O teatro de Clarice: entre traumas e memórias sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/5549 |
Resumo: | Clarice Lispector foi, por muito tempo, condenada por, aparentemente, não dar uma “função social” à sua literatura. Coube aos dedicados estudos sobre suas obras demonstrar ao mundo que a escritora brasileira foi uma das mais sensíveis às questões sociais de várias ordens. O feminino tem sido apontado como a maior causa social de Clarice. Este artigo, pensando nisso, pretende demonstrar que sua única dramaturgia (“A pecadora queimada e os anjos harmoniosos”) não foge à regra. O objetivo aqui proposto é estudar a vertente social do teatro clariceano, analisando o caráter memorialístico e traumático relacionado aos contextos sociais retratados no texto em tela. Percebe-se que a dramaturgia de Lispector instrumentaliza as personagens com a finalidade de denunciar determinada sociedade, em suas esferas pública e privada, fincada em seus moldes patriarcais. |
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O teatro de Clarice: entre traumas e memórias sociaisLiteratura. Dramaturgia. Clarice Lispector. Feminino.Clarice Lispector foi, por muito tempo, condenada por, aparentemente, não dar uma “função social” à sua literatura. Coube aos dedicados estudos sobre suas obras demonstrar ao mundo que a escritora brasileira foi uma das mais sensíveis às questões sociais de várias ordens. O feminino tem sido apontado como a maior causa social de Clarice. Este artigo, pensando nisso, pretende demonstrar que sua única dramaturgia (“A pecadora queimada e os anjos harmoniosos”) não foge à regra. O objetivo aqui proposto é estudar a vertente social do teatro clariceano, analisando o caráter memorialístico e traumático relacionado aos contextos sociais retratados no texto em tela. Percebe-se que a dramaturgia de Lispector instrumentaliza as personagens com a finalidade de denunciar determinada sociedade, em suas esferas pública e privada, fincada em seus moldes patriarcais.ANTARES: Letras e HumanidadesMenezes (UFMS), Alana Regina Sousa2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/5549ANTARES: Letras e Humanidades; v. 9, n. 18 (2017); 04-211984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/5549/3134Direitos autorais 2017 ANTARES: Letras e Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-23T11:23:18Zoai:vkali30.ucs.br:article/5549Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2017-12-23T11:23:18Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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