Para reler Panis et circensis à luz de uma outra herança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim, Luciana Abreu
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antares (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/8776
Resumo: O ensaio pretende incluir uma herança heterogênea às fontes habitualmente relacionadas ao poema-manifesto “Panis et circensis”,  de Caetano Veloso e Gilberto Gil, lançado no álbum Tropicália ou Panis et circensis, no ano de 1968. Para tanto, retomo a infuência de Oswald de Andrade sobre o sintagma “sala de jantar”, percorrendo marcas da metáfora do gosto e aspectos de sua Antropofagia no Manifesto Paul Brasil e no Manifesto Antropófago. Nesse sentido, a minha intenção é a de promover um deslocamento do imperativo marcadamente visual, relacionado à herança dos poetas concretistas (Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari), para marcar a presença da contribuição de Clarice Lispector nessa releitura contemporânea da composição tropicalista. A poética de Clarice Lispector, cuja ampla recepção na atualidade a inclui na categoria dos intérpretes do Brasil, ao lado de Caetano Veloso, pavimenta o caminho para o estudo das metáforas do gosto.
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