O curso de jornalismo da UCPEL: formação para a cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattiello, Geane Beatriz Barz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/587
Resumo: Este trabalho versa sobre a cidadania, suas concepções e sua aplicação na atualidade. Buscou identificar os vários conceitos existentes, o significado e as configurações sobre a expressão cidadania no contexto social contemporâneo. Abordou o jornalismo como instrumento da cidadania na formação da sociedade e a importância da educação nesse processo. Para isso, foram utilizados material bibliográfico, artigos científicos e as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) como balizadoras na apreciação dos Projetos Experimentais/TCC’s dos alunos de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas, formados em 2014, foco do estudo. Foram analisados dezenove PE/TCC’s e a partir daí, observada a relação ou não dos temas estudados com a questão da cidadania. Em nove dos trabalhos analisados foram tratadas questões relativas ao tema cidadania e aos elementos contidos nas DCN’s, norteadores desta pesquisa. Em dez dos trabalhos estudados não foram abordados o tema cidadania ou questões a ele ligadas, conforme as DCN’s.
id UCPe_f96c11c7f042bcc172a18dfe44246cfc
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/587
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling O curso de jornalismo da UCPEL: formação para a cidadaniaeducação; jornalismo; cidadaniaCOMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO##5931348741521861161##600Este trabalho versa sobre a cidadania, suas concepções e sua aplicação na atualidade. Buscou identificar os vários conceitos existentes, o significado e as configurações sobre a expressão cidadania no contexto social contemporâneo. Abordou o jornalismo como instrumento da cidadania na formação da sociedade e a importância da educação nesse processo. Para isso, foram utilizados material bibliográfico, artigos científicos e as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) como balizadoras na apreciação dos Projetos Experimentais/TCC’s dos alunos de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas, formados em 2014, foco do estudo. Foram analisados dezenove PE/TCC’s e a partir daí, observada a relação ou não dos temas estudados com a questão da cidadania. Em nove dos trabalhos analisados foram tratadas questões relativas ao tema cidadania e aos elementos contidos nas DCN’s, norteadores desta pesquisa. Em dez dos trabalhos estudados não foram abordados o tema cidadania ou questões a ele ligadas, conforme as DCN’s.This work deals with citizenship, their concepts and their application today. Sought to identify the various concepts, the meaning and settings on the expression citizenship in the contemporary social context. He approached journalism as a citizenship tool in shaping society and the importance of education in this process. For this, we used bibliographical material, research papers and the new National Curricular Guidelines (DCN's) as balizadoras in assessing the Experimental Projects / TCC's of Journalism students at the Catholic University of Pelotas, formed in 2014, focus of the study. Nineteen PE / TCC's were analyzed and from there, observed the relationship or not the subjects studied the question of citizenship. In nine of the analyzed work issues were addressed relating to the subject citizenship and items included in the DCN's, guiding this research. In ten of the studies reviewed were not addressed the issue citizenship or issues connected with him, as the DCN's.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Politica Social##-7895665898047196699##600Cunha, Myriam Siqueira daMedeiros, Mara Rosange Acosta deNegrini, MicheleMattiello, Geane Beatriz Barz2017-04-03T14:29:13Z2015-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMattiello, Geane Beatriz Barz. O curso de jornalismo da UCPEL: formação para a cidadania. 2015. 100f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Politica Social) - Universidade Catolica de Pelotas,Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/587porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/587Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O curso de jornalismo da UCPEL: formação para a cidadania
title O curso de jornalismo da UCPEL: formação para a cidadania
spellingShingle O curso de jornalismo da UCPEL: formação para a cidadania
Mattiello, Geane Beatriz Barz
educação; jornalismo; cidadania
COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO#
#5931348741521861161#
#600
title_short O curso de jornalismo da UCPEL: formação para a cidadania
title_full O curso de jornalismo da UCPEL: formação para a cidadania
title_fullStr O curso de jornalismo da UCPEL: formação para a cidadania
title_full_unstemmed O curso de jornalismo da UCPEL: formação para a cidadania
title_sort O curso de jornalismo da UCPEL: formação para a cidadania
author Mattiello, Geane Beatriz Barz
author_facet Mattiello, Geane Beatriz Barz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Myriam Siqueira da
Medeiros, Mara Rosange Acosta de
Negrini, Michele
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattiello, Geane Beatriz Barz
dc.subject.por.fl_str_mv educação; jornalismo; cidadania
COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO#
#5931348741521861161#
#600
topic educação; jornalismo; cidadania
COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO#
#5931348741521861161#
#600
description Este trabalho versa sobre a cidadania, suas concepções e sua aplicação na atualidade. Buscou identificar os vários conceitos existentes, o significado e as configurações sobre a expressão cidadania no contexto social contemporâneo. Abordou o jornalismo como instrumento da cidadania na formação da sociedade e a importância da educação nesse processo. Para isso, foram utilizados material bibliográfico, artigos científicos e as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) como balizadoras na apreciação dos Projetos Experimentais/TCC’s dos alunos de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas, formados em 2014, foco do estudo. Foram analisados dezenove PE/TCC’s e a partir daí, observada a relação ou não dos temas estudados com a questão da cidadania. Em nove dos trabalhos analisados foram tratadas questões relativas ao tema cidadania e aos elementos contidos nas DCN’s, norteadores desta pesquisa. Em dez dos trabalhos estudados não foram abordados o tema cidadania ou questões a ele ligadas, conforme as DCN’s.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-29
2017-04-03T14:29:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Mattiello, Geane Beatriz Barz. O curso de jornalismo da UCPEL: formação para a cidadania. 2015. 100f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Politica Social) - Universidade Catolica de Pelotas,Pelotas.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/587
identifier_str_mv Mattiello, Geane Beatriz Barz. O curso de jornalismo da UCPEL: formação para a cidadania. 2015. 100f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Politica Social) - Universidade Catolica de Pelotas,Pelotas.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Politica Social#
#-7895665898047196699#
#600
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Politica Social#
#-7895665898047196699#
#600
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1801044722517540864