Cancioneiro guasca: notas sobre identidade cultural regional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arendt (UCS), João Claudio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antares (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/299
Resumo: O presente ensaio examina a obra Cancioneiro guasca (1910), de João Simões Lopes Neto, com o intuito de entender os traços identitários regionais presentes na literatura oral sulriograndense. A análise centra-se nas composições lírico-amorosas, das quais emerge um conjunto de representações que remete a práticas culturais efetivadas em solo gaúcho, ao longo dos séculos XVIII e XIX. Destaca-se que o comportamento amoroso feminino, via de regra controlado pelo homem, associa-se a códigos de conduta bastante rígidos e exige da mulher uma reputação inabalável, ao mesmo tempo carregada de inocência, castidade e compromisso. Em contrapartida, o sujeito masculino adquire notoriedade social em função de suas aventuras amorosas.
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