Aos diabos com os quadrinhos: uma leitura filosófica de John Constantine/Hellblazer
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10894 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar – em diálogo com a hermenêutica de H-G. Gadamer – a relação entre existência humana e poderes demoníacos, tal como representada na história em quadrinhos (HQ) John Constantine/Hellblazer da DC Comics. Nos dois primeiros volumes da série intitulada “Infernal”, o mago John Constantine representa, por hipótese, profundas narrativas das ambiguidades da existência humana. Nas representações que a HQ produz sobre a religião, valores como solidariedade e esperança, mas, também, mentiras e astúcias, criam um campo de dilemas para lidar com afinitude da existência e sua transcendência. Se os humanos criam seus mundos religiosos à sua imagem e semelhança, eis o problema: possuem as artimanhas narradas em Hellblazer o protagonismo não somente dos diabos, mas do próprio Constantine como referencial do que significa humano? |
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Aos diabos com os quadrinhos: uma leitura filosófica de John Constantine/HellblazerHistórias em Quadrinhos; John Constantine (Hellblazer); Hermenêutica (Filosofia); Religião (Cultura)O objetivo deste artigo é analisar – em diálogo com a hermenêutica de H-G. Gadamer – a relação entre existência humana e poderes demoníacos, tal como representada na história em quadrinhos (HQ) John Constantine/Hellblazer da DC Comics. Nos dois primeiros volumes da série intitulada “Infernal”, o mago John Constantine representa, por hipótese, profundas narrativas das ambiguidades da existência humana. Nas representações que a HQ produz sobre a religião, valores como solidariedade e esperança, mas, também, mentiras e astúcias, criam um campo de dilemas para lidar com afinitude da existência e sua transcendência. Se os humanos criam seus mundos religiosos à sua imagem e semelhança, eis o problema: possuem as artimanhas narradas em Hellblazer o protagonismo não somente dos diabos, mas do próprio Constantine como referencial do que significa humano?ANTARES: Letras e HumanidadesReis, Gustavo Soldati2022-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10894ANTARES: Letras e Humanidades; v. 14, n. 33 (2022); 13-441984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10894/5285http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/10894/3937Direitos autorais 2022 Gustavo Soldati Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-19T17:22:54Zoai:vkali30.ucs.br:article/10894Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2022-10-19T17:22:54Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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