APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA RECAPADORA DE PNEUS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2857 |
Resumo: | A aprendizagem organizacional se tornou um importante processo nas organizações, sendo considerada um meio de qualificação dos indivíduos, oportunizando desempenho superior. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos colaboradores acerca dos processos de aprendizagem na área de produção em uma empresa de recapagem de pneus. Para coleta de dados foi elaborado um questionário estruturado a partir de processos de aprendizagem em manufatura identificados por Haro (2008). Os resultados do estudo indicam que de um modo geral os entrevistados participam dos processos de manufatura que podem gerar aprendizagem e identificam que podem ser fontes de novos conhecimentos. Entretanto, verificou-se que apresentaram dificuldades em explanar a contribuição dessa aprendizagem em outras situações. Igualmente, embora tenham relatado que possuem estímulos para a aprendizagem, não há na empresa ações voltadas ao estímulo da criatividade e a inovação.DOI: 10.18226/23190639.v2n1.05 |
id |
UCS-1_cb81763252d35f34bee81c1d6d8758eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/2857 |
network_acronym_str |
UCS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA RECAPADORA DE PNEUSAprendizagem Organizacional; Área de Produção; Processos de ManufaturaA aprendizagem organizacional se tornou um importante processo nas organizações, sendo considerada um meio de qualificação dos indivíduos, oportunizando desempenho superior. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos colaboradores acerca dos processos de aprendizagem na área de produção em uma empresa de recapagem de pneus. Para coleta de dados foi elaborado um questionário estruturado a partir de processos de aprendizagem em manufatura identificados por Haro (2008). Os resultados do estudo indicam que de um modo geral os entrevistados participam dos processos de manufatura que podem gerar aprendizagem e identificam que podem ser fontes de novos conhecimentos. Entretanto, verificou-se que apresentaram dificuldades em explanar a contribuição dessa aprendizagem em outras situações. Igualmente, embora tenham relatado que possuem estímulos para a aprendizagem, não há na empresa ações voltadas ao estímulo da criatividade e a inovação.DOI: 10.18226/23190639.v2n1.05Universidade de Caxias do Sul (UCS)Zanandrea, GabrielaPanosso, OdersonMotta, Marta Elisete Ventura da2014-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2857Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 2, n. 1 (2014); 91-110Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 2, n. 1 (2014); 91-1102319-0639reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2857/1751http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/2857/639info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-27T16:25:54Zoai:vkali30.ucs.br:article/2857Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/indexPRIhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/oairevistas@ucs.br || rbgi@ucs.br2319-06392319-0639opendoar:2018-01-27T16:25:54Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA RECAPADORA DE PNEUS |
title |
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA RECAPADORA DE PNEUS |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA RECAPADORA DE PNEUS Zanandrea, Gabriela Aprendizagem Organizacional; Área de Produção; Processos de Manufatura |
title_short |
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA RECAPADORA DE PNEUS |
title_full |
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA RECAPADORA DE PNEUS |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA RECAPADORA DE PNEUS |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA RECAPADORA DE PNEUS |
title_sort |
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA RECAPADORA DE PNEUS |
author |
Zanandrea, Gabriela |
author_facet |
Zanandrea, Gabriela Panosso, Oderson Motta, Marta Elisete Ventura da |
author_role |
author |
author2 |
Panosso, Oderson Motta, Marta Elisete Ventura da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanandrea, Gabriela Panosso, Oderson Motta, Marta Elisete Ventura da |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Organizacional; Área de Produção; Processos de Manufatura |
topic |
Aprendizagem Organizacional; Área de Produção; Processos de Manufatura |
description |
A aprendizagem organizacional se tornou um importante processo nas organizações, sendo considerada um meio de qualificação dos indivíduos, oportunizando desempenho superior. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos colaboradores acerca dos processos de aprendizagem na área de produção em uma empresa de recapagem de pneus. Para coleta de dados foi elaborado um questionário estruturado a partir de processos de aprendizagem em manufatura identificados por Haro (2008). Os resultados do estudo indicam que de um modo geral os entrevistados participam dos processos de manufatura que podem gerar aprendizagem e identificam que podem ser fontes de novos conhecimentos. Entretanto, verificou-se que apresentaram dificuldades em explanar a contribuição dessa aprendizagem em outras situações. Igualmente, embora tenham relatado que possuem estímulos para a aprendizagem, não há na empresa ações voltadas ao estímulo da criatividade e a inovação.DOI: 10.18226/23190639.v2n1.05 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2857 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2857/1751 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/2857/639 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 2, n. 1 (2014); 91-110 Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 2, n. 1 (2014); 91-110 2319-0639 reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
collection |
Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ucs.br || rbgi@ucs.br |
_version_ |
1797042264302682112 |