesa, essa acredita que Webquests podem potencializar o trabalho do professor, pois que engloba o uso orientado da internet e desafia os alunos por meio de tarefas motivadoras e de assuntos condizentes com a realidade |
id |
UCPe_e1deb352441d2d03285b4c2feb900bab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.ucpel.edu.br:tede/194 |
network_acronym_str |
UCPe |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository_id_str |
|
spelling |
WEBQUEST NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO INGLÊStecnologiaWebquestensino e aprendizagem do InglêstechnologyWebquestteaching and learning EnglishCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAA presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de investigar, por meio das opiniões dos alunos e professor envolvidos, o impacto da metodologia Webquest no ensino do Inglês. Neste trabalho relatou-se a experiência de aplicação de uma Webquest em uma turma de 8ª série do ensino fundamental composta por trinta e dois alunos, de uma escola particular da cidade de Pelotas. Para a coleta de dados, foram utilizados três instrumentos de pesquisa: questionário, observações de aula e entrevistas. O primeiro foi realizado com o intuito de traçar o perfil da turma no que diz respeito ao uso das tecnologias; o segundo buscou averiguar a questão da colaboração e cooperação em atividades Webquest, bem como entender melhor o papel do professor que conduz esse tipo de atividade; e, por fim, o terceiro instrumento foi utilizado com a intenção de averiguar a opinião de alunos e professor envolvidos sobre o uso de Webquests no ensino e aprendizagem de Inglês. Primeiramente, foi aplicado o questionário e, após, foi realizada a validação. Esta ocorreu em uma aula de 45 minutos, sendo, portanto, uma Webquest curta. Por fim, foram realizadas as entrevistas com os alunos participantes da pesquisa e com a professora da turma. Ao analisar as observações feitas durante a aplicação e as respostas dos alunos durante a entrevista, foi possível verificar que a metodologia Webquest enriquece o ensino e aprendizagem de inglês, uma vez que os alunos se engajaram e se motivaram com a tarefa proposta. Ademais, verificaram-se, nos trabalhos em duplas, características das aprendizagens cooperativa e colaborativa. No que diz respeito ao posicionamento da professora quanto à utilização de Webquests na aula de língua inglesa, essa acredita que Webquests podem potencializar o trabalho do professor, pois que engloba o uso orientado da internet e desafia os alunos por meio de tarefas motivadoras e de assuntos condizentes com a realidadeThis research was developed in order to investigate, through the views of pupils and teachers involved, the impact of Webquest methodology in teaching English. This work reported the experience of implementing a Webquest in a 8th grade class of elementary school composed of thirty-two students in a private school in the city of Pelotas. For data collection were used three research instruments: questionnaire, classroom observations and interviews. The first was conducted in order to understand the profile of the class regarding to the use of technology, the second investigated collaboration and cooperation in Webquest activities and also the rule of the teacher when leading this kind of activity and, finally, the third instrument was used to verify the views of students and teachers involved in the use of Webquests on teaching and learning English. The questionnaire was applied and after, the validation was performed. This occurred in a 45- minute lesson, therefore, a short Webquest. After that, the interviews were conducted with students and teacher involved in the research. During the observations and the students answers in the interview, it was verified that the Webquest enriches teaching and learning of English, because the students were engaged and motivated with the proposed task. Concerning to pair work the characteristics of cooperative and collaborative learning were observed. With regard to the position of the teacher in the use of Webquests in the English class, she believes that Webquests can improve the work of teachers, because it includes the oriented internet use and challenge students through motivating tasks and issues related to realityUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasLeffa, Vilson JoseCPF:00757110010http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5Santos, Camila Gonçalves dos2016-03-22T17:26:40Z2012-05-282012-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Camila Gonçalves dos. WEBQUEST NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO INGLÊS. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2012.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/194porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/194Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
WEBQUEST NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO INGLÊS |
title |
WEBQUEST NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO INGLÊS |
spellingShingle |
WEBQUEST NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO INGLÊS Santos, Camila Gonçalves dos tecnologia Webquest ensino e aprendizagem do Inglês technology Webquest teaching and learning English CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
WEBQUEST NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO INGLÊS |
title_full |
WEBQUEST NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO INGLÊS |
title_fullStr |
WEBQUEST NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO INGLÊS |
title_full_unstemmed |
WEBQUEST NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO INGLÊS |
title_sort |
WEBQUEST NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO INGLÊS |
author |
Santos, Camila Gonçalves dos |
author_facet |
Santos, Camila Gonçalves dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leffa, Vilson Jose CPF:00757110010 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Camila Gonçalves dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tecnologia Webquest ensino e aprendizagem do Inglês technology Webquest teaching and learning English CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
topic |
tecnologia Webquest ensino e aprendizagem do Inglês technology Webquest teaching and learning English CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
A presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de investigar, por meio das opiniões dos alunos e professor envolvidos, o impacto da metodologia Webquest no ensino do Inglês. Neste trabalho relatou-se a experiência de aplicação de uma Webquest em uma turma de 8ª série do ensino fundamental composta por trinta e dois alunos, de uma escola particular da cidade de Pelotas. Para a coleta de dados, foram utilizados três instrumentos de pesquisa: questionário, observações de aula e entrevistas. O primeiro foi realizado com o intuito de traçar o perfil da turma no que diz respeito ao uso das tecnologias; o segundo buscou averiguar a questão da colaboração e cooperação em atividades Webquest, bem como entender melhor o papel do professor que conduz esse tipo de atividade; e, por fim, o terceiro instrumento foi utilizado com a intenção de averiguar a opinião de alunos e professor envolvidos sobre o uso de Webquests no ensino e aprendizagem de Inglês. Primeiramente, foi aplicado o questionário e, após, foi realizada a validação. Esta ocorreu em uma aula de 45 minutos, sendo, portanto, uma Webquest curta. Por fim, foram realizadas as entrevistas com os alunos participantes da pesquisa e com a professora da turma. Ao analisar as observações feitas durante a aplicação e as respostas dos alunos durante a entrevista, foi possível verificar que a metodologia Webquest enriquece o ensino e aprendizagem de inglês, uma vez que os alunos se engajaram e se motivaram com a tarefa proposta. Ademais, verificaram-se, nos trabalhos em duplas, características das aprendizagens cooperativa e colaborativa. No que diz respeito ao posicionamento da professora quanto à utilização de Webquests na aula de língua inglesa, essa acredita que Webquests podem potencializar o trabalho do professor, pois que engloba o uso orientado da internet e desafia os alunos por meio de tarefas motivadoras e de assuntos condizentes com a realidade |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-28 2012-02-29 2016-03-22T17:26:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Camila Gonçalves dos. WEBQUEST NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO INGLÊS. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2012. http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/194 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Camila Gonçalves dos. WEBQUEST NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO INGLÊS. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2012. |
url |
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) instacron:UCPEL |
instname_str |
Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
instacron_str |
UCPEL |
institution |
UCPEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br |
_version_ |
1811734991409774592 |