Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Maria da Graça Gonçalves Cunha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/361
Resumo: Este estudo, na área de Linguística/Neurolinguística, parte da necessidade de adequação dos contextos universitários às singularidades das necessidades educativas especiais, em especial dos distúrbios de aprendizagem. Incide na problemática dos distúrbios significativos de leitura/escrita em adultos que obtiveram certo sucesso e chegaram até o ensino superior em contextos de graduação e pós-graduação. Pretende evidenciar quais processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita e suas especificidades são identificados nos contextos acadêmicos, e que ações e processos são necessários para o auxílio no trabalho com acadêmicos com necessidades educativas especiais, no que concerne às adaptações/flexibilizações curriculares e avaliativas. O trabalho também busca avaliar se há procedimentos e recursos para os professores universitários lidarem com as iniciativas de inclusão nas universidades e se as instituições têm apoio para pô-las em prática, instrumentando os professores. O trabalho pretende contribuir para a melhor compreensão dos distúrbios significativos de leitura/escrita na sua vertente psicossocial e educativa, auxiliando professores e alunos na sua prática acadêmica, no enfrentamento das construções/condições de acessibilidade, permanência e respeito à maneira como aprendem, com base nos termos da adequação do ambiente acadêmico às atuais políticas educacionais de inclusão e à legislação vigente
id UCPe_fff1272ad27b9e96f85b40be7b11f69d
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/361
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicosdistúrbios de leitura e escritainclusãorecursos de ajuda a estudantesreading and writing disordersinclusionresources for helping studentsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAEste estudo, na área de Linguística/Neurolinguística, parte da necessidade de adequação dos contextos universitários às singularidades das necessidades educativas especiais, em especial dos distúrbios de aprendizagem. Incide na problemática dos distúrbios significativos de leitura/escrita em adultos que obtiveram certo sucesso e chegaram até o ensino superior em contextos de graduação e pós-graduação. Pretende evidenciar quais processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita e suas especificidades são identificados nos contextos acadêmicos, e que ações e processos são necessários para o auxílio no trabalho com acadêmicos com necessidades educativas especiais, no que concerne às adaptações/flexibilizações curriculares e avaliativas. O trabalho também busca avaliar se há procedimentos e recursos para os professores universitários lidarem com as iniciativas de inclusão nas universidades e se as instituições têm apoio para pô-las em prática, instrumentando os professores. O trabalho pretende contribuir para a melhor compreensão dos distúrbios significativos de leitura/escrita na sua vertente psicossocial e educativa, auxiliando professores e alunos na sua prática acadêmica, no enfrentamento das construções/condições de acessibilidade, permanência e respeito à maneira como aprendem, com base nos termos da adequação do ambiente acadêmico às atuais políticas educacionais de inclusão e à legislação vigenteThis study in the area of Language Studies/ Neurolinguistics comes from the need to adapt universities to special educational needs, particularly as regards learning disorders. It addresses the issue of significant reading and writing disturbances in adults who have had some success and reached higher education in contexts of undergraduate and postgraduate courses. It aims to identify neurolinguistic processes of individuals with significant reading and / or writing disorders, and their specificities are identified in academic contexts, and which actions and processes are needed to aid teachers to work with students having special needs regarding the adjustments / curricular flexibilities and evaluative actions. The study also sought to verify whether there are procedures and resources for university teachers dealing with inclusion initiatives in universities and whether institutions have support to implement, giving teachers real conditions to aid students. The work aims to contribute to a better understanding of significant reading / writing disorders in their psychosocial and educational component, assisting teachers and students in their academic practice in facing accessibility construction and conditions, permanence and respect to the ways these students learn, based as regards the adequacy of current academic environments in current inclusive educational policies and legislationUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasSobral, Adail UbirajaraCPF:03979239480696http://lattes.cnpq.br/0397923948069690Neves, Maria da Graça Gonçalves Cunha2016-03-22T17:27:30Z2015-08-182014-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNEVES, Maria da Graça Gonçalves Cunha. Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2014.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/361porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/361Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos
title Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos
spellingShingle Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos
Neves, Maria da Graça Gonçalves Cunha
distúrbios de leitura e escrita
inclusão
recursos de ajuda a estudantes
reading and writing disorders
inclusion
resources for helping students
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos
title_full Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos
title_fullStr Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos
title_full_unstemmed Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos
title_sort Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos
author Neves, Maria da Graça Gonçalves Cunha
author_facet Neves, Maria da Graça Gonçalves Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sobral, Adail Ubirajara
CPF:03979239480696
http://lattes.cnpq.br/0397923948069690
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Maria da Graça Gonçalves Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv distúrbios de leitura e escrita
inclusão
recursos de ajuda a estudantes
reading and writing disorders
inclusion
resources for helping students
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic distúrbios de leitura e escrita
inclusão
recursos de ajuda a estudantes
reading and writing disorders
inclusion
resources for helping students
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description Este estudo, na área de Linguística/Neurolinguística, parte da necessidade de adequação dos contextos universitários às singularidades das necessidades educativas especiais, em especial dos distúrbios de aprendizagem. Incide na problemática dos distúrbios significativos de leitura/escrita em adultos que obtiveram certo sucesso e chegaram até o ensino superior em contextos de graduação e pós-graduação. Pretende evidenciar quais processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita e suas especificidades são identificados nos contextos acadêmicos, e que ações e processos são necessários para o auxílio no trabalho com acadêmicos com necessidades educativas especiais, no que concerne às adaptações/flexibilizações curriculares e avaliativas. O trabalho também busca avaliar se há procedimentos e recursos para os professores universitários lidarem com as iniciativas de inclusão nas universidades e se as instituições têm apoio para pô-las em prática, instrumentando os professores. O trabalho pretende contribuir para a melhor compreensão dos distúrbios significativos de leitura/escrita na sua vertente psicossocial e educativa, auxiliando professores e alunos na sua prática acadêmica, no enfrentamento das construções/condições de acessibilidade, permanência e respeito à maneira como aprendem, com base nos termos da adequação do ambiente acadêmico às atuais políticas educacionais de inclusão e à legislação vigente
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-27
2015-08-18
2016-03-22T17:27:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES, Maria da Graça Gonçalves Cunha. Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2014.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/361
identifier_str_mv NEVES, Maria da Graça Gonçalves Cunha. Investigação de processos neurolinguísticos de sujeitos com distúrbios significativos de leitura/escrita em contextos/acadêmicos. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2014.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1809095175725645824