O USO DA NANOTECNOLOGIA NA INDÚSTRIA TÊXTIL PARA INOVAR NA MODA GESTANTE | THE USE OF NANOTECHNOLOGY IN THE TEXTILE INDUSTRY TO INNOVATE IN MATERNITY FASHION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Britto, Larissa Ruiz Golemba de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Minoru Kitazawa, Hugo, Pepece, Olga Maria Coutinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Gestão e Inovação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/6067
Resumo: A indústria têxtil tem procurado oferecer produtos cada vez mais diferenciados para atender seus clientes. Este estudo teve por objetivo entender a forma como o uso da nanotecnologia associada à moda ajudou uma empresa do setor têxtil a inovar e atender uma demanda dos consumidores. Para tanto foram realizadas análise documental, bem como entrevistas semi-estruturadas com o diretor da Megadose, e também responsável pelo marketing da empresa, além de entrevistas com lojistas proprietárias e revendedoras de produtos da Megadose. Os dados obtidos mostraram que o uso da inovação incremental, por meio da nanotecnologia aplicada aos fios, possibilitou o desenvolvimento de um tecido que contém citronela na sua composição, o que ajuda os consumidores das roupas feitas com este tecido a se protegerem da contaminação por picada de mosquitos que provocam Zika vírus, Febre Amarela e Dengue. Esta pesquisa contribui com o avanço da teoria de inovação incremental por: 1) expor a importância das relações entre empresa-fornecedores e empresa-clientes na aplicabilidade de uma inovação; 2) por demonstrar que mesmo no segmento de moda, no qual o design é um dos principais responsáveis pela inovação dos produtos, o uso da nanotecnologia pode resultar em inovação dos produtos. Como contribuição gerencial pode-se destacar que o uso da nanotecnologia na indústria têxtil pode: 1) ampliar a funcionalidade dos seus produtos, no presente caso além da roupa servir para agasalhar o corpo ela passou a protegê-lo de doenças; 2) criar um diferencial competitivo para empresas deste setor; 3) aumentar vendas de produtos de moda.
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