FATORES LIMITADORES E CONTRIBUTIVOS DE NEGÓCIOS TECNOLÓGICOS DE IMPACTO SOCIAL INSERIDOS NO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DA PARAÍBA | LIMITING AND CONTRIBUTING FACTORS OF TECHNOLOGICAL SOCIAL BUSINESSES INSERTED IN THE INNOVATION ECOSYSTEM OF PARAÍBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Aline Nunes Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moreira, Vinicius Farias, Correia, Suzanne Érica Nóbrega
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Gestão e Inovação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/8915
Resumo: Este trabalho tem o objetivo analisar quais são os fatores contributivos e limitadores para os negócios tecnológicos de impacto social presentes no ecossistema de inovação da Paraíba, de acordo com o modelo de Jappe (2013). Em termos metodológicos, é empregada uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, e foi realizado um estudo multicasos de empresas vinculados à Incubadora de Negócios Criativos e Inovadores de Campina Grande (ITCG). A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores das organizações, além do exame de documentos internos e observação participante. A análise, por sua vez, foi baseada na triangulação dos dados obtidos, tendo como principal fonte de informação as entrevistas realizadas. Os dados obtidos foram expostos baseados em cinco dimensões compostas por 8 aspectos contributivos e 18 limitadores, de acordo com o modelo de Jappe (2013). Os resultados apontam que na dimensão valor social os empreendedores apresentam a intencionalidade de gerar impacto social; bem como utilizam mecanismos de mercado na busca da sustentabilidade financeira. Na dimensão de governança corporativa e processo de tomada de decisão, percebeu-se que as estruturas internas precisam estar alinhadas à proposta de desenvolvimento da empresa, embora não efetivamente aplicadas. Os empreendimentos recebem suporte jurídico da ITCG em relação as questões de negócio. O estudo permitiu identificar que as tensões nos negócios sociais investigados são inerentes ao perfil em que elas atuam. Assim, equilibrar o lucro com objetivos sociais e ambientais gera o desafio mais evidente nos negócios sociais.============================================= DOI: 10.18226/23190639.v9n1.02Aline Nunes Gonçalves Lira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Brasil.E-mail: alinenunesg@gmail.comVinicius Farias Moreira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Brasil.E-mail: viniciusfmoreira@yahoo.com.brSuzanne Érica Nóbrega Correia*, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Brasil.E-mail: suzanne.enc@gmail.com    Submetido: Julho 2020Aceito: Outubro 2020*Contato para Correspondência
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