FATORES ANTECEDENTES DA INTENÇÃO DE RECOMPRA DA MARCA DE UM SMARTPHONE | FACTORS THAT PRECEDE A SMARTPHONE BRAND REPURCHASE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Isabelle Menezes Dovera
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Andrade, Daniel Modenesi de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Gestão e Inovação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/7670
Resumo: Verificar os fatores que antecedem a recompra da marca de um smartphone é o objetivo deste artigo. Foi desenvolvido um modelo teórico que colocou a imagem social como elemento influenciador de recompra, assumindo a existência das relações entre design, qualidade percebida, popularidade da marca, norma subjetiva, preço percebido e auto congruência, tanto na intenção de recompra quanto na imagem social. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva, com corte transversal e dados primários. A coleta de dados deu-se por meio de formulários eletrônicos, e atingiu quantidade de 418 respondentes válidos, analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os resultados mostraram a existência da influência positiva das relações entre design, qualidade percebida, popularidade da marca e auto congruência na intenção de continuar comprando uma marca de smartphone. Em adicional, pôde-se evidenciar a influência positiva do design, norma subjetiva, preço percebido e auto congruência na imagem social dos usuários deste produto. Assim, pôde-se concluir que as experiências satisfatórias dos consumidores com as marcas de smartphone que oferecem popularidade, reconhecimento de autoimagem, qualidade e atrativos estéticos poderão influenciá-los a recomprar este produto. Evidenciou-se, ainda, que smartphones possivelmente representarão reputação social para o usuário por meio da beleza, luxo e congruências normativa e pessoal. DOI: 10.18226/23190639.v8n1.06 Isabelle Menezes Dovera Ribeiro, Fucape Business School (FUCAPE). Brasil.E-mail: isabelledovera@hotmail.com Daniel Modenesi de Andrade*, Fucape Business School (FUCAPE). Brasil.E-mail: danielmodenesi@fucape.br      Submetido: Agosto 2019Aceito: Novembro 2019*Contato para Correspondência
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