Utopia literária, ficção e a possibilidade do imaginário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suttana (UFGD), Renato Nésio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antares (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/4977
Resumo: Nos estudos literários, o emprego do termo ficção implica, em geral, um movimento que a literatura faz para fora da realidade sensível ou cotidiana, cuja apreensão pela sensibilidade sustenta o conceito da verossimilhança proposto por Aristóteles. A ficção se descola da realidade e a deixa entregue a si mesma, retornando a ela, em seguida, com um poder de expressão e expansão acrescentado. A noção de utopia literária, desenvolvida por Norbert Elias num de seus estudos, oferece elementos que permitem aproximar esse movimento do imaginário e a ideia da figuração proposta pelo sociólogo em suas teorias. A utopia, expressa literariamente, coincide com esse momento em que o imaginário, abandonando a realidade sensível, biológica ou socialmente determinada, se põe em questão como linguagem do mundo e abre caminho para o advento do novo e do desconhecido. Este trabalho tem por objetivo investigar mais detalhadamente a noção de utopia literária, em sua relação com o conceito de figuração social, desenvolvida por Elias, buscando aproximá-la da ideia de ficção, de modo a compreender melhor as relações da obra literária com a história e, a seu tempo, do imaginário com as configurações sociais.
id UCS-2_deb0bdf7a28f5032bae48b1b4b43ff07
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/4977
network_acronym_str UCS-2
network_name_str Antares (Caxias do Sul)
repository_id_str
spelling Utopia literária, ficção e a possibilidade do imaginárioficção; utopia; crítica sociológica; imaginário; Norbert EliasNos estudos literários, o emprego do termo ficção implica, em geral, um movimento que a literatura faz para fora da realidade sensível ou cotidiana, cuja apreensão pela sensibilidade sustenta o conceito da verossimilhança proposto por Aristóteles. A ficção se descola da realidade e a deixa entregue a si mesma, retornando a ela, em seguida, com um poder de expressão e expansão acrescentado. A noção de utopia literária, desenvolvida por Norbert Elias num de seus estudos, oferece elementos que permitem aproximar esse movimento do imaginário e a ideia da figuração proposta pelo sociólogo em suas teorias. A utopia, expressa literariamente, coincide com esse momento em que o imaginário, abandonando a realidade sensível, biológica ou socialmente determinada, se põe em questão como linguagem do mundo e abre caminho para o advento do novo e do desconhecido. Este trabalho tem por objetivo investigar mais detalhadamente a noção de utopia literária, em sua relação com o conceito de figuração social, desenvolvida por Elias, buscando aproximá-la da ideia de ficção, de modo a compreender melhor as relações da obra literária com a história e, a seu tempo, do imaginário com as configurações sociais.ANTARES: Letras e HumanidadesSuttana (UFGD), Renato Nésio2017-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/4977ANTARES: Letras e Humanidades; v. 9, n. 17 (2017); 155-1741984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/4977/3004Direitos autorais 2017 ANTARES: Letras e Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-04T18:41:04Zoai:vkali30.ucs.br:article/4977Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2017-09-04T18:41:04Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Utopia literária, ficção e a possibilidade do imaginário
title Utopia literária, ficção e a possibilidade do imaginário
spellingShingle Utopia literária, ficção e a possibilidade do imaginário
Suttana (UFGD), Renato Nésio
ficção; utopia; crítica sociológica; imaginário; Norbert Elias
title_short Utopia literária, ficção e a possibilidade do imaginário
title_full Utopia literária, ficção e a possibilidade do imaginário
title_fullStr Utopia literária, ficção e a possibilidade do imaginário
title_full_unstemmed Utopia literária, ficção e a possibilidade do imaginário
title_sort Utopia literária, ficção e a possibilidade do imaginário
author Suttana (UFGD), Renato Nésio
author_facet Suttana (UFGD), Renato Nésio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Suttana (UFGD), Renato Nésio
dc.subject.por.fl_str_mv ficção; utopia; crítica sociológica; imaginário; Norbert Elias
topic ficção; utopia; crítica sociológica; imaginário; Norbert Elias
description Nos estudos literários, o emprego do termo ficção implica, em geral, um movimento que a literatura faz para fora da realidade sensível ou cotidiana, cuja apreensão pela sensibilidade sustenta o conceito da verossimilhança proposto por Aristóteles. A ficção se descola da realidade e a deixa entregue a si mesma, retornando a ela, em seguida, com um poder de expressão e expansão acrescentado. A noção de utopia literária, desenvolvida por Norbert Elias num de seus estudos, oferece elementos que permitem aproximar esse movimento do imaginário e a ideia da figuração proposta pelo sociólogo em suas teorias. A utopia, expressa literariamente, coincide com esse momento em que o imaginário, abandonando a realidade sensível, biológica ou socialmente determinada, se põe em questão como linguagem do mundo e abre caminho para o advento do novo e do desconhecido. Este trabalho tem por objetivo investigar mais detalhadamente a noção de utopia literária, em sua relação com o conceito de figuração social, desenvolvida por Elias, buscando aproximá-la da ideia de ficção, de modo a compreender melhor as relações da obra literária com a história e, a seu tempo, do imaginário com as configurações sociais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/4977
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/4977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/4977/3004
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 ANTARES: Letras e Humanidades
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 ANTARES: Letras e Humanidades
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades; v. 9, n. 17 (2017); 155-174
1984-4921
reponame:Antares (Caxias do Sul)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Antares (Caxias do Sul)
collection Antares (Caxias do Sul)
repository.name.fl_str_mv Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br
_version_ 1750315218090590208