Ensaio teórico sobre a OMC e as negociações internacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3356 |
Resumo: | Ao término da segunda guerra mundial os países passaram a adotar novas políticas de comércio internacional. A adoção de barreiras não-tarifárias começou a ser utilizada até por países adeptos do modelo liberal de comércio, com a função de administrar o sistema multilateral de comércio resultante da Rodada Uruguai (1986/93).Este ensaio teórico mostra as novas regras que balizam o comércio mundial, destacando os limites por elas colocados à definição das práticas comerciais nacionais e a importância das decisões políticas ao se adequarem sua retórica à nova realidade, faz-se uma breve reconstituição da evolução do sistema multilateral de comércio desde a criação do Acordo Geral de Tarifas e Comercio (General Agreement on Tariffs and Trade – GATT), em 1947, até a constituição da Organização Mundial do Comércio (OMC) em 1995; destaca as principais diferenças entre ambos, enfatiza a necessidade de os países em desenvolvimento abandonarem a postura defensiva que têm adotado com relação a certas questões e partirem para uma posição pró ativa e chama a atenção para o papel da OMC na nova ordem mundial. Da mesma forma, atenta as rodadas de negociações que culminaram para a criação da OMC; seu acordo constitutivo, os acordos correlatos e os princípios das práticas políticas econômicas restritivas tarifárias e não-tarifárias. Este estudo teórico também mostra a formação histórica do Sistema GATT-OMC, a estipulação de quotas para o comércio e a prática de dumping, as áreas de atuação da OMC, as práticas protecionistas e desleais no comércio internacional, as subvenções. DOI: 10.18226/23190639.v2n2.05 |
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Ensaio teórico sobre a OMC e as negociações internacionaisGESTÃO E INOVAÇÃOComércio internacional, Organização Mundial do Comércio, Barreiras ao Comércio internacional e Legislação AntidumpingAo término da segunda guerra mundial os países passaram a adotar novas políticas de comércio internacional. A adoção de barreiras não-tarifárias começou a ser utilizada até por países adeptos do modelo liberal de comércio, com a função de administrar o sistema multilateral de comércio resultante da Rodada Uruguai (1986/93).Este ensaio teórico mostra as novas regras que balizam o comércio mundial, destacando os limites por elas colocados à definição das práticas comerciais nacionais e a importância das decisões políticas ao se adequarem sua retórica à nova realidade, faz-se uma breve reconstituição da evolução do sistema multilateral de comércio desde a criação do Acordo Geral de Tarifas e Comercio (General Agreement on Tariffs and Trade – GATT), em 1947, até a constituição da Organização Mundial do Comércio (OMC) em 1995; destaca as principais diferenças entre ambos, enfatiza a necessidade de os países em desenvolvimento abandonarem a postura defensiva que têm adotado com relação a certas questões e partirem para uma posição pró ativa e chama a atenção para o papel da OMC na nova ordem mundial. Da mesma forma, atenta as rodadas de negociações que culminaram para a criação da OMC; seu acordo constitutivo, os acordos correlatos e os princípios das práticas políticas econômicas restritivas tarifárias e não-tarifárias. Este estudo teórico também mostra a formação histórica do Sistema GATT-OMC, a estipulação de quotas para o comércio e a prática de dumping, as áreas de atuação da OMC, as práticas protecionistas e desleais no comércio internacional, as subvenções. DOI: 10.18226/23190639.v2n2.05Universidade de Caxias do Sul (UCS)CAPES E CNPQFabris, Jonas PedroPrado, Junior LealZan, Fátima ReginaFabris, Stephanie RussoRusso, Suzana Leitão2015-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3356Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 2, n. 2 (2015); 108-120Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 2, n. 2 (2015); 108-1202319-0639reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3356/1949info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-27T16:29:51Zoai:vkali30.ucs.br:article/3356Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/indexPRIhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/oairevistas@ucs.br || rbgi@ucs.br2319-06392319-0639opendoar:2018-01-27T16:29:51Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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