Os novos realismos nas vozes narrativas de Outros Cantos, de Maria Valéria Rezende, e A hora da estrela, de Clarice Lispector
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/5304 |
Resumo: | Este artigo visa estabelecer relações entre as vozes narrativas e as protagonistas dEste artigo visa estabelecer relações entre as vozes narrativas e as protagonistas das obras Outros cantos (2016), de Maria Valéria Rezende, e A hora da estrela (1998), de Clarice Lispector, romances de literatura brasileira contemporânea. Em um primeiro momento, é contraposta a voz narrativa memorialística em primeira pessoa da protagonista Maria de Outros cantos em relação à voz narrativa, recorrentemente metaficcional, em terceira pessoa, de Rodrigo S. M., sobre a vida de Macabéa, protagonista de A hora da estrela. Em seguida, é evidenciado como tais obras configuram novos realismos na literatura brasileira contemporânea, e como eles se diferenciam do tradicional Realismo representativo. Para isso, esta análise é embasada teórica e criticamente em Tânia Cristina Souza Borges (2014), Jeanne Marie Gagnebin (2006) e Karl Erik Schøllhammer (2011, 2012). |
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Os novos realismos nas vozes narrativas de Outros Cantos, de Maria Valéria Rezende, e A hora da estrela, de Clarice LispectorOutros cantos; A hora da estrela; narrativa; novos realismos; memória.Este artigo visa estabelecer relações entre as vozes narrativas e as protagonistas dEste artigo visa estabelecer relações entre as vozes narrativas e as protagonistas das obras Outros cantos (2016), de Maria Valéria Rezende, e A hora da estrela (1998), de Clarice Lispector, romances de literatura brasileira contemporânea. Em um primeiro momento, é contraposta a voz narrativa memorialística em primeira pessoa da protagonista Maria de Outros cantos em relação à voz narrativa, recorrentemente metaficcional, em terceira pessoa, de Rodrigo S. M., sobre a vida de Macabéa, protagonista de A hora da estrela. Em seguida, é evidenciado como tais obras configuram novos realismos na literatura brasileira contemporânea, e como eles se diferenciam do tradicional Realismo representativo. Para isso, esta análise é embasada teórica e criticamente em Tânia Cristina Souza Borges (2014), Jeanne Marie Gagnebin (2006) e Karl Erik Schøllhammer (2011, 2012).ANTARES: Letras e HumanidadesGrieco (UFG), FrédéricFonseca (UFG), Pedro Carlos Louzada2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/5304ANTARES: Letras e Humanidades; v. 9, n. 18 (2017); 127-1361984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/5304/3141Direitos autorais 2017 ANTARES: Letras e Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-23T11:23:18Zoai:vkali30.ucs.br:article/5304Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2017-12-23T11:23:18Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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