A evidência da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suttana (UFGD), Renato Nésio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antares (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6366
Resumo: A premissa inicial deste trabalho é a noção de que a pergunta pelo ser da literatura não perdeu a sua atualidade. Para as elaborações da crítica e para o seu esforço de manter a coerência interna de um discurso próprio, pode-se dizer que as perguntas que dirige à literatura implicam uma indagação sobre esse ser. Assim, a literatura se mantém diante da crítica, mesmo que isso não signifique dizer que precise ser afirmada por esta ou pela cultura como um objeto de disputas para existir como tal. Quanto a isso, diremos que, qualquer que seja o caso, tudo o mais dependerá ou decorrerá de que essa afirmação se mantenha. Recortando, esclarecendo, buscando um modo sempre mais justo de reconhecer o objeto, de patenteá-lo e de dá-lo a ver no âmbito da cultura, é como se a crítica tivesse também, a cada vez, de suspender o projeto e desistir do empreendimento, tal como se esse objeto recuasse diante das tentativas de alcançá-lo, de vê-lo como uma coisa que se tem à mão e que pertence ao agora. Entretanto, no ensaio, buscamos mostrar que, para a literatura, o caminho que a crítica ou a história literária seguem na sua perquirição converge para aquela evidência, e essa evidência é uma afirmação.
id UCS-2_827c2385fe23063b882470321bc95dd5
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/6366
network_acronym_str UCS-2
network_name_str Antares (Caxias do Sul)
repository_id_str
spelling A evidência da literaturaliteratura; interpretação; sentido; crítica literária; conceito de literatura.A premissa inicial deste trabalho é a noção de que a pergunta pelo ser da literatura não perdeu a sua atualidade. Para as elaborações da crítica e para o seu esforço de manter a coerência interna de um discurso próprio, pode-se dizer que as perguntas que dirige à literatura implicam uma indagação sobre esse ser. Assim, a literatura se mantém diante da crítica, mesmo que isso não signifique dizer que precise ser afirmada por esta ou pela cultura como um objeto de disputas para existir como tal. Quanto a isso, diremos que, qualquer que seja o caso, tudo o mais dependerá ou decorrerá de que essa afirmação se mantenha. Recortando, esclarecendo, buscando um modo sempre mais justo de reconhecer o objeto, de patenteá-lo e de dá-lo a ver no âmbito da cultura, é como se a crítica tivesse também, a cada vez, de suspender o projeto e desistir do empreendimento, tal como se esse objeto recuasse diante das tentativas de alcançá-lo, de vê-lo como uma coisa que se tem à mão e que pertence ao agora. Entretanto, no ensaio, buscamos mostrar que, para a literatura, o caminho que a crítica ou a história literária seguem na sua perquirição converge para aquela evidência, e essa evidência é uma afirmação.ANTARES: Letras e HumanidadesSuttana (UFGD), Renato Nésio2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6366ANTARES: Letras e Humanidades; v. 10, n. 21 (2018); 154-1701984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6366/3570Direitos autorais 2018 Renato Nésio Suttanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-23T08:32:37Zoai:vkali30.ucs.br:article/6366Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2019-12-23T08:32:37Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A evidência da literatura
title A evidência da literatura
spellingShingle A evidência da literatura
Suttana (UFGD), Renato Nésio
literatura; interpretação; sentido; crítica literária; conceito de literatura.
title_short A evidência da literatura
title_full A evidência da literatura
title_fullStr A evidência da literatura
title_full_unstemmed A evidência da literatura
title_sort A evidência da literatura
author Suttana (UFGD), Renato Nésio
author_facet Suttana (UFGD), Renato Nésio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Suttana (UFGD), Renato Nésio
dc.subject.por.fl_str_mv literatura; interpretação; sentido; crítica literária; conceito de literatura.
topic literatura; interpretação; sentido; crítica literária; conceito de literatura.
description A premissa inicial deste trabalho é a noção de que a pergunta pelo ser da literatura não perdeu a sua atualidade. Para as elaborações da crítica e para o seu esforço de manter a coerência interna de um discurso próprio, pode-se dizer que as perguntas que dirige à literatura implicam uma indagação sobre esse ser. Assim, a literatura se mantém diante da crítica, mesmo que isso não signifique dizer que precise ser afirmada por esta ou pela cultura como um objeto de disputas para existir como tal. Quanto a isso, diremos que, qualquer que seja o caso, tudo o mais dependerá ou decorrerá de que essa afirmação se mantenha. Recortando, esclarecendo, buscando um modo sempre mais justo de reconhecer o objeto, de patenteá-lo e de dá-lo a ver no âmbito da cultura, é como se a crítica tivesse também, a cada vez, de suspender o projeto e desistir do empreendimento, tal como se esse objeto recuasse diante das tentativas de alcançá-lo, de vê-lo como uma coisa que se tem à mão e que pertence ao agora. Entretanto, no ensaio, buscamos mostrar que, para a literatura, o caminho que a crítica ou a história literária seguem na sua perquirição converge para aquela evidência, e essa evidência é uma afirmação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6366
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6366/3570
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Renato Nésio Suttana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Renato Nésio Suttana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades; v. 10, n. 21 (2018); 154-170
1984-4921
reponame:Antares (Caxias do Sul)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Antares (Caxias do Sul)
collection Antares (Caxias do Sul)
repository.name.fl_str_mv Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br
_version_ 1750315218040258560