INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA SAÚDE: REDE UNIVERSITÁRIA DE TELEMEDICINA RUTE, PELOTAS, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Alessandra Rodrigues Moreira de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/93
Resumo: Este trabalho descreve a implantação de uma rede universitária de telemedicina − RUTE, em três Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas/RS. Trata-se de um estudo de caso, analisado através de abordagens quantitativas e qualitativas. A mostra foi intencional e envolveu os Departamentos de Medicina Social e Clínica Médica, além de médicos preceptores e residentes lotados no Departamento de Medicina Social, e médicos das áreas de dermatologia, reumatologia, traumatologia/ortopedia e neurologia. Entre abril e novembro de 2009, foram realizadas 50 teleconsultas, totalizando 73 casos de pacientes atendidos, envolvendo 908 participações acadêmicas, além da realização de 22 videoconferências. A rede possibilitou verificar que a infraestrutura de serviços de comunicação e informação melhora a comunicação entre a atenção básica e os demais níveis de atenção do sistema de saúde, integrando profissionais e serviços. O estudo também mostrou que esse recurso é um forte instrumento potencializador do princípio da integralidade na saúde, assim como um estimulador de ações de ensino e pesquisa. A ampliação dessa rede para outras Unidades Básicas de Saúde do município poderá auxiliar na resolubilidade da assistência, diminuindo o acúmulo de consultas para atendimento especializado. A atualização profissional também poderá ser beneficiada através da telemedicina, e ações poderão resultar na troca de experiências inovadoras, no intercâmbio entre equipes de profissionais distintas, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Os benefícios da telemedicina poderão ser expandidos e consolidados na perspectiva da construção de um projeto conjunto entre instituições de ensino e gestores de saúde
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