Análise decolonial das personagens femininas da obra Olhos d´água, de Conceição Evaristo
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7101 |
Resumo: | O objetivo do presente texto centra-se nas personagens femininas que integram a obra Olhos d´água (2016), de Conceição Evaristo bem como, na representação de corpos, que traduzem as expressões da necropolítica, termo cunhado pelo filósofo Achille Mbembe. Do silêncio à palavra, a autora observou-se com seus olhos femininos e traduziu suas vivências em prosa poética, como se tivesse contando-nos histórias que foram silenciadas pela história ao longo de muitos anos. A partir da análise decolonial das personagens femininas, será verificado como Conceição Evaristo fascina com uma escrita política e que dá voz a milhares de mulheres marginalizadas, que uma vez incorporando tessitura poética à ficção, suas crônicas apresentam uma galeria de mulheres que são, na verdade, uma só mulher. |
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Análise decolonial das personagens femininas da obra Olhos d´água, de Conceição EvaristoFeminino; periferia; necropolítica; decolonialidade.O objetivo do presente texto centra-se nas personagens femininas que integram a obra Olhos d´água (2016), de Conceição Evaristo bem como, na representação de corpos, que traduzem as expressões da necropolítica, termo cunhado pelo filósofo Achille Mbembe. Do silêncio à palavra, a autora observou-se com seus olhos femininos e traduziu suas vivências em prosa poética, como se tivesse contando-nos histórias que foram silenciadas pela história ao longo de muitos anos. A partir da análise decolonial das personagens femininas, será verificado como Conceição Evaristo fascina com uma escrita política e que dá voz a milhares de mulheres marginalizadas, que uma vez incorporando tessitura poética à ficção, suas crônicas apresentam uma galeria de mulheres que são, na verdade, uma só mulher.ANTARES: Letras e HumanidadesPereira (UFRJ), Humberto GomesLisboa (UFOP), Natália de Souza2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7101ANTARES: Letras e Humanidades; v. 11, n. 22 (2019); 159-1771984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7101/3808Direitos autorais 2019 Humberto Gomes Pereira, Natália de Souza Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-23T08:23:45Zoai:vkali30.ucs.br:article/7101Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2019-12-23T08:23:45Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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