Pela estrada das "Odes Mínimas", de Hilda Hilst
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/2843 |
Resumo: | Este artigo é parte da tese de doutorado A Obscena Senhora Morte: Odes Mínimas dos Processos Criativos de Hilda Hilst defendida em 2003 na FFLCH-USP com apoio financeiro da FAPESP. O artigo apresenta um estudo da obra Da Morte. Odes Mínimas e de seus manuscritos, além de propor um voo rápido pela trajetória poética de Hilda Hilst, passando pela recepção de seus primeiros livros pela crítica. Ao estudar a criação de um poema via manuscritos, ou tendo uma visão geral da sua obra (de 1950 a 1995), nota-se que, partindo de estruturas paralelas simples, são criadas estruturas complexas e ao mesmo tempo existe uma maior densidade dos temas tratados, o que se justifica pela experiência cada vez maior do exercício de escritura. Hilda Hilst renova a linguagem pela complexidade da estrutura e do arranjo das palavras, procedimento que a escritora conquista aos poucos. Na Bibliografia, apresentamos todas as obras hilstianas (exceto as Obras Reunidas), a fim de que o leitor visualize sua trajetória como poeta, dramaturga, ficcionista e cronista. |
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Pela estrada das "Odes Mínimas", de Hilda HilstEste artigo é parte da tese de doutorado A Obscena Senhora Morte: Odes Mínimas dos Processos Criativos de Hilda Hilst defendida em 2003 na FFLCH-USP com apoio financeiro da FAPESP. O artigo apresenta um estudo da obra Da Morte. Odes Mínimas e de seus manuscritos, além de propor um voo rápido pela trajetória poética de Hilda Hilst, passando pela recepção de seus primeiros livros pela crítica. Ao estudar a criação de um poema via manuscritos, ou tendo uma visão geral da sua obra (de 1950 a 1995), nota-se que, partindo de estruturas paralelas simples, são criadas estruturas complexas e ao mesmo tempo existe uma maior densidade dos temas tratados, o que se justifica pela experiência cada vez maior do exercício de escritura. Hilda Hilst renova a linguagem pela complexidade da estrutura e do arranjo das palavras, procedimento que a escritora conquista aos poucos. Na Bibliografia, apresentamos todas as obras hilstianas (exceto as Obras Reunidas), a fim de que o leitor visualize sua trajetória como poeta, dramaturga, ficcionista e cronista.ANTARES: Letras e HumanidadesGrando (UNILA), Cristiane2014-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/2843ANTARES: Letras e Humanidades; v. 6, n. 11 (2014); 04-151984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/2843/1657info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-23T08:37:08Zoai:vkali30.ucs.br:article/2843Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2019-12-23T08:37:08Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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