INOVAÇÃO DE VALOR E USO DE UMA PLATAFORMA DE IDEIAS POR UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA | VALUE INNOVATION USING AN IDEA PLATFORM AT A BRAZILIAN UNIVERSITY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Teresa Cristina Monteiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Zambalde, André Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Gestão e Inovação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/9278
Resumo: Nos últimos anos, instituições públicas de diversos países adoram iniciativas inovação aberta, sobretudo desafios de ideias, visando maior colaboração dos cidadãos na gestão pública. Entretanto, percebe-se a ausência de aprofundamento envolvendo valores e inovação efetivamente agregados por estas iniciativas às organizações e cidadãos. Na presente pesquisa, busca-se discutir e aprofundar investigações neste contexto, utilizando-se o “radar da inovação de valor”: um modelo teórico, proposto por Martins et al. (2019), composto por quatro dimensões e doze fatores críticos para a percepção de inovação em projetos do setor público. Tem-se como objetivo principal aplicar o modelo radar a um desafio de ideias, denominado “Desafio Uni+”, promovido por uma universidade pública brasileira. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com objetivos de caráter exploratório-descritivo, abordagens quantitativa e qualitativa e tendo como unidade de análise o “Desafio Uni+”. Como resultados têm-se a análise e a discussão da adequabilidade estatística dos fatores do radar, além da descrição da percepção de inovação de valor associada à participação no “Desafio Uni+”. Conclui-se que o fator Colaboração não atende à adequabilidade estatística e não pode ser considerado para avaliar o projeto Uni+. E que a comunidade acadêmica percebeu o projeto como inovador em relação à abertura e à eficiência para captação de ideias, entretanto, não percebeu, ou não foi adequadamente informada, sobre a geração de valor e implementação das ideias vencedoras do processo. DOI: 10.18226/23190639.v9n1.07 Teresa Cristina Monteiro Martins, UFLA, Brasil, Email: teresacristina.ufla@gmail.comAndré Luiz Zambalde, UFLA, Brasil, Email: zamba@ufla.br Submetido: Agosto, 2020Aceito: Agosto, 2021*Contato para Correspondência
id UCS-1_03cd54f831315515bb34d55fc2ffa814
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/9278
network_acronym_str UCS-1
network_name_str Revista Brasileira de Gestão e Inovação
repository_id_str
spelling INOVAÇÃO DE VALOR E USO DE UMA PLATAFORMA DE IDEIAS POR UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA | VALUE INNOVATION USING AN IDEA PLATFORM AT A BRAZILIAN UNIVERSITYEstratégiaInovação de valor, Inovação, Setor público, Crowdsourcing, Plataformas de ideias.Nos últimos anos, instituições públicas de diversos países adoram iniciativas inovação aberta, sobretudo desafios de ideias, visando maior colaboração dos cidadãos na gestão pública. Entretanto, percebe-se a ausência de aprofundamento envolvendo valores e inovação efetivamente agregados por estas iniciativas às organizações e cidadãos. Na presente pesquisa, busca-se discutir e aprofundar investigações neste contexto, utilizando-se o “radar da inovação de valor”: um modelo teórico, proposto por Martins et al. (2019), composto por quatro dimensões e doze fatores críticos para a percepção de inovação em projetos do setor público. Tem-se como objetivo principal aplicar o modelo radar a um desafio de ideias, denominado “Desafio Uni+”, promovido por uma universidade pública brasileira. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com objetivos de caráter exploratório-descritivo, abordagens quantitativa e qualitativa e tendo como unidade de análise o “Desafio Uni+”. Como resultados têm-se a análise e a discussão da adequabilidade estatística dos fatores do radar, além da descrição da percepção de inovação de valor associada à participação no “Desafio Uni+”. Conclui-se que o fator Colaboração não atende à adequabilidade estatística e não pode ser considerado para avaliar o projeto Uni+. E que a comunidade acadêmica percebeu o projeto como inovador em relação à abertura e à eficiência para captação de ideias, entretanto, não percebeu, ou não foi adequadamente informada, sobre a geração de valor e implementação das ideias vencedoras do processo. DOI: 10.18226/23190639.v9n1.07 Teresa Cristina Monteiro Martins, UFLA, Brasil, Email: teresacristina.ufla@gmail.comAndré Luiz Zambalde, UFLA, Brasil, Email: zamba@ufla.br Submetido: Agosto, 2020Aceito: Agosto, 2021*Contato para CorrespondênciaUniversidade de Caxias do Sul (UCS)Martins, Teresa Cristina MonteiroZambalde, André Luiz2022-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativa e quantitativaapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/9278Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 9, n. 3 (Maio - Agosto 2022); 149-174Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 9, n. 3 (Maio - Agosto 2022); 149-1742319-0639reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/9278/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/9278/3362Direitos autorais 2022 Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation)info:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-02T18:06:15Zoai:vkali30.ucs.br:article/9278Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/indexPRIhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/oairevistas@ucs.br || rbgi@ucs.br2319-06392319-0639opendoar:2022-05-02T18:06:15Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv INOVAÇÃO DE VALOR E USO DE UMA PLATAFORMA DE IDEIAS POR UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA | VALUE INNOVATION USING AN IDEA PLATFORM AT A BRAZILIAN UNIVERSITY
title INOVAÇÃO DE VALOR E USO DE UMA PLATAFORMA DE IDEIAS POR UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA | VALUE INNOVATION USING AN IDEA PLATFORM AT A BRAZILIAN UNIVERSITY
spellingShingle INOVAÇÃO DE VALOR E USO DE UMA PLATAFORMA DE IDEIAS POR UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA | VALUE INNOVATION USING AN IDEA PLATFORM AT A BRAZILIAN UNIVERSITY
Martins, Teresa Cristina Monteiro
Estratégia
Inovação de valor, Inovação, Setor público, Crowdsourcing, Plataformas de ideias.
title_short INOVAÇÃO DE VALOR E USO DE UMA PLATAFORMA DE IDEIAS POR UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA | VALUE INNOVATION USING AN IDEA PLATFORM AT A BRAZILIAN UNIVERSITY
title_full INOVAÇÃO DE VALOR E USO DE UMA PLATAFORMA DE IDEIAS POR UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA | VALUE INNOVATION USING AN IDEA PLATFORM AT A BRAZILIAN UNIVERSITY
title_fullStr INOVAÇÃO DE VALOR E USO DE UMA PLATAFORMA DE IDEIAS POR UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA | VALUE INNOVATION USING AN IDEA PLATFORM AT A BRAZILIAN UNIVERSITY
title_full_unstemmed INOVAÇÃO DE VALOR E USO DE UMA PLATAFORMA DE IDEIAS POR UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA | VALUE INNOVATION USING AN IDEA PLATFORM AT A BRAZILIAN UNIVERSITY
title_sort INOVAÇÃO DE VALOR E USO DE UMA PLATAFORMA DE IDEIAS POR UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA | VALUE INNOVATION USING AN IDEA PLATFORM AT A BRAZILIAN UNIVERSITY
author Martins, Teresa Cristina Monteiro
author_facet Martins, Teresa Cristina Monteiro
Zambalde, André Luiz
author_role author
author2 Zambalde, André Luiz
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Teresa Cristina Monteiro
Zambalde, André Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Inovação de valor, Inovação, Setor público, Crowdsourcing, Plataformas de ideias.
topic Estratégia
Inovação de valor, Inovação, Setor público, Crowdsourcing, Plataformas de ideias.
description Nos últimos anos, instituições públicas de diversos países adoram iniciativas inovação aberta, sobretudo desafios de ideias, visando maior colaboração dos cidadãos na gestão pública. Entretanto, percebe-se a ausência de aprofundamento envolvendo valores e inovação efetivamente agregados por estas iniciativas às organizações e cidadãos. Na presente pesquisa, busca-se discutir e aprofundar investigações neste contexto, utilizando-se o “radar da inovação de valor”: um modelo teórico, proposto por Martins et al. (2019), composto por quatro dimensões e doze fatores críticos para a percepção de inovação em projetos do setor público. Tem-se como objetivo principal aplicar o modelo radar a um desafio de ideias, denominado “Desafio Uni+”, promovido por uma universidade pública brasileira. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com objetivos de caráter exploratório-descritivo, abordagens quantitativa e qualitativa e tendo como unidade de análise o “Desafio Uni+”. Como resultados têm-se a análise e a discussão da adequabilidade estatística dos fatores do radar, além da descrição da percepção de inovação de valor associada à participação no “Desafio Uni+”. Conclui-se que o fator Colaboração não atende à adequabilidade estatística e não pode ser considerado para avaliar o projeto Uni+. E que a comunidade acadêmica percebeu o projeto como inovador em relação à abertura e à eficiência para captação de ideias, entretanto, não percebeu, ou não foi adequadamente informada, sobre a geração de valor e implementação das ideias vencedoras do processo. DOI: 10.18226/23190639.v9n1.07 Teresa Cristina Monteiro Martins, UFLA, Brasil, Email: teresacristina.ufla@gmail.comAndré Luiz Zambalde, UFLA, Brasil, Email: zamba@ufla.br Submetido: Agosto, 2020Aceito: Agosto, 2021*Contato para Correspondência
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativa e quantitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/9278
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/9278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/9278/pdf
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/9278/3362
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul (UCS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul (UCS)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 9, n. 3 (Maio - Agosto 2022); 149-174
Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 9, n. 3 (Maio - Agosto 2022); 149-174
2319-0639
reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista Brasileira de Gestão e Inovação
collection Revista Brasileira de Gestão e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br || rbgi@ucs.br
_version_ 1797042263796219904