Roubando livros e roubando a cena: identidade, memória e diáspora judaicas no livro (2005) e no filme (2013) A menina que roubava livros
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7105 |
Resumo: | Literatura e cinema fomentam discussões cada vez mais instigantes, além de apresentarem relevância estética, ideológica, cultural e até mesmo comercial, uma vez que ambas movimentam mercados vorazes e as duas agregam a seus valores a faculdade de problematizar socialmente assuntos pertinentes ao homem. Quando tais artes se dialogam, as discussões de como se efetiva processo de adaptação entre as semioses e quais os resultados obtidos através da transposição são relevantes e instigantes. No presente trabalho, propomo-nos a analisar a obra literária A menina que roubava livros (2005), de Markus Zusak e sua homônima adaptação ao cinema (2013), dirigida por Brian Percival, em busca de desvendar, principalmente, como se deu o processo de adaptação e transposição da diáspora judaica em artes cujos campos limítrofes são, ao mesmo tempo, tão afins e tão particulares. |
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Roubando livros e roubando a cena: identidade, memória e diáspora judaicas no livro (2005) e no filme (2013) A menina que roubava livrosDiáspora; judeus; literatura; cinema; adaptação cinematográfica.Literatura e cinema fomentam discussões cada vez mais instigantes, além de apresentarem relevância estética, ideológica, cultural e até mesmo comercial, uma vez que ambas movimentam mercados vorazes e as duas agregam a seus valores a faculdade de problematizar socialmente assuntos pertinentes ao homem. Quando tais artes se dialogam, as discussões de como se efetiva processo de adaptação entre as semioses e quais os resultados obtidos através da transposição são relevantes e instigantes. No presente trabalho, propomo-nos a analisar a obra literária A menina que roubava livros (2005), de Markus Zusak e sua homônima adaptação ao cinema (2013), dirigida por Brian Percival, em busca de desvendar, principalmente, como se deu o processo de adaptação e transposição da diáspora judaica em artes cujos campos limítrofes são, ao mesmo tempo, tão afins e tão particulares.ANTARES: Letras e HumanidadesConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).Carrijo (UFG), Silvana Augusta BarbosaMartins (UFG), Lucas Silvério2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7105ANTARES: Letras e Humanidades; v. 11, n. 22 (2019); 178-2051984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7105/3824http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/7105/2555http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/7105/2556http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/7105/2557http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/7105/2558http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/7105/2559http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/7105/2560Direitos autorais 2019 Lucas Silvério Martins, Silvana Augusta Barbosa Carrijoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-23T08:23:45Zoai:vkali30.ucs.br:article/7105Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2019-12-23T08:23:45Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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