(Re)escrever a história (re)contar os fatos: a experiência em Diário da queda, de Michel Laub
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/8706 |
Resumo: | Este artigo analisa a tessitura da escrita do Diário da queda (2011), de Michel Laub, que articula o trabalho do narrador com a memória dos seus ascendentes. Eles, pai e avô, deixaram um diário/caderno como um legado. O narrador reinterpreta este legado, juntamente com a sua memória individual, passada e presente. Assim, age como um arqueólogo do seu passado (Benjamin) para extrair uma verdade, uma experiência (Erfahrung), esculpindo seu próprio futuro. A compreensão do espaço da topografia arqueológica (ao lado da experiência extraída da memória dos ascendentes) é analisada por meio dos conceitos de trauma, memória e pós-memória. Verificou-se no diário do narrador, assim, uma redenção da ruína das memórias como maneira de redimir o passado. |
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(Re)escrever a história (re)contar os fatos: a experiência em Diário da queda, de Michel LaubMichel Laub; Diário da queda; Memória; Pós-memória; Experiência.Este artigo analisa a tessitura da escrita do Diário da queda (2011), de Michel Laub, que articula o trabalho do narrador com a memória dos seus ascendentes. Eles, pai e avô, deixaram um diário/caderno como um legado. O narrador reinterpreta este legado, juntamente com a sua memória individual, passada e presente. Assim, age como um arqueólogo do seu passado (Benjamin) para extrair uma verdade, uma experiência (Erfahrung), esculpindo seu próprio futuro. A compreensão do espaço da topografia arqueológica (ao lado da experiência extraída da memória dos ascendentes) é analisada por meio dos conceitos de trauma, memória e pós-memória. Verificou-se no diário do narrador, assim, uma redenção da ruína das memórias como maneira de redimir o passado. ANTARES: Letras e HumanidadesO presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.Alves Borba, MilenaSparemberger, Alfeu2020-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/8706ANTARES: Letras e Humanidades; v. 12, n. 27 (2020); 61-841984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/8706/4349Direitos autorais 2020 Milena Alves Borba, Alfeu Sparembergerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-03T10:38:25Zoai:vkali30.ucs.br:article/8706Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2020-10-03T10:38:25Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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