A ironia em José Saramago: uma função dialógico-dialética
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/8653 |
Resumo: | Na Literatura, o uso do procedimento irônico coaduna-se a uma estratégia de compreensão e representação do mundo concreto, geralmente com efeitos humorísticos. No entanto, a ironia não é necessariamente restrita ao humor, reduzida ao riso descompromissado, ao contrário, pode constituir-se em importante expediente de crítica. Dessa forma, escapando ao índice reducionista, típico de determinadas posições estéticas do pós-modernismo, a ironia pode ocupar um locus de resistência e subversão dos valores monolíticos de dominação e exploração. Nesse sentido, a ironia na obra romanesca de José Saramago assume a marca de um procedimento literário que colabora para a efetivação de um conteúdo de crítica social, notadamente humanista e democrático, no interior do universo ficcional e em relação com a realidade concreta. Objetiva-se uma análise da forma da ironia saramaguiana, enquanto parte de um todo estruturado, e que funciona, pelo movimento dialógico e dialético, de maneira a desvelar as aparências, contribuindo decisivamente para efetivação do conteúdo axiológico das narrativas. |
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A ironia em José Saramago: uma função dialógico-dialéticaJosé Saramago; Ironia; Função dialógico-dialética.Na Literatura, o uso do procedimento irônico coaduna-se a uma estratégia de compreensão e representação do mundo concreto, geralmente com efeitos humorísticos. No entanto, a ironia não é necessariamente restrita ao humor, reduzida ao riso descompromissado, ao contrário, pode constituir-se em importante expediente de crítica. Dessa forma, escapando ao índice reducionista, típico de determinadas posições estéticas do pós-modernismo, a ironia pode ocupar um locus de resistência e subversão dos valores monolíticos de dominação e exploração. Nesse sentido, a ironia na obra romanesca de José Saramago assume a marca de um procedimento literário que colabora para a efetivação de um conteúdo de crítica social, notadamente humanista e democrático, no interior do universo ficcional e em relação com a realidade concreta. Objetiva-se uma análise da forma da ironia saramaguiana, enquanto parte de um todo estruturado, e que funciona, pelo movimento dialógico e dialético, de maneira a desvelar as aparências, contribuindo decisivamente para efetivação do conteúdo axiológico das narrativas.ANTARES: Letras e HumanidadesGarlet, Deivis JhonesZamberlan, Lucas da Cunha2020-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/8653ANTARES: Letras e Humanidades; v. 12, n. 27 (2020); 199-2131984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/8653/4356Direitos autorais 2020 Deivis Jhones Garlet, Lucas da Cunha Zamberlaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-03T10:38:25Zoai:vkali30.ucs.br:article/8653Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2020-10-03T10:38:25Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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