Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/361 |
Resumo: | Este estudo, na área de Linguística/Neurolinguística, parte da necessidade de adequação dos contextos universitários às singularidades das necessidades educativas especiais, em especial dos distúrbios de aprendizagem. Incide na problemática dos distúrbios significativos de leitura/escrita em adultos que obtiveram certo sucesso e chegaram até o ensino superior em contextos de graduação e pós-graduação. Pretende evidenciar quais processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita e suas especificidades são identificados nos contextos acadêmicos, e que ações e processos são necessários para o auxílio no trabalho com acadêmicos com necessidades educativas especiais, no que concerne às adaptações/flexibilizações curriculares e avaliativas. O trabalho também busca avaliar se há procedimentos e recursos para os professores universitários lidarem com as iniciativas de inclusão nas universidades e se as instituições têm apoio para pô-las em prática, instrumentando os professores. O trabalho pretende contribuir para a melhor compreensão dos distúrbios significativos de leitura/escrita na sua vertente psicossocial e educativa, auxiliando professores e alunos na sua prática acadêmica, no enfrentamento das construções/condições de acessibilidade, permanência e respeito à maneira como aprendem, com base nos termos da adequação do ambiente acadêmico às atuais políticas educacionais de inclusão e à legislação vigente |
id |
UCPe_fff1272ad27b9e96f85b40be7b11f69d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.ucpel.edu.br:tede/361 |
network_acronym_str |
UCPe |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicosdistúrbios de leitura e escritainclusãorecursos de ajuda a estudantesreading and writing disordersinclusionresources for helping studentsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAEste estudo, na área de Linguística/Neurolinguística, parte da necessidade de adequação dos contextos universitários às singularidades das necessidades educativas especiais, em especial dos distúrbios de aprendizagem. Incide na problemática dos distúrbios significativos de leitura/escrita em adultos que obtiveram certo sucesso e chegaram até o ensino superior em contextos de graduação e pós-graduação. Pretende evidenciar quais processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita e suas especificidades são identificados nos contextos acadêmicos, e que ações e processos são necessários para o auxílio no trabalho com acadêmicos com necessidades educativas especiais, no que concerne às adaptações/flexibilizações curriculares e avaliativas. O trabalho também busca avaliar se há procedimentos e recursos para os professores universitários lidarem com as iniciativas de inclusão nas universidades e se as instituições têm apoio para pô-las em prática, instrumentando os professores. O trabalho pretende contribuir para a melhor compreensão dos distúrbios significativos de leitura/escrita na sua vertente psicossocial e educativa, auxiliando professores e alunos na sua prática acadêmica, no enfrentamento das construções/condições de acessibilidade, permanência e respeito à maneira como aprendem, com base nos termos da adequação do ambiente acadêmico às atuais políticas educacionais de inclusão e à legislação vigenteThis study in the area of Language Studies/ Neurolinguistics comes from the need to adapt universities to special educational needs, particularly as regards learning disorders. It addresses the issue of significant reading and writing disturbances in adults who have had some success and reached higher education in contexts of undergraduate and postgraduate courses. It aims to identify neurolinguistic processes of individuals with significant reading and / or writing disorders, and their specificities are identified in academic contexts, and which actions and processes are needed to aid teachers to work with students having special needs regarding the adjustments / curricular flexibilities and evaluative actions. The study also sought to verify whether there are procedures and resources for university teachers dealing with inclusion initiatives in universities and whether institutions have support to implement, giving teachers real conditions to aid students. The work aims to contribute to a better understanding of significant reading / writing disorders in their psychosocial and educational component, assisting teachers and students in their academic practice in facing accessibility construction and conditions, permanence and respect to the ways these students learn, based as regards the adequacy of current academic environments in current inclusive educational policies and legislationUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasSobral, Adail UbirajaraCPF:03979239480696http://lattes.cnpq.br/0397923948069690Neves, Maria da Graça Gonçalves Cunha2016-03-22T17:27:30Z2015-08-182014-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNEVES, Maria da Graça Gonçalves Cunha. Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2014.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/361porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/361Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos |
title |
Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos |
spellingShingle |
Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos Neves, Maria da Graça Gonçalves Cunha distúrbios de leitura e escrita inclusão recursos de ajuda a estudantes reading and writing disorders inclusion resources for helping students CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos |
title_full |
Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos |
title_fullStr |
Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos |
title_full_unstemmed |
Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos |
title_sort |
Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos |
author |
Neves, Maria da Graça Gonçalves Cunha |
author_facet |
Neves, Maria da Graça Gonçalves Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sobral, Adail Ubirajara CPF:03979239480696 http://lattes.cnpq.br/0397923948069690 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Maria da Graça Gonçalves Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
distúrbios de leitura e escrita inclusão recursos de ajuda a estudantes reading and writing disorders inclusion resources for helping students CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
topic |
distúrbios de leitura e escrita inclusão recursos de ajuda a estudantes reading and writing disorders inclusion resources for helping students CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
Este estudo, na área de Linguística/Neurolinguística, parte da necessidade de adequação dos contextos universitários às singularidades das necessidades educativas especiais, em especial dos distúrbios de aprendizagem. Incide na problemática dos distúrbios significativos de leitura/escrita em adultos que obtiveram certo sucesso e chegaram até o ensino superior em contextos de graduação e pós-graduação. Pretende evidenciar quais processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita e suas especificidades são identificados nos contextos acadêmicos, e que ações e processos são necessários para o auxílio no trabalho com acadêmicos com necessidades educativas especiais, no que concerne às adaptações/flexibilizações curriculares e avaliativas. O trabalho também busca avaliar se há procedimentos e recursos para os professores universitários lidarem com as iniciativas de inclusão nas universidades e se as instituições têm apoio para pô-las em prática, instrumentando os professores. O trabalho pretende contribuir para a melhor compreensão dos distúrbios significativos de leitura/escrita na sua vertente psicossocial e educativa, auxiliando professores e alunos na sua prática acadêmica, no enfrentamento das construções/condições de acessibilidade, permanência e respeito à maneira como aprendem, com base nos termos da adequação do ambiente acadêmico às atuais políticas educacionais de inclusão e à legislação vigente |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-27 2015-08-18 2016-03-22T17:27:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NEVES, Maria da Graça Gonçalves Cunha. Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2014. http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/361 |
identifier_str_mv |
NEVES, Maria da Graça Gonçalves Cunha. Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2014. |
url |
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) instacron:UCPEL |
instname_str |
Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
instacron_str |
UCPEL |
institution |
UCPEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br |
_version_ |
1809095175725645824 |