APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA RECAPADORA DE PNEUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanandrea, Gabriela
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Panosso, Oderson, Motta, Marta Elisete Ventura da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Gestão e Inovação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2857
Resumo: A aprendizagem organizacional se tornou um importante processo nas organizações, sendo considerada um meio de qualificação dos indivíduos, oportunizando desempenho superior. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos colaboradores acerca dos processos de aprendizagem na área de produção em uma empresa de recapagem de pneus. Para coleta de dados foi elaborado um questionário estruturado a partir de processos de aprendizagem em manufatura identificados por Haro (2008). Os resultados do estudo indicam que de um modo geral os entrevistados participam dos processos de manufatura que podem gerar aprendizagem e identificam que podem ser fontes de novos conhecimentos. Entretanto, verificou-se que apresentaram dificuldades em explanar a contribuição dessa aprendizagem em outras situações. Igualmente, embora tenham relatado que possuem estímulos para a aprendizagem, não há na empresa ações voltadas ao estímulo da criatividade e a inovação.DOI: 10.18226/23190639.v2n1.05
id UCS-1_cb81763252d35f34bee81c1d6d8758eb
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/2857
network_acronym_str UCS-1
network_name_str Revista Brasileira de Gestão e Inovação
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA RECAPADORA DE PNEUSAprendizagem Organizacional; Área de Produção; Processos de ManufaturaA aprendizagem organizacional se tornou um importante processo nas organizações, sendo considerada um meio de qualificação dos indivíduos, oportunizando desempenho superior. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos colaboradores acerca dos processos de aprendizagem na área de produção em uma empresa de recapagem de pneus. Para coleta de dados foi elaborado um questionário estruturado a partir de processos de aprendizagem em manufatura identificados por Haro (2008). Os resultados do estudo indicam que de um modo geral os entrevistados participam dos processos de manufatura que podem gerar aprendizagem e identificam que podem ser fontes de novos conhecimentos. Entretanto, verificou-se que apresentaram dificuldades em explanar a contribuição dessa aprendizagem em outras situações. Igualmente, embora tenham relatado que possuem estímulos para a aprendizagem, não há na empresa ações voltadas ao estímulo da criatividade e a inovação.DOI: 10.18226/23190639.v2n1.05Universidade de Caxias do Sul (UCS)Zanandrea, GabrielaPanosso, OdersonMotta, Marta Elisete Ventura da2014-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2857Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 2, n. 1 (2014); 91-110Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 2, n. 1 (2014); 91-1102319-0639reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2857/1751http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/2857/639info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-27T16:25:54Zoai:vkali30.ucs.br:article/2857Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/indexPRIhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/oairevistas@ucs.br || rbgi@ucs.br2319-06392319-0639opendoar:2018-01-27T16:25:54Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA RECAPADORA DE PNEUS
title APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA RECAPADORA DE PNEUS
spellingShingle APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA RECAPADORA DE PNEUS
Zanandrea, Gabriela
Aprendizagem Organizacional; Área de Produção; Processos de Manufatura
title_short APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA RECAPADORA DE PNEUS
title_full APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA RECAPADORA DE PNEUS
title_fullStr APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA RECAPADORA DE PNEUS
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA RECAPADORA DE PNEUS
title_sort APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA RECAPADORA DE PNEUS
author Zanandrea, Gabriela
author_facet Zanandrea, Gabriela
Panosso, Oderson
Motta, Marta Elisete Ventura da
author_role author
author2 Panosso, Oderson
Motta, Marta Elisete Ventura da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanandrea, Gabriela
Panosso, Oderson
Motta, Marta Elisete Ventura da
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Organizacional; Área de Produção; Processos de Manufatura
topic Aprendizagem Organizacional; Área de Produção; Processos de Manufatura
description A aprendizagem organizacional se tornou um importante processo nas organizações, sendo considerada um meio de qualificação dos indivíduos, oportunizando desempenho superior. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos colaboradores acerca dos processos de aprendizagem na área de produção em uma empresa de recapagem de pneus. Para coleta de dados foi elaborado um questionário estruturado a partir de processos de aprendizagem em manufatura identificados por Haro (2008). Os resultados do estudo indicam que de um modo geral os entrevistados participam dos processos de manufatura que podem gerar aprendizagem e identificam que podem ser fontes de novos conhecimentos. Entretanto, verificou-se que apresentaram dificuldades em explanar a contribuição dessa aprendizagem em outras situações. Igualmente, embora tenham relatado que possuem estímulos para a aprendizagem, não há na empresa ações voltadas ao estímulo da criatividade e a inovação.DOI: 10.18226/23190639.v2n1.05
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2857
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2857/1751
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/2857/639
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul (UCS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul (UCS)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 2, n. 1 (2014); 91-110
Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 2, n. 1 (2014); 91-110
2319-0639
reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista Brasileira de Gestão e Inovação
collection Revista Brasileira de Gestão e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br || rbgi@ucs.br
_version_ 1797042264302682112